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Você sabe trocar o pneu do seu carro?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, fevereiro 16, 2018 in , , , , , , , , , , ,

Imagine-se à noite, numa estrada deserta, debaixo de chuva, com as crianças chorando no banco traseiro, sem sinal do celular e com dois olhos vermelhos brilhantes te observando por detrás de um arbusto, prá lá do acostamento quando, de repente, o pneu do seu carro fura! O que você faz?

É... em geral a recomendação pra um pneu furado é ligar pro seguro e pronto, mas tem horas que isso não é uma opção e você vai ter que se virar. Por isso, não importa quanta tecnologia seu carro tem, você precisa saber trocar um pneu. Eu torço pra que nunca precise usar esses conhecimentos, mas eles precisam ser adquiridos.

Então, como já é de costume no Km de Dicas, tem aqui o post pra quem gosta de ler e lá no final tem o vídeo pra quem gosta de assistir a dica.

Trocar pneu é fácil, mas é sujo e algumas coisas podem dificultar sua vida, então vamos às dicas.

A primeira coisa a fazer é puxar o freio de mão e engatar uma marcha. Isso dá segurança à quem vai fazer a substituição da roda. Se for possível, tente também parar em um lugar plano e com o piso firme.

Depois disso, localize onde estão o estepe, o triângulo de segurança, o macaco e a chave de roda. O Manual do Proprietário sempre tem essas informações, por isso, deve viajar no porta luvas, sempre com você.

Posicionar o triângulo de segurança é muito importante e existe algumas regras pra isso. Você as encontra neste link aqui http://portaldotransito.com.br/noticias/voce-sabe-quando-e-como-usar-o-triangulo-de-sinalizacao-o-portal-explica . A distância mínima é de 30m da traseira do carro.

Depois da via sinalizada você vai posicionar o macaco no carro seguindo a indicação na lataria. É uma setinha na parte de baixo do carro que indica onde você deve encaixar o macaco. Isso também está no Manual do Proprietário. Quando encaixar a ferramenta no lugar certo, apenas apóie o carro, mas ainda não suba. Antes disso é necessário afrouxar os parafusos.

Uma dica legal é usar uma chave de roda prolongável. Você encontra em qualquer loja de auto-peças e ela quebra um galhão. A chave prolongável é maior que a original e quando você a prolonga fica ainda maior. Isso é muito legal porque permite que você faça menos força na hora de soltar os parafusos e de prendê-los novamente.

Com o carro apoiado, remova a calota, se houver, e tire o aperto de todos os parafusos. Tirar o aperto significa soltá-los apenas para que fiquem livres, mas ainda não se deve desrosqueá-los até o fim.

Agora podemos levantar o carro o suficiente para a roda sair do chão e mais um pouquinho, esse "pouquinho" é porque o pneu furado fica murcho e logo sai do chão quando subimos o macaco, mas o estepe, que está cheio, pode não ter espaço para entrar no lugar.

Com o carro no alto podemos terminar de tirar os parafusos (com a mão mesmo ou com a ajuda da chave de roda) e remover o pneu furado. Cuidado para não se machucar quando soltar o último parafuso! Já tenha a roda segurada pela outra mão nesse momento.

Hora de colocar o estepe no lugar (que eu espero que vocês já tenham aprendido a calibrar toda semana, junto com os outros pneus, né?). Novamente, preste bastante atenção para não esmagar os dedos em lugar nenhum. Traga o estepe para perto do carro, encaixe no lugar e alinhe os furos dos parafusos. Coloque os parafusos com a mão para ter a certeza de que as roscas entraram direitinho em seus lugares e você não corre o risco de espanar nenhuma delas. Encoste os parafusos todos na mão, até sentir que a roda já parece presa. Se precisar da chave de roda pra dar um leve aperto, pode usar também.

O aperto final é dado com o carro no chão, então depois de encostar os parafusos, desça o carro do macaco e aperte os parafusos com a chave de roda, sempre em cruz, ou seja, aperte os parafusos opostos um do outro para garantir que a roda encosta corretamente no seu lugar.

E pronto! Agora é só recolher tudo: colocar o pneu furado no lugar do estepe, guardar as ferramentas e a calota (não vai esquecer dela! nem do triângulo de segurança!) e ir direto pro borracheiro pra consertar o pneu!

Um detalhe importante pra ressaltar aqui é a forma de utilizar a chave de roda. Em geral, quando fazemos algum serviço na oficina, puxamos a ferramenta na hora de soltar ou apertar parafusos. No vídeo, vocês vão notar que eu empurro a ferramenta e recomendo que vocês usem o peso do corpo para ajudar a fazer força. Isso é bacana pra diminuir seu esforço, mas é preciso prestar bastante atenção pra não se machucar. Confira sempre se a chave está bem encaixada e não deixa os dedos marcando touca na hora de empurrar. Eu não recomendo também que suba em cima da chave pra pular nela e fazer mais força, se ela escapar ou se seu sapato escorregar pode se machucar bem feio.

Outra dica legal e sempre ter um parzinho de luvas, uma lanterna e um jaleco no carro, junto com as ferramentas. Não atrapalha em nada e te mantém limpo na hora de trocar o pneu ou mexer em qualquer outra coisa no carro.

Agora é com vocês! Não deixem de compartilhar a dica com a galera e deixar nos comentários as sugestões, os causos e tudo mais! E até a próxima, Coisos!


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