Google+
22

Fretado no more...

Posted by Thais Roland on sexta-feira, julho 03, 2009 in ,
Não... desculpem, mas agora já é demais... Eu não ia falar nada sobre essa história dos ônibus fretados, mas o mundo me provoca...

Pra quem não é de São Paulo, o lance é o seguinte: o Sr. Kassab (nosso prefeito) decidiu proibir a circulação dos ônibus fretados no centrão da cidade. Eles podem chegar até um ponto (alguns terminais de ônibus, estações de metrô e talz) mas não vão mais poder circular aqui no centro mesmo.

Fiquei sabendo da coisa toda porque alguns deles começaram a andar com uma faixa enorme na lateral dizendo que cada fretado tira 20 carros da rua e talz... uns bagulhos assim...

Quando comentei com meu marido, disse das faixas e talz, falei que achava ridículo e dei risada... aí ele falou uma coisa certíssima... Ele disse que concordava mesmo com a proibição porque os caras não respeitam nada... Param em qualquer lugar, não respeitam faixa de ônibus, nem de pedestres, entram em qualquer lugar de qualquer jeito, dirigem com fones de ouvido, fecham os outros ônibus, e os carros (e ainda xingam!)... enfim... só atrapalham ainda mais o trânsito que já é caótico!

Concordo plenamente... nem tinha pensado nessas coisas todas, mas acho que já estavam no meu subconciente porque, quando ele falou, eu concordei com tudo! E, de qualquer forma, já tinha achado certo mesmo logo que vi a faixa no ônibus... Depois disso, parece que os fretados começaram a atrapalhar mais ainda!!! (ou foi só eu que comecei a reparar mais). Tem um que para no meio do acesso da Marginal à Ponte da Casa Verde de manhã... NO MEIO!!! Sem a menor preocupação... para e pronto...

Bom... mas enfim... eu não ia mesmo comentar nada... mas depois dos lances das faixas, todo mundo começou a comentar sobre o assunto e ficavam loucos quando eu dizia que concordava com o Kassab (a mesma coisa tava acontecendo com o meu marido)... Hoje de manhã, no caminho pro trabalho, vimos um carro com uma folha de sulfite grudada no vidro dizendo "Graças ao Kassab, em vez de ir pro trabalho de fretado tô indo de carro." ou alguma coisa do tipo... Ah, meu... me poupe!!! Pega o fretado até o metro e vai de metro então... vem agora me fazer drama porque vai ter que pegar dois ônibus, ou um ônibus e o metro... Quanta gente faz isso todo dia e não morre...

Mas o pior mesmo foi a DM que eu recebi agora a pouco pelo Twitter... uma pessoa que andou lendo meus posts falando sobre o trânsito em Sampa e talz e me mandou uma DM dizendo que eu precisava falar "dessa proibição absurda do Kassab", que "o Kassab é um louco" e sei lá mais o que... Amiguinho, me desculpe, mas o Kassab é uma das poucas coisas que a gente tem de bom ainda aqui em Sampa! Que tá dando um jeito nas coisas! AINDA BEM QUE O CARA É MALUCO! Assim ele decide fazer as coisas, FAZ e pronto!!! O lance das placas dos estabelecimentos comerciais foi ótimo.... Esse dos fretados, eu acho ótimo também....

E esse movimento que o povo que pega fretado ta organizando então!?! Que BOBAGEM!!! Resolveram que vão vir pro trabalho de carro pra mostrar que o fretado é importante... que o trânsito vai ficar absurdo e talz... Na boa? Acho que vai ser um tiro no pé! Vai é MELHORAR o trânsito... isso sim! Provavelmente vai melhorar pouco (porque o trânsito já tá demais mesmo) mas APOSTO uma caixa de lápis de chocolate como vai melhorar!

Pronto... Falei...

