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Meu carro não está marcando combustível


Esse vídeo é apoiado pelos CMNers, através do http://apoia.se/cmn

Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Hoje eu vou te ajudar a entender que defeitos podem fazer o carro marcar a quantidade errada de combustível pra você conseguir avaliar o orçamento da oficina e tomar uma decisão mais consciente pra resolver o problema.

O primeiro componente que eu quero te apresentar é o sensor de nível, muito conhecido como bóia do tanque.


Ele se parece muito com uma bóia de caixa d'água e a parte preta é uma peça de plástico, bem leve, que sobe, boiando no combustível conforme vai enchendo o tanque e levanta a haste de metal, indicando pro sensor qual o nível de combustível no tanque. Como é uma peça de plástico, é comum ela ressecar, rachar e encharcar de combustível. Isso vai, claro, deixar ela pesada e não vai boiar mais. Então o sensor vai indicar pro painel que o tanque tá na reserva, não importa quanto combustível você coloque.

O sensor fica na parte branca da peça e tem uma vedação de borracha pra impedir que entre combustível ali e molhe o sensor. Se essa borrachinha ressecar e permitir a entrada de combustível também vai afetar a marcação.

Desgaste nas trilhas do sensor de nível também pode fazer o marcador ficar meio maluco e aí rolam umas situações estranhas, onde o painel marca certinho quando você enche o tanque, mas depois que o nível chega na metade ele marca reserva direto.


Até aqui, o problema é super simples de resolver: é só trocar esse conjuntinho completo, do sensor e bóia, que é muito barato, inclusive. Mas me conta, aqui nos comentários, se alguém já te esfolou o couro pra trocar essa peça e você só descobriu depois que ela era super baratinha.


Isso tudo vai instalado nessa tampa, onde ficam também as conexões do chicote elétrico. É um monte de fiozinho e eles podem oxidar ao longo do tempo e também deixar de funcionar direito, mandando informação errada pro painel ou parando de se comunicar de vez. Esse é um defeito que exige mais atenção do profissional pra ser identificado. Vale, inclusive, ter equipamentos pra testar a parte elétrica nessa parte do chicote.

Agora... o problema pode não estar no sensor de nível nem na bóia nem em fios corroídos, mas sim, num componente que vai te custar bem mais caro. Prepara o espírito e eu já vou te contar onde seu bolso pode doer e ó, depois eu vou te contar um outro detalhe que pode fazer você sair da oficina com um problema maior do que entrou!

Se toda essa parte ali do conjunto da bóia e sensor de nível estiver em ordem é provável que o defeito esteja no painel do teu carro. Existe um teste que deve ser realizado nos fios que mandam a informação de nível pro painel. O que a gente faz, na oficina, é simular os sinais, de reserva, tanque cheio, meio tanque... e ver se o painel está marcando o que deveria em cada situação. Esse teste exige um equipamento específico, chamado Década Resistiva.


Tem que ser com ele, pra não correr o risco de danificar componentes eletrônicos no sistema fazendo jampeamento de fios, como muitos mecânicos fazem. Tomem cuidado, viu!

Agora presta atenção! Porque eu vou te contar o que pode dar muito errado nessa manutenção e você pode terminar com um problema pior do que começou. Se o mecânico instalar um sensor de nível diferente do original do seu carro (diferente no modelo, tá, não na marca), esse sensor vai mandar informações erradas pro painel e aí você pode achar que o tanque está cheio quando, na verdade, não está, por exemplo. É muito importante, na hora de comprar uma peça, verificar se ela é a correta pro modelo e ano do seu carro e também é muito legal se o profissional testar a peça, de acordo com os parâmetros esperados, antes de instalar.

Mas ó! Mais sério que um defeito no marcador de combustível pode ser um defeito na bomba de combustível! E eu te conto tudinho nesse vídeo aqui e depois quero saber se você já estragou alguma coisa no seu carro por causa do que eu digo aqui!


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