Google+
1

Km de Dicas - Correia Dentada

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 25, 2018 in , , , , , ,

A correia dentada é responsável por manter o sincronismo entre o comando de válvulas e o virabrequim. Eu sei que é muito técnico, mas eu preciso convencer vocês de que esse é um componente importante no carro e que merece atenção, então vou fazer isso dizendo que se você não trocar ela nos períodos de Manutenção Preventiva e ela arrebentar, por exemplo, você pode perder o motor do seu carro com os pistões atropelando as válvulas, as válvulas riscando as paredes dos cilindros....... Convenci?

Ótimo! Então verifique no manual do seu carro os períodos de substituição e respeite as especificações da correia. Além disso, sempre peça pro mecânico trocar o tensor (ou tensionador, ou esticador... depende do seu mecânico) da correia e dar uma boa avaliada também nas condições da bomba d'água e na engrenagem do Virabrequim, já que esses dois componentes podem danificar a correia nova se estiverem em más condições.


Tem alguns motores que não usam correia dentada pra manter o sincronismo do motor. Neste caso você tem que descobrir se ele usa corrente ou engrenagens pra essa função e prestar atenção às manutenções que esses componentes necessitam. Apesar de serem mais duráveis do que as correias, também exigem reparos ou substituição.

Se você é @ feliz proprietári@ de um carro popular, fica alerta na hora de comprar uma correia nova, sozinha ou em um kit, já que tá a maior onda de pirataria rolando no mercado. Pra se proteger, pega o número do lote da correia e entra em contato com o fabricante pra ver se tá tudo certo com ele.

A Continental ContiTech forneceu um documento que relaciona os principais problemas com correia dentada, seus diagnósticos e soluções. Eu coloco ele aqui em formato de imagem pra vocês, mas quem quiser o PDF é só me mandar um email pedindo que eu envio, tá?


Corre lá pra ver o vídeo da semana e não esquece de compartilhar com a galera!


Usa os comentários pra conversar comigo e a gente se vê de novo na semana que vem!

1 Comments


Thais, boa tarde. Você ainda tem esse PDF?

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.