Live - Funilaria Artesanal, com Rodrigo Guerra, da @guerrametalshaping . Pra apaixonados por carros, pra apaixonados por funilaria, pra apaixonados por trabalhos manuais, pra apaixonados por mecânica, pra todo mundo, meu!
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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski
Hoje eu trago uma dúvida do Marcos, do Conteúdo Animal, que é super pertinente, apesar de parecer um pouco estranha. Ele pergunta sobre o que fazer, nos dias frios, se não tiver ar condicionado no carro. Você pode estranhar porque não parece fazer muito sentido usar ar frio no Inverno, né? Mas faz sim, viu! Eu vou te contar por que e vou também resolver o problema do Marcos, num carro sem ar condicionado.
Bom, vamos começar entendendo a utilidade do ar condicionado em dias frios, tá? E é muito simples. A grande vantagem do acessório nos dias frios é desembaçar os vidros com eficiência. Mas não para por aí não. Usar o ar condicionado também melhora a qualidade do ar dentro do carro já que filtra impurezas e alérgenos, o que, pra quem mora nos grandes centros, principalmente, é uma vantajona! Mas claro, se o filtro e a higienização do sistema estiverem em dia.
Além disso, ficar com o carro todo fechado faz com que a temperatura interna comece a subir e o ar condicionado pode regular essa temperatura pra deixar o ambiente mais confortável e também evitar uma mudança muito brusca dessa temperatura quando você sair do carro.
Um toque importante é que você não precisa usar o ar condicionado no máximo nos dias frios, pode controlar tanto a temperatura quanto a intensidade da circulação do ar conforme julgar necessário.
Agora, se você não tem esse acessório no seu possante, não precisa se desesperar que tem jeito também. Tem produtos automotivos super eficientes pra limpar e evitar embaçamento dos vidros e eles são tão legais que até eu, que tenho ar condicionado, uso! Assim posso até usar um pouco menos o recurso. A aplicação é super simples, dura bastante tempo e você pode usar ele pra limpar os vidros pelo lado de dentro e evitar que embassem, e também nos retrovisores, além de poder usar no reservatório de água do parabrisa porque ele também desengordura o vidro. Só vantagens! Eu vou deixar o link de dois que eu gosto muito.
Já pra controlar a temperatura interna... bom... aí você vai ter que trabalhar com a abertura e fechamento das janelas mesmo, não tem muito jeito. E pros dias de chuva, pode considerar colocar uma dessas calhas, ou defletores de chuva pra instalar na porta e ter a opção de deixar uma fresta das janelas abertas pra circular o ar. Essas você precisa pesquisar pelo modelo do seu carro. Só comenta aqui se você acha essas calhas uma solução incrível ou se é do time que acha horrorosas e jamais colocaria no seu automóvel!
E se você acha que usar o ar condicionado vai aumentar demais o consumo de combustível eu vou te convidar pra conferir esse vídeo aqui, onde o Professor Serginho mostra alguns números com relação a esse assunto.
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Hoje eu respondo uma dúvida que o Sergio Farjado trouxe pra mim e que, provavelmente, é a dúvida de muitas outras pessoas. Ele me pergunta se é normal a suspensão fazer alguns barulhos, mesmo sendo nova ou ainda estando dentro da vida útil e quando é que os barulhos devem preocupar. E a preocupação dele não se restringe à suspensão. Ele também pergunta a respeito de barulhos no painel do carro, então vamos dividir os temas pra deixar tudo organizadinho e mais útil, tá?
Começando pela primeira parte da pergunta do Sergio, não, não é normal uma suspensão nova ou dentro da vida útil apresentar barulhos. Peças novas podem apresentar defeitos e alguns barulhos são sinais de alerta.
Ruídos secos, estalos, rangidos ou batidas podem indicar problemas nos amortecedores, em buchas, na barra estabilizadora, coxim do motor, molas, bieletas, nos batentes dos amortecedores ou até nos pneus, que pouca gente lembra que também fazem parte do sistema de suspensão.
Não se assusta com os nomes não! São todos componentes do sistema de suspensão e você não precisa descobrir qual deles tá fazendo o barulho, só precisa ficar alerta pra escutar os barulhos e levar teu carro pra oficina. Então uma dica legal que eu posso te dar é de andar com o carro, pelo menos de vez em quando ou em algum momento do percurso, escutando o carro em vez do rádio. Isso é importante pra você manter uma conversa com o seu possante e ouvir quando ele tá pedindo atenção.
