Live incrível com a @caroldelvecchiooficial ! Falamos sobre tudo! Customização de caminhões, mulheres no setor, e mais um monte de coisas ! Além das participações super especiais da @aguia.naestrada e da @deborarodriguesoficial !
Hoje eu vou te ajudar a encontrar uma solução pro calor que cê tá passando dentro de um carro sem ar condicionado, te apresentando algumas alternativas. Vamos lá?
Antes de mais nada eu quero te advertir sobre as gambiarras que você pode encontrar na Internet. Gelo ou paninhos molhados nas saídas de ar e outras doideiras desse tipo devem ser vistas como o que elas são: piadas. Comenta aqui pra mim quantos absurdos você já achou antes de chegar até esse vídeo!
Bom, isso estando esclarecido, posso começar a te dar alternativas de verdade e a primeira é considerar a aplicação de películas de escurecimento nos vidros, muito conhecidas pela sua marca de referência no mercado, Insulfilm. Essas películas conseguem, de verdade, diminuir a temperatura dentro do carro, mas é preciso verificar se o produto que você escolheu está dentro dos limites de transparência permitidos por lei e se bloqueia raios UV.
Para os vidros das janelas das portas traseiras existem capas que são instaladas por cima das portas. São muito legais pra aumentar a eficiência das películas de escurecimento ou então pra você poder abrir as janelas e deixar entrar uma brisa moderada, em vez de um vento muito forte. É muito legal em dias de chuvas leves que costumam embaçar muito os vidros, já que você pode deixar as janelas traseiras abertas e a capa vai segurar a chuva e permitir que o ar circule dentro do carro. Mas chuva leve, viu! Eu vou deixar o link de um jogo desses bem bacana pra você dar uma olhada. https://mercadolivre.com/sec/28wRBL4
Agora eu vou te falar também sobre a opção do ar condicionado portátil, que anda ficando popular na Internet, mas precisa de atenção.
Esses equipamentos, vendidos como ar condicionado portátil, não são um ar condicionado de verdade. Um aparelho daquele tamanho não consegue ter a eficiência de um sistema de ar condicionado automotivo, então mantenha suas expectativas com relação a essa solução bem baixas. A real é que eles são apenas climatizadores, que vão trazer um pouco de conforto térmico e só.
Os mais eficientes são os que precisam ser abastecidos com água (gelada ou com pedras de gelo junto), mas aí, isso também pode se tornar um inconveniente, já que você vai ter que ter sempre um estoque de gelo ou fazer paradas pra reabastecer o reservatório.
Outra alternativa é investir em um sistema de ar condicionado mesmo. Mas olha... toma cuidado com as pegadinhas do mercado também! Se é pra colocar um ar condicionado, invista num de verdade, que vai ser instalado no carro por um especialista, com todas as modificações bem feitas e, claro, prepara o bolso, porque isso não vai sair barato. Só os equipamentos já vão sair caro e a mão de obra também vai ser alta por causa da complexidade da instalação. Mas vale muito a pena pra ter conforto e segurança também, já que o sistema vai conseguir desembaçar os vidros com muito mais eficiência também.
E se você acha que instalar um ar condicionado, além de ficar caro vai também gastar mais combustível do seu carro... bom... eu te conto sobre isso nesse vídeo aqui e quero saber depois o que você decidiu fazer da sua vida, tá?
Hoje a gente vai entender porque teu carro automático não tá ligando e sair desse perrengue rapidão, sem complicação, e eu vou dividir esse conteúdo em duas partes. Primeiro, pro caso de você ter acabado de pegar o seu primeiro carro automático e depois pro caso de você já ter intimidade com esse tipo de câmbio e estar com a dificuldade.
Se essa é a sua primeira experiência com o câmbio automático, a dificuldade em ligar o carro pode não ser nenhum problema mecânico, mas sim, só o seu período de adaptação mesmo com o novo sistema. Isso acontece muito!
Carros automáticos não ligam simplesmente com o girar da chave ou o apertar do botão, como os equipados com câmbio manual. Isso é uma questão de segurança!
Então o primeiro detalhe a ser observado é a posição da alavanca. Carros automáticos só dão partida se a alavanca estiver no P ou no N (de preferência no P, porque o N é uma posição estratégica pra usarmos no socorro do seu carro, pra colocar ele no guincho, ou pra movimentar ele na oficina sem ligá-lo). E é quase uma regra entre os carros automáticos, também ter que pisar no pedal do freio pra que a partida seja liberada. Na dúvida sobre o procedimento pra ligar o carro, dá uma olhada no Manual do Proprietário que sempre vai ter lá como é que faz.
