Google+
3

Earworms

Posted by Thais Roland on segunda-feira, julho 27, 2009 in ,
Putz... aconteceu outra vez... na hora do almoço, lembrei da musiquinha do carneiro... Sabe? Aquela... Famosa...

Ai, mataram meu carneiro,
Ai, cortaram os quatro pés,
Não quero saber de nada,
Eu só quero meu carneiro em pé.
Béééé!

Ou então... ao pé da letra...

Aaaaai, matáro meu carne-ero,
Aaaaai, cortáro s quatro pé,
Não quero sabê de naaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaaa,
Eu só quero meu carnero em péééééééééééééééééééé,
Bééééééééééééééééééééééééééééééééééé.

Pois é... aí o que acontece quando eu lembro dela? Ela gruda no cérebro durante dias...

Ouvi essa música pela primeira vez, no programa do Silvio Santos... eu era criança, lembro de assistir o programa com meus pais quando apareceu uma menininha cantando essa porcaria... Nunca mais esqueci dela...

Mas isso não acontece só com essa música não... tem várias músicas que, se eu escuto, ou se ouço alguém cantarolando, assobiando, ou se simplesmente lembro é problema... não consigo parar de pensar nelas e quase enlouqueço...

O pior de tudo é que isso normalmente acontece com músicas bobas ou então com músicas que eu detesto. Grudam de grudar meeesmo... e não tem o que fazer pra eu esquecer... Penso em outra coisa, penso em outra música, vou comer, começo a conversar com alguém... e nada... quando dou conta, estou cantarolando a porcaria outra vez... é demoníaco!

Aí eu descobri que isso tem nome... hahaha... olha só que coisa! E que acontece com quase todo mundo... (UFA). O nome disso é earworm (ou verme de ouvido) e, em média, 99% das pessoas já tiveram...

Calma! Não significa que tem um monte de larva no seu ouvido... O nome é só pra simbolizar um parasita que se aloja no seu cérebro fazendo ele coçar... (vixe... eu e minhas explicações...). Bom... entendeu, né?

Pois é... segundo pesquisas, algumas músicas fazem a gente encanar com uma parte delas... Isso, normalmente, acontece quando a gente lembra de uma parte da música mas não lembra do resto... aí o cérebro fica tentando lembrar da parte que tá faltando e não consegue, então tenta e aí continua sem conseguir, e aí tenta mais uma vez..... e a música lá, e você tentando lembrar, e a parte não vem.... e você pensa em se jogar pela janela do 15° andar (é o que eu to pensando agora).

Ou então... sei lá... o seu cérebro tá só sem nada pra fazer e resolveu te atormentar... aí faz isso com você...

De qualquer forma, é muuuuuito ruim... Você fica horas tentando se livrar da música e ela não vai embora... Parece mordida de borrachudo na praia... quanto mais você coça, mas ela coça e mais você coça e mais ela coça e mais.... bom... você entendeu, certo?

Ok... a questão é... Como se livrar dessa praga?

Algumas sugestões dos especialistas:
  • Cante outra canção, ou toque outra melodia ou instrumento. Mude para uma atividade que o mantenha ocupado, como malhar.
  • Ouça a canção inteira (isso funciona para algumas pessoas, principalmente para aquelas que se lembram apenas de parte da música que está grudada).
  • Ligue o rádio ou o CD para que o cérebro sintonize outra canção.
  • Compartilhe a canção com um amigo (mas não se surpreenda se a pessoa virar um ex-amigo quando ele ou ela for embora cantarolando a melodia).
  • Visualize o earworm como uma criatura real de arrastando para fora da sua cabeça,e depois imagine-se pisando nele.
No meu caso, a primeira alternativa funciona as vezes ou por algum tempo... A segunda eu nunca tentei, porque, normalmente, a música me irrita então não tenho vontade de ouvir ela toda... muitas vezes, nem tenho a música... A terceira é eficiente... normalmente resolve o meu problema. A quarta... bom... a quarta não me faz esquecer da música, mas é engraçado ver todo mundo irritado porque agora também não consegue mais pensar em outra coisa... heuaheuhae... e a última alternativa eu nunca tinha imaginado... vou tentar fazer hoje e acho que vai dar certo... :D minha imaginação é ótema! ;)

Mas antes... a música do carneiro "nas íntrega"... ;)


3 Comments


Eu vi isso uma vez com o nome de coceira cerebral. Últimamente estou com coceira cerebral com as músicas do grupo Metrô, dos anos 80, Rock nacional. Só que no caso eu gostei das músicas, e por ter gostado não consigo para de ouvir!!


droga Thais, agora vou ficar cantando isso até.....quando voce lembra dessas coisas guarda pra voce....é melhor pra todo mundo....hehehehe


Mas, mãe... se eu guardar só pra mim, qual é a graça???

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.