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Meu carro não está marcando combustível


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Hoje eu vou te ajudar a entender que defeitos podem fazer o carro marcar a quantidade errada de combustível pra você conseguir avaliar o orçamento da oficina e tomar uma decisão mais consciente pra resolver o problema.

O primeiro componente que eu quero te apresentar é o sensor de nível, muito conhecido como bóia do tanque.


Ele se parece muito com uma bóia de caixa d'água e a parte preta é uma peça de plástico, bem leve, que sobe, boiando no combustível conforme vai enchendo o tanque e levanta a haste de metal, indicando pro sensor qual o nível de combustível no tanque. Como é uma peça de plástico, é comum ela ressecar, rachar e encharcar de combustível. Isso vai, claro, deixar ela pesada e não vai boiar mais. Então o sensor vai indicar pro painel que o tanque tá na reserva, não importa quanto combustível você coloque.

O sensor fica na parte branca da peça e tem uma vedação de borracha pra impedir que entre combustível ali e molhe o sensor. Se essa borrachinha ressecar e permitir a entrada de combustível também vai afetar a marcação.

Desgaste nas trilhas do sensor de nível também pode fazer o marcador ficar meio maluco e aí rolam umas situações estranhas, onde o painel marca certinho quando você enche o tanque, mas depois que o nível chega na metade ele marca reserva direto.


Até aqui, o problema é super simples de resolver: é só trocar esse conjuntinho completo, do sensor e bóia, que é muito barato, inclusive. Mas me conta, aqui nos comentários, se alguém já te esfolou o couro pra trocar essa peça e você só descobriu depois que ela era super baratinha.


Isso tudo vai instalado nessa tampa, onde ficam também as conexões do chicote elétrico. É um monte de fiozinho e eles podem oxidar ao longo do tempo e também deixar de funcionar direito, mandando informação errada pro painel ou parando de se comunicar de vez. Esse é um defeito que exige mais atenção do profissional pra ser identificado. Vale, inclusive, ter equipamentos pra testar a parte elétrica nessa parte do chicote.

Agora... o problema pode não estar no sensor de nível nem na bóia nem em fios corroídos, mas sim, num componente que vai te custar bem mais caro. Prepara o espírito e eu já vou te contar onde seu bolso pode doer e ó, depois eu vou te contar um outro detalhe que pode fazer você sair da oficina com um problema maior do que entrou!

Se toda essa parte ali do conjunto da bóia e sensor de nível estiver em ordem é provável que o defeito esteja no painel do teu carro. Existe um teste que deve ser realizado nos fios que mandam a informação de nível pro painel. O que a gente faz, na oficina, é simular os sinais, de reserva, tanque cheio, meio tanque... e ver se o painel está marcando o que deveria em cada situação. Esse teste exige um equipamento específico, chamado Década Resistiva.


Tem que ser com ele, pra não correr o risco de danificar componentes eletrônicos no sistema fazendo jampeamento de fios, como muitos mecânicos fazem. Tomem cuidado, viu!

Agora presta atenção! Porque eu vou te contar o que pode dar muito errado nessa manutenção e você pode terminar com um problema pior do que começou. Se o mecânico instalar um sensor de nível diferente do original do seu carro (diferente no modelo, tá, não na marca), esse sensor vai mandar informações erradas pro painel e aí você pode achar que o tanque está cheio quando, na verdade, não está, por exemplo. É muito importante, na hora de comprar uma peça, verificar se ela é a correta pro modelo e ano do seu carro e também é muito legal se o profissional testar a peça, de acordo com os parâmetros esperados, antes de instalar.

Mas ó! Mais sério que um defeito no marcador de combustível pode ser um defeito na bomba de combustível! E eu te conto tudinho nesse vídeo aqui e depois quero saber se você já estragou alguma coisa no seu carro por causa do que eu digo aqui!


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O carro ficou sem embreagem! E agora?


Hoje eu vou te ajudar a sair do sufoco quando a embreagem te deixa na mão, mas já vou adiantando que isso não acontece "do nada" assim... Mas vamos por partes.

