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Como identificar barulhos na suspensão do carro


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Hoje eu respondo uma dúvida que o Sergio Farjado trouxe pra mim e que, provavelmente, é a dúvida de muitas outras pessoas. Ele me pergunta se é normal a suspensão fazer alguns barulhos, mesmo sendo nova ou ainda estando dentro da vida útil e quando é que os barulhos devem preocupar. E a preocupação dele não se restringe à suspensão. Ele também pergunta a respeito de barulhos no painel do carro, então vamos dividir os temas pra deixar tudo organizadinho e mais útil, tá?

Começando pela primeira parte da pergunta do Sergio, não, não é normal uma suspensão nova ou dentro da vida útil apresentar barulhos. Peças novas podem apresentar defeitos e alguns barulhos são sinais de alerta. Ruídos secos, estalos, rangidos ou batidas podem indicar problemas nos amortecedores, em buchas, na barra estabilizadora, coxim do motor, molas, bieletas, nos batentes dos amortecedores ou até nos pneus, que pouca gente lembra que também fazem parte do sistema de suspensão.

Não se assusta com os nomes não! São todos componentes do sistema de suspensão e você não precisa descobrir qual deles tá fazendo o barulho, só precisa ficar alerta pra escutar os barulhos e levar teu carro pra oficina. Então uma dica legal que eu posso te dar é de andar com o carro, pelo menos de vez em quando ou em algum momento do percurso, escutando o carro em vez do rádio. Isso é importante pra você manter uma conversa com o seu possante e ouvir quando ele tá pedindo atenção.

Qualquer barulho alto ou persistente ou que venha acompanhado de algum outro sintoma, especialmente instabilidade na direção, precisa de atenção imediata, porque tá diretamente ligado à sua segurança e a de quem divide a pista com você.

Agora, no painel, barulhos podem vir de coisas bobas, como acabamentos ou alto-falantes soltos, por exemplo, ou de coisas bem sérias como problemas num airbag. Zumbidos geralmente estão ligados a problemas elétricos, mau contato ou falha em algum componente elétrico ou eletrônico. Não costuma ser grave, mas precisa ser investigado pra não terminar em incêndio por causa de um curto-circuito, né? Me conta, aqui nos comentários, se já rolou fumacinha ou labaredas em algum carro teu ou de conhecido.

E ó, quando a gente fala de suspensão, uma parte importante pra manter a estabilidade e preservar a vida dos componentes é o alinhamento e balanceamento. Sobre isso eu te conto tudo nessa playlist aqui, que tem só dois vídeos, mas que podem te economizar uma grana violenta e também garantir sua segurança. Dá uma olhada!


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