Adoro receber sugestões para posts no Coisa, mas pense antes de mandar alguma coisa! Na verdade, pense antes de definir a sua opinião sobre qualquer coisa! Analise... raciocine! Os fretados são ruins SIM pra gente... Se você parar pra pensar um pouquinho no assunto vai ver!

Ok... mais tarde posto outra coisa legal pra não estragar os posts da sexta-feira...

Até mais!

22 Comments


Como não moro em São Paulo, não posso dar minha opinião sobre o kassab, mas quanto aos fretados, acho que eles realmente são uma boa, pois facilita a vida de muita gente, pois são rápidos e seguros. Porém, como vc disse, atrapalhando o transito como eles atrapalham, concordo com vc. Agora quero sua opinião. Vamos dizer que os motoristas dos fretados coloquem a mão na consciência e não parem em qualquer lugar, repeitem a faixa de pedestre,etc. Vc não acha que daria para viver pacificamente com eles??


Meu, claro! Tem que ter regra... tendo regra (e o povo respeitando, claro) as coisas funcionam! O problema é que os caras não respeitam nada! Não têm a menor noção de conciência!


Isso que é o problema!! Por causa da irresponsabilidade dos motoristas de fretado, que não respeitam as leis, foi preciso chegar ao limite de ter que proibir esse tipo de transporte para não prejudicar ainda mais o transito. Isso será ruim para o pessoal que precisa desse tipo de transporte, cito como exemplo o Profº Alberto, da UNIVAP, que me deu aula de web. Ele só conseguia dar aula na UNIVAP a noite pq ele vinha de fretado e conseguia chegar em cima da hora!


Então... não vai prejudicar nada... é como eu disse... o Kassab não proibiu o fretado completamente... só proibiu de entrar no centro da cidade... o cara pode continuar usando, mas o fretado vai ter que levar ele até um terminal de ônibus normal, ou até uma estação de metro...... e pronto... o cara usa o transporte público normal pra chegar até o trabalho...

Paulo Renato Lima says:

Boa tarde Thais, meu amigo Anderson comentou sobre este seu post e gostaria de complementá-lo.
Sou analista de sistemas e trabalho com transporte e tudo mais, sei das dificuldades que existem, moro em São José dos Campos e trabalho em São Paulo, serei diretamente afetado pelas mudanças.
Confesso que também gostei da medida da prefeitura e concordo com os argumentos deles, a iniciativa é louvável.
Vejo um problema somente nisto, trata-se de um assunto de apelo popular, acredito que devia ser melhor discutido, com mais antecedência.
Falo isso porque apesar de concordar com a medida, terei um gasto 20% superior com transporte devido a ela, sem contar no desconforto que terei de passar pegando o metrô, irei agora, a menos de 1 mês de entrar em vigor (27/07), ter de pesar a possibilidade de mudar para São Paulo porque os gastos irão ficar próximos a de um aluguel barato. Isso sem contar o fator saúde, que já é ruim (apesar de tudo, fretado faz mal pra saúde, pois o sono fica um lixo e você fica doente sempre pelo ar condicionado), se eu não morar em São Paulo, a tendência é piorar pois vou dormir menos.
O fator conforto, deixo de lado pois sei que o povão se sujeita a coisa muito pior.
Abraços,
Paulo


Então, Paulo... eu te entendo... Mas, como tudo, quando a coisa começa a ficar ruim, é sempre mais fácil tirar e depois pensar numa forma de colocar outra vez com mais planejamento... É assim com tudo... Exemplos:
Numa empresa onde os telefones são liberados para fazer qualquer tipo de ligação, as pessoas começam a ligar pra casa, pra tia, pro Papa.... aí o que acontece? A empresa corta o telefone de todo mundo (de quem usa direito e de quem usa desembestadamente) e depois vai liberando outra vez aos poucos e de forma organizada, colocando senha, controlando as ligações e talz... até ficar bom...
Com segurança de redes é a mesma coisa... a gente nega tudo e vai liberando o que é necessário...
Acho que com os fretados vai ser a mesma coisa... proibe e depois pensa num jeito inteligente de colocar outra vez.
Pegar outra condução, mudar pra SP, essas coisas todas são uma consequência pra quem resolve trabalhar aqui... Infelizmente você vai ter que aprender a viver com isso... Mas pra quem tem que dirigir junto com esses motoristas de fretado sem noção a determinação veio como uma bênção!