Qualquer barulho alto ou persistente ou que venha acompanhado de algum outro sintoma, especialmente instabilidade na direção, precisa de atenção imediata, porque tá diretamente ligado à sua segurança e a de quem divide a pista com você.
Agora, no painel, barulhos podem vir de coisas bobas, como acabamentos ou alto-falantes soltos, por exemplo, ou de coisas bem sérias como problemas num airbag. Zumbidos geralmente estão ligados a problemas elétricos, mau contato ou falha em algum componente elétrico ou eletrônico. Não costuma ser grave, mas precisa ser investigado pra não terminar em incêndio por causa de um curto-circuito, né? Me conta, aqui nos comentários, se já rolou fumacinha ou labaredas em algum carro teu ou de conhecido.
E ó, quando a gente fala de suspensão, uma parte importante pra manter a estabilidade e preservar a vida dos componentes é o alinhamento e balanceamento. Sobre isso eu te conto tudo nessa playlist aqui, que tem só dois vídeos, mas que podem te economizar uma grana violenta e também garantir sua segurança. Dá uma olhada!
Tá sentindo que o carro tá falhando, gastando muito combustível, agindo de maneira estranha? Te conto aqui o que pode ser. Confere, deixa seu comentário e compartilha a dica com a galera!
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O tema aqui é: Veículos Híbridos e Elétricos e a Live acabou saindo perfeita pra quem tem/quer ter um carro desses e também pra galera da Reparação que quer trabalhar com esse tipo de automóvel, então, só assite, porque vale cada segundo! Fabio, da @mectec_escola deu uma super aula sobre os cuidados com esses carros e pode te ajudar também na @binho_bosch !
Cê escolheu seu carro novo a dedo por causa da promessa de consumo baixo de combustível, mas já encheu dois tanques e nada daquele consumo incrível aparecer no controle do painel ou no que você faz na sua planilha. Eu sei o que tá acontecendo e vou te contar, sem termos técnicos e sem enrolação, e te garanto que você não precisa anunciar o possante na Internet ainda! Eu vou te ensinar a treinar ele pra fazer o consumo prometido ou até melhor.
Eu vou começar te dizendo que é normal teu carro não fazer o consumo prometido nos primeiros 1.000 a 3.000 km. Esse é o famoso período de amaciamento do motor, onde as peças internas estão se ajustando. Aliás, essa é uma média bem boa de quilometragem! Carros antigos levavam muito mais tempo pra amaciar!
Mas não é só isso! Tem muito mais coisas que influenciam no consumo de combustível, eu vou te contar tudinho e você vai ver que a sede do seu carro tem muito mais a ver com você do que com ele mesmo.
A quantidade de coisas que você carrega no seu carro influencia diretamente no consumo, já que, mais peso, significa mais força pro carro fazer e então ele vai ter mais fome, naturalmente.
A atenção que você dá pra ele também vai pesar nessa conta. Deixar de calibrar os pneus e rodar com eles murchos vai aumentar o consumo e negligenciar a Manutenção Preventiva, especialmente a relacionada aos sistemas de injeção e ignição de combustível, como filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos de velas, bobinas, entre outros vai aumentar consideravelmente o consumo de combustível. Aliás, conta pra mim, nos comentários, com que frequência você calibra os pneus do seu carro.
Mas tem uma coisa que vai impactar no consumo, mais do que qualquer uma dessas que eu citei até agora! Se prepara!
O jeito que você dirige é DETERMINANTE pro consumo de combustível. Acelerações e frenagens bruscas e fortes vão aumentar o consumo, inconstância na velocidade também e tudo isso, especialmente, logo que você começa a usar o carro, porque o seu comportamento ao volante será aprendido pela ECU, o módulo eletrônico que controla, entre outras coisas, a injeção de combustível no seu carro. Se você dirigir de maneira otimizada desde o início o consumo vai ficar bacana em pouquíssimo tempo. Se não, ainda dá pra salvar, começando a dirigir direitinho a partir de agora. O Módulo também vai aprender e ajustar o consumo.
E sabe o que vai ajudar MAIS QUE TUDO nesse aprendizado do seu carro? Eu te conto nesse vídeo aqui, corre pra assistir, vai!