Google+
2

Mais de carros

Posted by Thais Roland on terça-feira, março 17, 2009 in
Carburador

O carburador é uma peça mecânica do carro responsável pela alimentação do motor. Nele é misturado o ar com o combustível para gerar a explosão que faz o carro funcionar.

Se você for muito novinho, talvez nunca tenha visto, mas se já tem lá seus 20 e tantos anos deve, com certeza, ter tido na família alguém que já teve um fusquinha (isso se não tem até hoje, como é o meu caso... meu pai ainda tem o Fuka dele guardadinho na garagem...) e, neste caso, com toda certeza já teve a oportunidade de ver o super motor do fusquinha. Portanto... a imagem abaixo deverá parecer muito familiar... Eis que vos mostro... um carburador de Fusca 1970:


Nos carros novos você não vai mais encontrar o carburador. Ele foi substituido por um sistema de injeção eletrônica que, como o nome sugere, injeta eletronicamente o combustível para a explosão. O sistema é muito mais preciso e, por isso, muito mais econômico, porém, precisa de manutenção especializada, diferente do carburador, que o próprio dono do fusquinha arruma quando dá problema. E TODO dono de fusca faz a própria manutenção... Nem que seja pra resolver o problema colocando um anelzinho de lata de Coca-Cola no lugar da peça original como "solução de contorno" que acaba virando definitiva... hehehe

Bom... não é o sistema todo, mas esse aí embaixo é um injetor de combustível de um sistema eletrônico do tipo multiponto indireto. O que significa o multiponto indireto fica pra um próximo post... ;)


Pra que serve esse post? Bom... se você levar o seu super Eco Sport num mecânico não autorizado e ele te disse que o problema é no carburador, você já pode enfiar a mão na cara dele e tirar o seu carro de lá rapidinho... ;)

Até a próxima!

2 Comments


Oi Tha,

Meu primeiro carro, um santana vc lembra?
Lindo, lindo...mas o que me tirava o sono e o dinheiro claro era o tal do carburador...Como era movido a álcool o carburador já estava corroído...Muito legal o posto viu?
Bjao


Eu ainda gosto de carburadores pela facilidade em fazer reparos com ferramentas simples. Hoje com a injeção eletrônica fica mais fácil diagnosticar as falhas quando se tem o scanner (ou se tiver paciência e tempo de desmontar o módulo ficar testando tudo com um multímetro) e tem uma maior adaptabilidade às condições de temperatura ambiente e pressão atmosférica, mas os carburadores ainda tem valor pela simplicidade...

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.