Ah, sim! E obrigada pela visita e pela contribuição, Paulo! :D


Bom Thais, aceito que você acredite nesta forma de funcionamento para restrições e controles de acesso de forma geral, pois sei bem que desta forma as coisas funcionam, já fui admin de redes/telecom por um bom tempo só gosto de pensar que um dia alguém vai fazer algo bem pensado e planejado, trocando algo podre e mal feito por algo bem pensado/discutido, principalmente e mais importante no que diz respeito a avisar os envolvidos/afetados antecipadamente.

"Pegar outra condução, mudar pra SP, essas coisas todas são uma consequência pra quem resolve trabalhar aqui... "
Felizmente para mim no passado e infelizmente agora, o fato de poder morar em SJC e vir de fretado confortavelmente foi uma coisa muito bem pensada antes de vir trabalhar em sampa.

"Infelizmente você vai ter que aprender a viver com isso..."
Bom... eu aceito que para o bem da maioria eu tenha que deixar de lado parte do meu conforto, espero sinceramente que muitos se beneficiem e não digam daqui a 6 meses que não adiantou de nada.

"Mas pra quem tem que dirigir junto com esses motoristas de fretado sem noção a determinação veio como uma bênção!"
Sorte a de vocês :)


Nem posso assinar porque trabalho na administração direta, mas, amiga, devo concluir que você faça parte da classe média. Não anda de Metrô, não pega ônibus, não sai de São Caetano ou de Santos para trabalhar em sampa. E o Kassab adora facilitar a vida da classe média, ele e o Serra.
O Kassab é louco, sim, um louco incompetente. Hospitais municipais não tem material de coleta de urina e o cara só pensa em proibir e proibir e proibir. É a saída do mal administrador: SE NÃO SEI RESOLVER, PROIBO E OS AFETADOS QUE SE VIREM.
Desculpe mas você está fora da realidade.

Obs.: Não uso nem nunca usei fretados.


Hahaha.. Paulo, não entenda errado os meus comentários, por favor... :)

Eu acho mesmo que o fretado deve ser muito legal pra quem usa... quem não quer ir pro trabalho com certo conforto, não é mesmo?

Mas que a coisa precisa ser melhor planejada precisa mesmo! Não tem outro jeito...

Acho difícil os usuários serem consultados pra definir as regras da coisa toda, mas espero que, quando os fretados voltem, volte a ser bom pra vcs que usam e fique bom tbm pra nós que não usamos mas dividimos as ruas com eles... :D


Agora, para o caro amigo "Anonimo"... Quem tá por fora é vc... Eu uso metro sim senhor... uso ônibus também quando o metro tá lotado demais...

Temos carro sim... mas eu sou usuária de transporte público também e posso falar tudo o que to colocando aqui no Blog com propriedade...

O fato é que o Kassab está fazendo alguma coisa... aos poucos, mas está fazendo... Faltam coisas nos hospitais desde sempre... A Dna Marta também não fez absolutamente nada a respeito quando foi prefeita... ou você vai querer me dizer que a administração dela (ou de qualquer outro antes dele) foi muito diferente neste aspecto?


Os dois lados tem razão. E infelizmente um lado vai ter que sair perdendo, pelo menos nesse começo, para que futuramente ambos vivam em paz! Ou seja, os usuários de fretados vão sair perdendo agora para que quando os fretados voltarem, não atrapalhem mais o transito em SP. Infelizmente vai ser mais fácil assim do que fazer todos os motoristas de fretados respeitarem os direitos dos próximos!


