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A marcha não entra, ou engata, mas o carro não sai do lugar


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Cê não tá conseguindo engatar a marcha no seu carro? Ou até engata, mas ele não sai do lugar! E agora? Vai ter que gastar uma fortuna na oficina porque não entende nada de mecânica? Não se desespera! Fica comigo aqui que eu vou te dizer quais podem ser os problemas pra você conversar melhor com o mecânico.

A gente tem duas situações aqui, né? A marcha não engatar e ela até entrar, mas o carro não andar, então vamos abordar uma por vez, separadinho. E, depois de entender os problemas eu vou te surpreender, vai vendo!

Você não vai conseguir engatar uma marcha se o cabo da embreagem estiver quebrado ou danificado, ou se o fluído de embreagem estiver velho ou abaixo do nível, ou ainda, se o disco de embreagem já estiver desgastado demais e, nesse caso, o ideal é a troca do kit todo de embreagem, composto pelo disco, platô e rolamento. No caso de desgaste no kit, você vai notar o pedal de embreagem mais duro e dificuldade de trocar marchas antes de tudo parar de funcionar. Os componentes sempre dão sinais de que estão chegando ao fim de vida.

Regulagem ou troca de cabo, ou a troca do fluído são manutenções, em geral, de baixo custo. Trocar o kit de embreagem costuma ficar um pouco mais caro por causa da mão de obra, já que a gente tem que tirar o câmbio do seu carro, na maior parte dos modelos e isso exige algumas horas de trabalho.

Já na segunda situação, se você consegue engatar a marcha, mas o carro não sai do lugar, o problema também pode estar relacionado com o kit de embreagem, que pode estar desgastado demais, ou pode ter algum vazamento de óleo que contaminou o disco de embreagem. Isso, claro, se você tiver sorte. Se não tiver, pode ser algum problema na transmissão mesmo, como um eixo quebrado, algum dano no diferencial ou no semi-eixo e aí o orçamento já vai ficar um bocado mais elevado.

Em ambos os casos, a Manutenção Preventiva é o melhor meio de evitar que esses problemas aconteçam, já que você vai trocar as peças antes que ultrapassem seus limites de desgastes e acabem quebrando.

Agora chegou a hora de eu te surpreender com duas questões, aparentemente "nada a ver"! 

Pode não ter nada de errado com teu carro se você consegue engatar a marcha, mas não consegue sair com ele do lugar e isso tem a ver com... o estresse da vida moderna! Às vezes a gente fica tão sobrecarregado que se esquece de coisas básicas então... dá uma olhada no freio de mão e vê se você lembrou de soltar ele! De verdade! Isso é mais comum do que você imagina! Conta aqui pra mim, nos comentários, se já esqueceu de soltar o freio de mão antes de sair, mesmo com trocentos anos de habilitação.

Ou então você pode ter um problema mesmo nos freios, que não tá te deixando sair do lugar e isso acontece em carros que não passeiam. Nesse vídeo aqui eu te explico direitinho o que pode tá rolando, vê aí!


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Carro perdendo aceleração, o que pode ser?


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
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Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Seu carro tá perdendo força e aceleração, do nada e te deixando em situações complicadas na rua? Que perrengue, hein! Pior ainda vai ser levar ao mecânico sem saber nada e torcer pra ser um defeito besta que vai sair baratinho, né? Então, ó, eu vou te explicar o que tá rolando de maneira bem simples pra te tirar desse sufoco sem te encher de termos técnicos.

Carro perdendo aceleração, "do nada", pode ser um monte de coisas, então vamos fazer uma listinha de TOP3 e, no final dela eu vou te contar um detalhe que vai te convencer de resolver o defeito rapidinho, não importa qual seja, e ainda vou te dar um bônus!

Em 3o lugar, temos Falha na Bobina de Ignição.