Eu vou começar pelo que você NÃO deve fazer nessa situação. Você super NÃO deve tentar dirigir o carro sem embreagem ou com ela ruim. Isso é bem perigoso e deve ser evitado. Mesmo! Se você sentiu que a embreagem está ficando ruim ou se ficou sem ela mesmo, mantenha a calma, reduza a velocidade tirando o pé do acelerador e freando até conseguir encostar o carro num local seguro e chame um guincho. Não corra riscos desnecessários, ok?

Bom... agora eu vou te contar o que pode ter feito você ter esse problema e depois, como evitar que aconteça novamente, tá? O sistema de embreagem conta com várias peças e um defeito em uma delas ou mais vai fazer você ficar sem a embreagem. Quem mais costuma dar problemas nesse conjunto é o disco de embreagem ou então o cabo ou o fluido da embreagem, mas também pode ser que o defeito esteja no platô. Qualquer desses itens que estiver com desgaste avançado ou que tenha quebrado mesmo vai te deixar na mão.

E aí, é claro que manter a Manutenção Preventiva em dia vai te salvar desse estresse, mas tem também alguns hábitos ao volante que vão colaborar, inclusive com a longevidade dos componentes!

Descansar o pé no pedal da embreagem ou segurar o carro numa ladeira, usando o acelerador e a embreagem ao invés do freio (do pé ou de mão), vai devorar o disco de embreagem ou então pode causar sérios danos ao platô e ao rolamento, assim como arrancadas bruscas.

E ó, não é vergonha nenhuma segurar o carro no freio de mão numa ladeira, viu! Mico é ficar usando a embreagem pra isso. Aliás, tem vários micos que a galera passa atrás do volante achando que tá abafando! Confere aqui nesse vídeo se você tá pagando algum deles e me conta lá nos comentários!



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LIVE - Customização de caminhões, com Carol Del Vecchio

Live incrível com a @caroldelvecchiooficial ! Falamos sobre tudo! Customização de caminhões, mulheres no setor, e mais um monte de coisas ! Além das participações super especiais da @aguia.naestrada e da @deborarodriguesoficial !


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Carro sem ar condicionado



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Hoje eu vou te ajudar a encontrar uma solução pro calor que cê tá passando dentro de um carro sem ar condicionado, te apresentando algumas alternativas. Vamos lá?

Antes de mais nada eu quero te advertir sobre as gambiarras que você pode encontrar na Internet. Gelo ou paninhos molhados nas saídas de ar e outras doideiras desse tipo devem ser vistas como o que elas são: piadas. Comenta aqui pra mim quantos absurdos você já achou antes de chegar até esse vídeo!

Bom, isso estando esclarecido, posso começar a te dar alternativas de verdade e a primeira é considerar a aplicação de películas de escurecimento nos vidros, muito conhecidas pela sua marca de referência no mercado, Insulfilm. Essas películas conseguem, de verdade, diminuir a temperatura dentro do carro, mas é preciso verificar se o produto que você escolheu está dentro dos limites de transparência permitidos por lei e se bloqueia raios UV.

Para os vidros das janelas das portas traseiras existem capas que são instaladas por cima das portas. São muito legais pra aumentar a eficiência das películas de escurecimento ou então pra você poder abrir as janelas e deixar entrar uma brisa moderada, em vez de um vento muito forte. É muito legal em dias de chuvas leves que costumam embaçar muito os vidros, já que você pode deixar as janelas traseiras abertas e a capa vai segurar a chuva e permitir que o ar circule dentro do carro. Mas chuva leve, viu! Eu vou deixar o link de um jogo desses bem bacana pra você dar uma olhada. https://mercadolivre.com/sec/28wRBL4

Agora eu vou te falar também sobre a opção do ar condicionado portátil, que anda ficando popular na Internet, mas precisa de atenção. Esses equipamentos, vendidos como ar condicionado portátil, não são um ar condicionado de verdade. Um aparelho daquele tamanho não consegue ter a eficiência de um sistema de ar condicionado automotivo, então mantenha suas expectativas com relação a essa solução bem baixas. A real é que eles são apenas climatizadores, que vão trazer um pouco de conforto térmico e só.