Agora, se você já observou tudo isso e o carro continua sem pegar, pode ser que tenhamos mesmo um problema e existe uma grande chance dele estar na Bateria. Baterias descarregadas ou com defeito vão impedir a partida, com toda certeza, assim como um problema no motor de partida, ainda que seja um pouquinho mais raro.
Falta de manutenção preventiva relacionada ao sistema de ignição também vai te dar dor de cabeça pra ligar o carro, normalmente por causa de velas e cabos de velas muito desgastados ou um defeito nas bobinas de ignição.
Problemas no próprio câmbio automático também podem fazer o seu carro não ligar, por exemplo, um defeito na alavanca ou no seletor de marcha. Você pode estar levando a alavanca pra posição certa, mas o defeito não está deixando o carro reconhecer a posição, por isso, não permite a partida. Ou então, falta de troca do fluído da transmissão, que também pode prejudicar o sistema e impedir a ignição.
Aliás, tem muita gente que ainda acredita que não precisa trocar o fluído da transmissão automática e isso tá fazendo muito câmbio quebrar e o preju é beeeem grande, viu! Mas eu vou deixar a Motul te explicar isso nesse vídeo aqui com uma discussão riquíssima sobre esse assunto.
Piloto Automático e Limitador de Velocidade são dois recursos que têm um Super Poder, sabia? Entenda aqui como eles funcionam e o que podem fazer por você, deixa teu comentário e compartilha a dica com a galera!
Dessa vez eu vou te ajudar a entender dois recursos que teu carro pode ter, que você pode estar ignorando por não conhecê-los ou por não saber usar e que podem te facilitar muito a vida! O Piloto Automático, que pode ter nomes mais sofisticados, como Cruise Control, e o Limitador de Velocidade, que tem o super poder de te salvar de um perrengue que eu te conto logo em seguida!
Ó, cê notou que eu coloquei uma imagem só quando mencionei os recursos? Pois é... é que o botão é o mesmo pros dois mesmo! Só se liga porque teu carro pode ter um, mas não ter o outro. Isso você vai descobrir no Manual do Proprietário do seu carro.
O Piloto Automático é um recurso muito legal pra estradas. Nele você seleciona uma velocidade que o carro vai manter, sozinho, com o módulo eletrônico controlando a aceleração e a frenagem, até que você desative o recurso. Cada carro tem um jeitinho pra configurar a velocidade e acionar o Piloto Automático, que sempre tá bem explicadinho no Manual do Proprietário, mas, em geral, o jeito de desativar é unânime, pisando no acelerador ou no freio, pra sinalizar pro carro que você quer retomar o controle. Você pode querer fazer isso numa ultrapassagem ou diante de um congestionamento, por exemplo. Dá pra usar na cidade também, nas vias de maior velocidade, como as marginais, por exemplo, mas fica um pouco mais difícil de aproveitar bem o recurso. Daí... esse sistema evoluiu pro ACC, o controle de velocidade adaptativo! Mas se você quiser saber sobre esse cara vai ter que deixar um "Quero saber sobre o ACC" aqui nos comentários.
Já o Limitador de Velocidade é ideal, justamente, pros centros das cidades! Aqui você escolhe uma velocidade limite, que quando é atingida o carro emite um alerta. Tem carro que é mais inteligente ainda e corta a aceleração pra garantir que você não vai passar da velocidade configurada. Um detalhe importante aqui é que você continua controlando a aceleração e frenagem normalmente e o sistema eletrônico só vai monitorar se você tá dentro do limite que determinou.
Agora presta atenção, que eu vou te contar a grande vantagem de cada um desses recursos!
O Piloto Automático vai deixar suas viagens muito mais confortáveis, por razões óbvias! Não ter que pisar no acelerador e no freio ao longo de uma distância longa é extremamente confortável. Mas o que ele e o Limitador de Velocidade têm em comum, que é a vantagem mega blaster, é que ambos podem te salvar de... MULTAS!!!
Pois é! Se você disser pro Piloto Automático manter uma velocidade ligeiramente abaixo do limite da estrada e pro Limitador de Velocidade de alertar quando você estiver perto do limite da via, ambos podem evitar que você ganhe uma multa e desembolse uma grana considerável, além de levar pontinhos na carteira de habilitação.
Mas ó! Tem mais vantagem, principalmente na estrada, em manter uma velocidade razoável, sabia? Inclusive, usando esses recursos! ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL! Mas eu nem vou falar nada agora, eu vou é deixar a playlist de Combustíveis aqui pra você maratonar, porque eu quero te ver gastando dinheiro com comida, hotéis, aventuras radicais... não com o carro!