Pode ser por desgaste natural, por superaquecimento ou por algum defeito elétrico e você aí você vai notar o problema aparecer em acelerações fortes ou em subidas, principalmente. Normalmente vai perceber dificuldades na partida também, algum funcionamento irregular no motor, alguma trepidação, por exemplo.

Em 2o lugar a gente tem Filtro de Combustível entupido.


É muito normal ter sujeira no combustível e ela vai acabar dentro do tanque do seu carro, inevitavelmente. O que dá pra evitar é que ela chegue até o motor, e isso envolve, claro, a Manutenção Preventiva, em especial, a troca do filtro de combustível dentro dos períodos determinados pelo fabricante, lá no Plano de Manutenções que tem no Manual do Proprietário.

E olha... essa manutenção é muito negligenciada! De verdade! Por isso que esse defeito tá aqui quase no topo da nossa lista!

Mas nada supera o nosso problema número 1! Combustível ruim!


Esse é o maior vilão pra diversos sistemas do seu carro e um dos culpados por perda de potência e aceleração também. O combustível adulterado, por si só já vai prejudicar o desempenho do motor porque, claro, queima mal, mas, em geral, também é um combustível mais sujo (no sentido de emissões de poluentes também, mas com mais impurezas mesmo) e pode ser o culpado pelo nosso problema no 2, saturando o filtro, ou até causando danos aos bicos injetores (e outros componentes até mais caros, como o catalisador).

Agora a gente vai pra pior parte! Qualquer desses problemas (ou os outros 478 que podem fazer o carro perder aceleração) vai te causar angústia ao dirigir e dar um prejuzinho na oficina, mas tem um motivo ainda mais relevante pra você tratar de resolver logo o defeito. TODOS ELES AUMENTAM O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL! Cê fica de olho no consumo? Comenta aí pra eu saber!

Por isso que a manutenção preventiva e escolher um posto de confiança são de extrema importância pra saúde do seu carro e do seu bolso também! E ó... eu disse que tinha um bônus, né? Combustível ruim prejudica o filtro e diversos outros componentes no motor então tem que escolher bem onde abastecer, mas tem outra questão... tem que abastecer direito! Andar com o carro na reserva também pode te dar muita dor de cabeça e prejuízo e é sobre isso que eu falo nesse vídeo aqui, assiste procê vê!


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LIVE - Reparos hidráulicos, com Mari Pavan

Posted by Thais Roland on domingo, maio 05, 2024 in , , , , , , ,
Uma Live meio diferente, mas que expande nossos horizontes quando o assunto é cuidar das próprias coisas sem depender de ninguém! Isso leva, não só à conquista da liberdade, mas também pode ser determinante pra sua segurança. Confiram o papo riquíssimo sobre Reparos Hidráulicos, com a Mari Pavan, do @agilizalab , onde acabou rolando de tudo, inclusive dicas sobre ferramentas e sobre automóveis também. Compartilhe!


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Carro não desliga mesmo tirando a chave


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
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Anderson Dutra
Thiago Valsani
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Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro

Cê ligou seu carro, saiu com ele, chegou no destino e quando foi desligar... o motor continuou funcionando, mesmo depois de você tirar a chave do contato! E agora, né? Eu vou te ajudar a sair desse sufoco e entender o que tá rolando, mesmo sem saber nada de mecânica, viu!

Ó, tem algumas coisas que podem estar fazendo teu carro continuar ligado mesmo depois de tirar a chave do contato e a gente vai explorar as alternativas, mas eu já te digo, de cara, que a maior chance é de ser um defeito elétrico, provavelmente um curto-circuito em alguma parte do chicote elétrico ou em algum componente desse sistema, como um transistor ou um relé, por exemplo, talvez o relé de ignição.

Aliás, curto é uma coisa doida! Eu já peguei um carro, na oficina, com um curto no conector do eletroventilador, a ventoinha, que força a passagem de ar pelo radiador, que você escuta ligar em determinados momentos, que fazia o carro permanecer ligado, mesmo depois de tirar a chave. Nesse caso, foi relativamente fácil de identificar o problema porque o carro só não desligava depois que a ventoinha acionava, mas precisou de bastante atenção e observação pra achar o defeito.

