Google+
0

Fim de férias e o carro cheio de areia. O que fazer?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, fevereiro 02, 2018 in , , , ,
Você é desses que vai pra praia e só lembra de passar o protetor solar no segundo dia, porque já tá igual ao Patrick Estrela e não consegue nem respirar sem sentir a pele arder? Ram... Então vamos falar do seu carro, porque das queimaduras você já vai se livrar até voltar pra casa.


Os carros mais novos recebem tratamentos cada vez melhores e mais eficientes contra a corrosão das partes metálicas e muitas coisas são substituídas por peças de outros materiais (plástico, em sua maioria) também com a intenção de manter o bichinho da ferrugem longe do seu possante, mas alguns cuidados ainda são necessários.

A maresia é um veneno pro seu carro e o alerta vermelho deve ser aceso se você deu uma daquelas raladinhas que risca a tinta e chega até a lata. Não precisa ficar passando Mercúrio nos machucados do “tomóvi”, mas precisa dar um belo banho nele quando terminar as férias e voltar pra casa.

Um belo banho mesmo! Desses de lavar até o motor, mas é aqui que quem entra em pânico sou eu! Então vamos fazer direito e explicar a limpeza do motor, da suspensão, do interior... tudo por partes, como Jack gosta.

Pra lavar o exterior, tudo normal: aquele lava-rápido que você gosta vai dar a devida atenção usando o shampoozinho com cera que você curte, tudo direitinho.


No interior, aspirador de pó com carinho. O lava-rápido também dá aquele trato, mas na volta da praia tem que ter um cuidadinho redobrado, já que uma areinha ou outra entra no carro e se ficar perdida por lá vira aquela catinga de peixe morto que ninguém agüenta. Tapetinhos pra fora e aspirador com aquela pontinha pros cantinhos. Se você não acha que o lavador vai dar a devida atenção faz você mesmo, com os filhos, no fim de semana, como se fazia “naquele tempo” e transforme isso numa diversão!

Não use produtos a base de silicone nas peças plásticas. Eles são facas de dois “legumes”. A peça fica LINDA na hora que passa aquela gosminha, mas depois a gosminha não sai nunca mais na vida! Além disso, alguns produtos que a galera passa no painel aquecem e evaporam melecando o parabrisa por dentro e aí, minha cara pessoinha... HAJA pra tirar aquilo de lá!
Pneus não precisam de “pretinho”. Lembra que dali meia hora cê vai ralar a roda na guia de novo e vai emputecer com o universo todo por causa disso e lá se vai o brilho do pneu. Mas mesmo que você não tente fazer uma descolada faixa-branca no pobre coitado, o pneu é o único ponto de contato do carro com o chão então ele vai ficar sujo SEMPRE. Deixa ele, mano! Limpa, mas sem paranóia.

Agora o alerta começa a aumentar... vamos falar sobre a parte de baixo do carro. É super ok lavar o carro por baixo com aquelas máquinas de alta pressão. Ali tudo é vedadinho e não tem nenhum problema bater água com força. Mas usa só água e, no máximo, sabão. Nada de produtos químicos pra limpar. Minha preocupação maior é o tal do “Limpa-Baú”. Esse produto é extremamente agressivo e a galera adora usar. Quando a gente resgata um carro antigo que passou tipo 20 anos abandonado num quintal a gente usa o limpa-baú pra lavar toda a parte de baixo do carro e o motor, mas sabe o que acontece? O treco arranca até tinta.

Num carro antigo, que vai ser restaurado de cabo a rabo não tem problema nenhum. Tudo o que o produto remover ou estragar será mesmo substituído, mas no seu carro novinho não! Ele pode estragar borrachas, mangueiras e mais um montão de coisas na parte de baixo do seu carro e você só vai receber a conta da oficina na próxima revisão.


Aí a gente chega no motor e, PELAMORDEDEUS, não deixa o lavador nem passar perto do motor do seu carro com a latinha de limpa-baú na mão! Até pra usar a máquina de alta pressão de água no motor tem que ter cautela. Tem carro que tem o módulo no cofre do motor, carro que tem caixa de fusível, um monte de coisa que não pode molhar. Sempre que tem alguma coisa desse tipo no motor ele já vem com proteções pra não entrar água, porque ali entra mesmo água de chuva e talz, mas eles não estão preparados pra receber um super jato mega forte de água e muito menos um produto químico altamente corrosivo! Ali é trabalho de paciência mesmo: jogar água, ir limpando tudo com um paninho (que não solte aquele monte de fiapos), uma gasolininha ou um querosene em algumas partes pra limpar a graxa, mas tudo com muito cuidado e atenção.

Isso tudo é importante de verdade quando a gente volta do litoral, uma atenção que só vai fazer bem pro seu carro e pro seu bolso, evitando que partes apodreçam e precisem de substituição. Mas tem que ter todo esse cuidado mesmo. Não pode ser serviço feito de qualquer jeito não.

Deixa aí nos comentários a sua opinião, as suas sugestões, conta seu causo ou desce a lenha, mas conta o que você tá achando das dicas e não esquece de compartilhar com a galera. Até a próxima, Coisos! Super beijo!

Obs.: Agora que leram o post todo, podem assistir o vídeo também. ;P


Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.