Google+
5

Não pode!

Posted by Thais Roland on segunda-feira, novembro 23, 2009 in , ,
É, pessoas... hoje o post é especial pro meu amigo Tuon.

Ele está muito chateado porque não consegue mais acessar o Coisa do trabalho. Alguém resolveu que o Coisa de Meninos Nada não é um blog educativo e bloqueou ele no Proxy...

Bom... não consigo lembrar se já falei sobre isso por aqui, mas... lá vai...

Sou muito fã de WebSense. Acho uma ferramenta impressionante pra fazer restrição de acessos! Também trabalhei um tempo com servidores Linux e cheguei a configurar Squids pra fazer alguns bloqueios baseados em palavras-chave... Isso sem contar os anos que dei aula de como fazer isso no Senac.

Mas quer saber? Acho que proibir é uma bobagem. No final das contas é bem provável que você esteja fazendo mais mal do que bem pra sua rede quando implementa uma solução deste tipo.

Como assim?

Seres humanos são criaturas determinadas. Quando querem alguma coisa fazer o que for para conseguir. Isso inclui.... procurar programinhas maliciosos na Internet para furar o bloqueio do Proxy.

A maior parte destes programas são muito ruins pra rede. Abrem brechas mais perigosas do que as que os sites bloqueados inicialmente abririam. E aí... se o administrador de rede não pensa nisso... Adios Rede!

Aí você me diz: "Ah... mas só quem entende de informática consegue fazer essas coisas...".

Nada disso, meu caro leitor. Dependendo do desespero do indivíduo pra verificar seus recados no Orkut, até a pessoa mais imbecil no computador consegue abrir o site do Google e procurar essas saídas. Vai achar um milhão de possibilidades e começar a tentar... Se der muita sorte, vai conseguir na primeira, senão, a cada tentativa um punhadinho de coisas ruins entram na rede...

Isso tudo quer dizer que, no final das contas, é muito melhor instruir os usuários da rede do que proibí-los de fazer alguma coisa. Se o usuário souber que ele pode acessar qualquer coisa, mas que tudo o que ele acessa é registrado é mais do que o suficiente pra inibir comportamentos impróprios na Internet. E poupa a paranóia com os vírus todos que o usuário iria baixar tentando burlar a política de segurança.

A verdade é que a tendência é justamente o contrário. Cada vez mais, empresas estão se dando conta de que deixar o funcionário usar a Internet "como bem entender" é mais produtivo do que restringir. O "como bem entender" vem entre aspas porque também não é a mesma coisa de acessar a Internet de casa... As restrições ainda existem, mas com uma outra ênfase.

Até as redes sociais são liberadas e até encorajadas até certo ponto. Comunidades no Facebook para estudos (como a Telsinc faz), perfis no Twitter com novidades da empresa, blogs colaborativos dos funcionários.... Isso sim é o uso inteligente do que a Internet pode oferecer.

Por isso, pessoas que administram a rede de onde o Tuon trabalha, revejam seus conceitos! Sigam as tendências e libertem-se das correntes do conservadorismo. (falei bonito agora, hein! hehehe)

E pra terminar... alguma coisa pra animar o Tuon, que prefere ter o carro invisível ao Peugeot. :)



Beijocas, povo!

5 Comments


Aqui no trabalho não tem nada restrito, com exceção de sites pornográficos (que acho certo, pois evita constrangimentos).

Mas sabe por que esse lance de deixar tudo liberado não funciona? Pois somos brasileiros!

Só no Brasil isso deve acontecer! Do mesmo motivo do home office, o brasileiro abusa da boa vontade lhe dada, e isso acaba, de certa maneira, interferindo no trabalho.

Por isso, eles acham melhor bloquear do que deixar o cara ficar na vadiagem malemolente...

Pra quem acha que ter a internet liberada não afeta o trabalho, experimenta usar uma ferramente de time tracking, tipo o "Rescue Time". Me assustei na primeira semana de uso, que mostrou que realmente, focado no trabalho, estou só cerca de 1/5 do tempo que fico no escritório! O resto resume-se em sites de relacionamento, notícias, e até uma "escapadinha" no PicasaWeb pra ver uma foto, acabou gastando 4 minutos do tempo pra ver as outras fotos...

Cuidado se um dia forem reinvidicar internet livre, que seus chefes não conheçam essas ferramentas de time tracking....


É aquele velha máxima, o proibido é sempre tão interessante, rsrs.
Ah, eu também prefiro o carro invisível, sou completamente apaixonada pelo meu, verdade, eu juro.
Bjinhos ;)


Concordo.
Ainda mais que voces geeks adm de redes sabem que se pra quem nao entende é possivel,pra quem entende eh muito facil burlar um firewall proxy ou o que seja.
bjo


Oi Tha!!!

Aqui na empresa eu adoto a politica também de "tudo liberado com exceção de algumas coisas" no lugar do "tudo fechado e liberado algumas coisas"...

Primeiro pq para se ter tudo fechado vc precisa de uma equipe para ficar atendendo a solicitações de usuários para liberar isso e aquilo...vira um inferno...e outra pra tb não estimular os caras a ficarem buscando na net ferramentas para burlar isso e aquilo e como vc disse acabar abrindo brechas para coisas mais perigosas até!!!

Eu acho e aqui trabalho dessa forma: a empresa precisa ter uma politica bem consolidada, conhecida e assinada por todos sobre as regras de uso, assim vc passa a responsabilidade para o funcionário...o cara sabe que se for pego fazendo mal uso vai ter responder por isso e ponto final!!!
Se não vira uma brincadeira de gato e rato...

Bjs


Pois é, Paulo... isso não acontece só no Brasil não... em todo lugar é assim. A verdade é que nossos horários de trabalho não condizem com a realidade. É realmente difícil trabalhar 9 horas por dia... mesmo que o cara não tenha internet, vai achar um jeito de ficar ocioso grande parte do tempo do mesmo jeito... são raros os casos (como eu e vc, provavelmente) que trabalham de verdade o tempo todo, inclusive em home office...

No final das contas, não parece que é a política de segurança que precisa ser revista........ enfim.. não vou entrar nesse assunto.. hehehe

Bela, como tudo que é proibido é mais interessante... é também mais perigoso.. hehehe... por isso que eu acho que tem que deixar.. fica mais fácil de controlar assim do que ficar perseguindo aqueles que tentam fazer escondido... ;)

Sr. Anônimo... não sei o que vc quis dizer com "voces geeks"... eauheuahe.. eu nao sou nem um pouco geek... ehauehauheuaheua

Jane, é isso mesmo que eu quis dizer... Dá muito mais trabalho ficar resolvendo infrações de segurança do que passar a responsabilidade pro funcionário como vc colocou muito bem!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.