Um defeito no comutador de ignição, essa parte onde você coloca a chave ou até uma chave muito desgastada também podem causar esse tipo de comportamento no seu carro e não é tão incomum. Nesse caso, um teste no comutador ou uma avaliação visual da chave vão revelar o problema.

Mas ó! Tem casos que são mais bizarros. Teu carro tem um componente no sistema de freios, chamado Servofreio, que trabalha com vácuo em conjunto com o funcionamento do motor. Se ele cara apresentar algum vazamento ele pode mandar ar pra dentro do motor e impedir que ele desligue.

Até aqui, pode ser um pouco trabalhoso pra encontrar o defeito, mas o orçamento do conserto ainda tá tranquilo. O problema é que tudo pode piorar, né? Se você ouvir a sigla ECU saindo da boca da pessoa que tá cuidando do teu carro, pode começar a fazer as contas pra ver de onde vai tirar a grana pro reparo, porque esse é o módulo do carro, o computador que comanda um montão de coisas, é caro, em muitos casos não tem como consertar, tem que trocar mesmo, e não tem jeito, tem que fazer, porque não dá pra deixar o carro ligado 24/7 até sabe-se lá quando, né? Então prepara o cartão pra um bocado de parcelas.

Agora eu vou te falar uma coisa muito importante, presta atenção! Quem tem que investigar e resolver o problema é um profissional com conhecimento técnico adequado! Não vai me fazer uma gambiarra no carro, que é perigosa e pode te dar um prejuízo ainda maior ou te colocar numa situação bem difícil mais pra frente, talvez até causar um acidente!

E lembra que manter a Manutenção Preventiva do carro em ordem é sempre a melhor maneira de evitar que os problemas aconteçam além de ser mais saudável pro seu bolso também. Conta aqui pra mim, nos comentários, se você já arruinou o orçamento por causa de um conserto no carro e depois vai pra esse vídeo aqui, onde eu te conto quanto que é pior deixar alguma coisa quebrar no teu carro.




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Sinais de que a bateria do carro já era



Tá difícil de dar partida no seu carro e tem coisas estranhas acontecendo, tipo rádio falhando ou os faróis tão mais fracos e você precisa ter uma ideia do que tá acontecendo pra não passar carão na oficina? Então eu vou te explicar o que pode tá rolando sem você precisar entender nada de mecânica. 

Se você tá chegando agora, meu nome é Thais Roland, sou mecânica desde 2012, já ajudo um monte de gente a cuidar bem dos seus carros.

Bom, mas indo direto pro assunto, hoje eu vou te explicar porque a Bateria pode tá deixando difícil de dar partida no seu carro, os vidros elétricos parecem estar em câmera lenta, o rádio chilicando, entre outras coisas estranhas que tão fazendo você sentir um medinho dele te deixar na mão a qualquer momento; e vou te orientar sobre como resolver o problema e não deixar isso acontecer mais também. Ah, e eu te garanto que não vou usar um monte de termos técnicos pra confundir ainda mais a sua cabeça. A ideia é fazer você entender seu carro de maneira simples, prática e objetiva, então bora lá.

A Bateria fornece energia pra todos os componentes elétricos e eletrônicos do seu carro enquanto ele tá desligado. Depois que você dá a partida, quem assume essa função é o Alternador, além de começar também a recarregar a Bateria. Manter rádio, faróis, luzes internas e mais um monte de coisas ligadas no seu carro consome um bocado de energia da Bateria, mas nada se compara à partida.

Quando você liga o motor do carro a Bateria tem que fornecer uma carga enorme pro motor de partida (ou de arranque) e é o momento em que ela mais sofre, por isso percursos muito curtos são péssimos pro seu carro. Eu vou deixar o link aqui falando sobre isso pra você assistir depois, tá?