É isso mesmo... tbm acho... como toda mudança, vai ser traumático no início, mas depois melhora (pelo menos é o que se espera.. hehehe)


Mudando um pouco o foco, vc gosta do Kassab?? Acha ele um bom prefeito??


Ah... sei lá... acho que todos eles são ruins... O Kassab tá fazendo algumas coisas pra tentar melhorar um pouquinho a nossa vida, mas não acho que seja um graaaande prefeito não... sei lá... acho que ele merece os votos que ele conseguiu... mas não acho que seja um exemplo de administrador não...


Eu escutei algumas estórias dele, que ele era muito amigo do Malluf, mas não tenho muitas informações para sair por aí acusando.


Hahahaha... eu tbm não sei... Mas se a gente for por essa linha do "diga-me com quem andas e direi quem és" vai ser triste.. ehaueauhuaeh


Oi, sou eu de novo, aquele que trabalha no gabinete e não pode se identificar. Eu digo o que vejo daqui, de como as coisas são manejadas. Kassab faz sim, por exemplo: fechou os abrigos no centro para tirar moradores de rua de lá e obrigá=los a ir para a periferia (S. Mateus e S. Miguel); revitalização do centro? Pra inglês ver, o plano era só marketing.
Sabe quantas unidades do PAR foram entregues desde a entrada de Serra na prefeitura? Apenas...NENHUMA. Todos os empreendimentos estão fechados. Sabe por que? Porque a Marta os construiu próximos de Metrô e ele mesmo diz que pobre tem que ficar na periferia.
Não defendo a Marta, tb fez umas coisas duvidáveis. Estou aqui desde os tempos do Maluf, depois Pitta e o Kassab já andava por aqui como secretário, expondo suas idéias "fantásticas".
É pena que eu não possa abrir o verbo devido sigilo profissional, mas adianto que não vejo uma administração ruim assim há tempos, até Maluf fez melhor, aquele pulha.
Como disse não defendo a Marta nem sou petista, só que ela era preocupada com quem tem menos, entregou centenas de moradias, os hospitais eram ruins como sempre mas tinham ao menos material. E isso com o caixa expoliado por Maluf/Pita/Kassab.

O que me deixa FOLO da vida é que nada aqui é pensado de forma a regularizar, por exemplo. A primeira opção é 'PROIBA-SE, O POVO SE VIRA".

Inté, escrevendo assim vão acabar me identificando.
Abs.


Cara... então.. é justamente o que a gente tá discutindo aqui... A coisa nunca é planejada...

O problema maior é que, no fundo, ninguém tá realemente preocupado...

E, na boa, os caras (políticos em geral) não fazem as coisas direito porque nós também não estamos nem aí... Digo nós porque eu também não sou politicamente ativa... deveria ser... eu sei... mas não sou... Se a gente realmente cumprisse o nosso papel de cidadão e fiscalizasse a atividade dos nossos representantes as coisas seriam diferentes...


Olá ! Gostaria de dizer algumas coisas a respeito disso...

Vc sabe pq o Kassab quer "restringir" a circulação dos fretados no centro? Justamente para forçar as pessoas de utilizarem o "transporte publico" dele e conseqüentemente aumentar a receita e manter a "promessa" de campanha de não aumentar as passagens...

Vc conhece a região da berrini ? Como será que vai funcionar os fretaodos que vão pra lá ? Descer nas estações de Trem ? Humm...

O secretário de transportes disse que foi feita uma "pesquisa"... humm... grande mentira dele sabia ?

Desculpe, caso não possa ir de fretado pretendo ir de carro, vc acha isso certo ? Eu não, mas não há condições de sair de casa (Santo André) pegar uma condução até o centro de santo andré... depois o EAOSA até a Av Paulista onde trabalho ... ah... esqueci de avisar que este EAOSA já é está abarrotado de gente as 6:00 da manhã ... e caso haja um acréscimo de pessoas oriundas do fretado... simplesmente não haverá condições nenhuma de utilizar ...