Os mais eficientes são os que precisam ser abastecidos com água (gelada ou com pedras de gelo junto), mas aí, isso também pode se tornar um inconveniente, já que você vai ter que ter sempre um estoque de gelo ou fazer paradas pra reabastecer o reservatório.

Outra alternativa é investir em um sistema de ar condicionado mesmo. Mas olha... toma cuidado com as pegadinhas do mercado também! Se é pra colocar um ar condicionado, invista num de verdade, que vai ser instalado no carro por um especialista, com todas as modificações bem feitas e, claro, prepara o bolso, porque isso não vai sair barato. Só os equipamentos já vão sair caro e a mão de obra também vai ser alta por causa da complexidade da instalação. Mas vale muito a pena pra ter conforto e segurança também, já que o sistema vai conseguir desembaçar os vidros com muito mais eficiência também. E se você acha que instalar um ar condicionado, além de ficar caro vai também gastar mais combustível do seu carro... bom... eu te conto sobre isso nesse vídeo aqui e quero saber depois o que você decidiu fazer da sua vida, tá?


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LIVE - Velocidade no sangue, com Regina Calderoni

Live com a primeira piloto de Stock Car do Brasil, @reginacalderonipiloto com um papo super variado e cheinho de momentos emocionantes!


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Carro automático não liga


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Hoje a gente vai entender porque teu carro automático não tá ligando e sair desse perrengue rapidão, sem complicação, e eu vou dividir esse conteúdo em duas partes. Primeiro, pro caso de você ter acabado de pegar o seu primeiro carro automático e depois pro caso de você já ter intimidade com esse tipo de câmbio e estar com a dificuldade.

Se essa é a sua primeira experiência com o câmbio automático, a dificuldade em ligar o carro pode não ser nenhum problema mecânico, mas sim, só o seu período de adaptação mesmo com o novo sistema. Isso acontece muito! Carros automáticos não ligam simplesmente com o girar da chave ou o apertar do botão, como os equipados com câmbio manual. Isso é uma questão de segurança!

Então o primeiro detalhe a ser observado é a posição da alavanca. Carros automáticos só dão partida se a alavanca estiver no P ou no N (de preferência no P, porque o N é uma posição estratégica pra usarmos no socorro do seu carro, pra colocar ele no guincho, ou pra movimentar ele na oficina sem ligá-lo). E é quase uma regra entre os carros automáticos, também ter que pisar no pedal do freio pra que a partida seja liberada. Na dúvida sobre o procedimento pra ligar o carro, dá uma olhada no Manual do Proprietário que sempre vai ter lá como é que faz.

Agora, se você já observou tudo isso e o carro continua sem pegar, pode ser que tenhamos mesmo um problema e existe uma grande chance dele estar na Bateria. Baterias descarregadas ou com defeito vão impedir a partida, com toda certeza, assim como um problema no motor de partida, ainda que seja um pouquinho mais raro.

Falta de manutenção preventiva relacionada ao sistema de ignição também vai te dar dor de cabeça pra ligar o carro, normalmente por causa de velas e cabos de velas muito desgastados ou um defeito nas bobinas de ignição.

Problemas no próprio câmbio automático também podem fazer o seu carro não ligar, por exemplo, um defeito na alavanca ou no seletor de marcha. Você pode estar levando a alavanca pra posição certa, mas o defeito não está deixando o carro reconhecer a posição, por isso, não permite a partida. Ou então, falta de troca do fluído da transmissão, que também pode prejudicar o sistema e impedir a ignição.

Aliás, tem muita gente que ainda acredita que não precisa trocar o fluído da transmissão automática e isso tá fazendo muito câmbio quebrar e o preju é beeeem grande, viu! Mas eu vou deixar a Motul te explicar isso nesse vídeo aqui com uma discussão riquíssima sobre esse assunto.


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LIVE - Manutenção de SuperEsportivos, com Fabiana Paes

Papo super legal com a mecânica de carros Premium mais top com muitos causos que ela chamou, carinhosamente, de “perrengues de luxo”.


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