Além disso, a Bateria, como qualquer outro componente do seu carro, tem um tempo de vida, nesse caso, alguma coisa entre 3 e 5 anos, e aí tem que ser substituída mesmo, não dá pra ficar dando carga nela pro reso da vida. Se você administra mal a carga da Bateria (com percursos curtos, por exemplo, ou usando muitos recursos elétricos/eletrônicos com o carro desligado) ou se deixa passar o período de troca preventiva ela começa a perder a capacidade de fornecer carga adequada, tanto pros componentes que dependem de energia quanto pro motor de arranque, na hora de dar partida e é aí que você começa a notar que a partida tá mais difícil, parece que o motor de arranque tá mais lento (e tá mesmo) e começa a notar comportamentos estranhos nos sistemas elétricos e eletrônicos, como eu já mencionei, vidros elétricos subindo mais devagar, faróis mais fracos, falhas no ar-condicionado e outros problemas que parecem inexplicáveis ou que aparecem vez ou outra, são intermitentes.

Isso tudo é a Bateria te avisando que ela já não tá mais dando conta do recado e se o problema é carga muito baixa, mas ela ainda tá dentro do prazo de vida, pode ser que uma recarga resolva. Nesse caso, você leva teu carro até um auto-elétrico e o profissional vai colocar a Bateria num carregador. E aí, ó, presta atenção nisso! Não tenha pressa! Prefira a carga lenta, que é muito mais saudável pra Bateria. A carga rápida vai resolver logo o seu problema, mas esquenta a Bateria e isso não é bom pra ela, vai diminuir a vida útil do componente e te obrigar a trocá-la mais pra frente, antes do previsto. Agora, se a Bateria tá perdendo eficiência porque tá perto do fim da vida dela mesmo, aí não tem jeito, tem que trocar mesmo e pronto, da mesma maneira que se o problema for algum defeito nela, por exemplo, um vazamento da solução que tem dentro dela, que normalmente faz juntar aquela crostinha esverdeada nos polos, desse jeito aqui, ou um estufamento dela que também indica um problema sério.

E como fazer pra evitar esses perrengues e, principalmente, pra evitar que ela tenha um piripaque mesmo e te largue no meio do trânsito, no horário de pico, debaixo de chuva? Porque é sempre assim que dá o problema, né? Na pior situação! Comenta aqui se isso já te aconteceu?

Bom, Manutenção Preventiva é sempre o melhor caminho pra evitar que qualquer problema aconteça no teu carro e aqui não é diferente. Nas revisões, pede sempre pra pessoa que cuida do teu carro testar a Bateria e ver como tá a saúde dela e fica de olho no tempo que ela já tá no carro, lembrando que esse componente costuma durar entre 3 e 5 anos, e toma cuidado em como você consome a carga dela. Mantenha os faróis apagados enquanto o carro tá desligado, evite usar as luzes internas e o rádio nessa condição também e, principalmente, ande com seu carro! Dê tempo ao Alternador para devolver carga pra Bateria em percursos mais longos. 

Agora manda essa dica praquela pessoa que vive dando tranco pro carro ligar e já vai aqui pro vídeo onde eu falo sobre como o tranco pode te dar o maior preju!

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LIVE - Manutenção Preventiva, com Ana Paula Meningue

Gente, se vocês não sabem o que rola nas manutenções do seu carro essa Live é pra vocês! Papo enriquecedor com a @anacarvalhomeningue , proprietária de 3 oficinas Bosch Car Service com vaaaaaarios toques pra vocês cuidarem bem dos possantes de vocês!


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Carro desligando sozinho!!!

Seu carro desliga sozinho, "do nada" e não é o sistema Start/Stop operando? Então confere aqui comigo algumas possibilidades pro problema, deixa teu comentário e compartilha a dica com a galera!


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