Li em alguns forums pessoas deficientes que utilizam os fretados pois o estado e município nao fornecem o transporte ADEQUADO a eles... ah... mas isso não importa né?

Claro que há motoristas de fretado folgados, mas qual a diferença pra um motorista de fretado e um de onibus (Que o Kassab que colocar no lugar) ???

Se o trânsito ja esta ruim COM os fretados, com certeza irá PIORAR sem eles...

Acho que é isso !

Fui.


Desculpa, Rafael, mas eu discordo de você em váááários pontos.

Fazer as pessoas usarem mais o transporte público é ótimo! Só assim a necessidade de melhorias no mesmo é comprovada e aprovada. É assim nas empresas também... provavelmente na empresa onde você trabalha também seja... Quando um setor precisa de mais gente, tem que provar para a diretoria que precisa, enquanto a equipe atual está dando conta, ninguém é contratado e ponto final...

Se as pessoas começarem a usar mais o transporte público e ele ficar sobrecarregado (e vai... com certeza) vai ser o sinal de que ele deve ser melhorado com mais urgência do que o poder público acha que tem que ser... uma hora o povo cansa de ser enlatado nos ônibus, metros e trens e decide exigir uma solução.

E se isso vai fazer com que o preço da passagem se mantenha inalterado, MELHOR AINDA! Ou você acha que o valor das passagens está baixo demais e precisa mesmo ser aumentado um pouquinho?

Conheço sim a região da Berrini, já trabalhei por lá e já tive que ir pra lá de trem e não vi problema nenhum... aliás... cabe muito mais gente no trem do que no metro.. não sei porque você acha tão absurdo ter que fazer o mesmo!

Já a região de Sto André eu não conheço mesmo... e também não tenho como opinar com relação aos deficientes, pois não conheço pessoas nessas condições que me dêem as suas impressões com relação ao transporte público... De qualquer forma, ambos os casos caem na mesma situação que coloquei acima... Se os interessados se envolverem mais neste tipo de assunto em suas regiões o poder público tem que fazer alguma coisa... Mas tem que partir de nós a atitude, já que a gente sabe que os caras estão lá só pra fazer o pé de meia deles mesmo... Enquanto o povo não se pronuncia eles não vão mesmo mexer nem um dedo... E sabe o que? A gente que colocou esse tipo de gente lá, para nos representar... Então, de quem é a culpa maior pelo transporte público (ou qualquer outra coisa) não funcionar direito?

E o último ponto em que discordo veementemente de você é na sua comparação entre os motoristas dos fretados e os dos ônibus normais... Não são iguais não! No meu post eu citei só um exemplo (o do cara que para no meio do acesso da marginal pra ponte da Casa Verde) mas a graaaande maioria deles fazem coisas desse tipo... Não respeitam nada mesmo! Já com os motoristas dos tranportes públicos eu nunca tive problemas. Tanto que, a garagem da minha casa fica do lado da rua onde tem uma faixa de ônibus. Não dá pra contar as vezes em que os ônibus param e esperam pacientemente até o portão do prédio abrir e eu colocar o meu carro pra dentro... Também é muito raro um motorista de ônibus normal me fechar no meio da rua como os dos fretados fazem... Eles são indisciplinados mesmo e atrapalham meeesmo o trânsito... Acho que, mesmo que os 20 carros a mais nas ruas que cada fretado alega que vão aparecer vão atrapalhar menos o trânsito do que eles mesmo já fazem...

Você não vê essas coisas porque está dentro de um. Quem sabe agora que vai ter que pegar o ônibus normal ou que vai ter que dirigir pelas ruas de São Paulo você perceba...


Gente, migrei a discussão para o Queremos Respeito:

http://queremosrespeito.blogspot.com

Por favor, continuemos a conversa lá...

Bjs

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.