0
Como saber se está na hora de trocas as pastilhas de freio do seu carro
Posted by Thais Roland
on
sexta-feira, fevereiro 23, 2018
in
Bosch,
Dicas Automotivas,
Km de Dicas,
Manutenção Preventiva,
Pastilhas de Freio
Respeitar os períodos de revisão que constam no Manual do Proprietário do seu carro é mais que importante e eu vivo dizendo isso por aqui, mas minha função vai além de convencer vocês a ler o raio do manual. Hahaha. Então hoje o assunto é pastilhas de freios e vamos discutir alguns assuntos relacionados a esse tópico. E como é um post de dicas, ele vem, mais uma vez, acompanhado de um vídeo da série Km de Dicas pra vocês aprenderem direitinho a cuidar do possante de vocês.
Sempre pegando como exemplo os sistemas que equipam a maior parte dos carros, os sistemas de freio são hidráulicos e quando pisamos no pedal para parar ou desacelerar o carro o que acontece é que uma haste empurra um pistão no cilindro mestre.........
Não... péra... Eu não tô falando com mecânicos, então vamos manter a coisa simples, certo? Hahaha
Quando a gente pisa no pedal do freio, o sistema hidráulico é acionado para empurrar as pastilhas contra o disco de freio. O atrito entre essas duas peças faz com que o carro comece a perder velocidade até parar, se assim desejarmos.
Grande parte dos carros populares, no Brasil, ainda contam com sistema de freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Então temos:
No sistema de freios a disco o componente que mais desgasta são as pastilhas e no sistema a tambor, são as lonas. Entretanto, o disco e o tambor também sofrem desgaste e precisam de verificação periódica e eventual substituição, ainda que com menor freqüência.
Sobre o fluido de freio temos duas observações importantes. A primeira é que o nível só abaixa por desgaste natural dos componentes ou por vazamento, o que significa que o fluido jamais deve ser completado no posto de gasolina, em casa ou qualquer outra situação. No caso de um vazamento, este deve ser sanado e o fluido deve ser substituído, o sistema deve ser sangrado e tudo mais. No caso de desgaste dos componentes, assim que estes são substituídos, o nível do fluido volta ao normal. O manual do carro também recomenda a substituição periódica do fluido (em geral uma vez por ano) que deve ser realizada mesmo que o carro não apresente nenhum comportamento anormal. Essa é uma manutenção preventiva!
A segunda observação importante é com relação ao tipo de fluido que se deve usar no sistema. O DOT (tipo do óleo) vem especificado no manual e deve ser obedecido. Tem uma galera que gosta de colocar no carro as novidades do mercado, aí o manual diz pra você usar DOT 4, você vai até a autopeça e vê que saiu um fluido DOT 5, que é mais atual, tem mais tecnologia e bla bla bla e resolve colocar no seu carro... NÃO FAÇA! Esse tipo de decisão pode causar danos seríssimos ao sistema do seu carro e o prejuízo vai ser grandãozão! Não invente moda!
Sobre as pastilhas, para saber quando está na hora de trocá-las a gente precisa dar uma olhadinha nelas. Alguns carros têm desenhos de rodas que permite que a gente enxergue as pastilhas por entre os vãos, mas o legal mesmo é tirar as rodas e olhar pra elas e para o disco com mais atenção. (Se você não sabe como tirar a roda do carro, dá uma olhadinha no vídeo do Km de Dicas sobre Troca de Pneu).
Aqui temos a foto de uma pastilha de freio nova. A parte mais larga é o material de desgaste e a parte mais estreitinha é a carcaça dela.
Aqui temos a foto de uma pastilha que já chegou no período de troca. Percebam que a altura do material de desgaste está quase igual à da carcaça.
E esta é uma pastilha de freio que foi usada até além do limite. Neste ponto, motorista e passageiros já correm risco de sofrer um acidente por ineficiência dos freios.
Cada roda do seu carro tem um disco de freio e duas pastilhas, uma de cada lado do disco. Na foto abaixo podemos ver uma delas, instalada na pinça de freio.
O disco de freio, como eu comentei acima, também sofre desgaste e começa a apresentar um degrau na borda. O mais comum é termos que substituir o disco de freio a cada duas trocas de pastilhas, mas é necessário medir a espessura do disco e conferir com os limites determinados pela montadora para saber se é o momento de trocar ou não. (E se o mecânico "medir" o seu disco com um paquímetro de plástico, peça que ele remonte as rodas no seu carro e procure outra oficina, pelamordedeus)
Quando a gente troca as pastilhas de freio, mas não troca o disco ainda, é normal que a eficiência das primeiras frenagens seja menor e também é normal ouvir barulho. Isso acontece porque as pastilhas novas estão assentando no disco antigo. Algumas oficinas têm o hábito de "dar uma quebradinha" nas bordas das pastilhas novas pra evitar o assobio, mas eu prefiro orientar sobre o comportamento dos componentes. Desgastar os cantos das pastilhas, além de fazê-las perder a garantia, tira material de atrito e diminui a área de contato com o disco, ainda que durante apenas algumas frenagens.
Outro detalhe importante na hora de fazer manutenção nos freios é escolher uma boa pastilha. Como explica, Vinicius Maran, da Bosch, "quanto mais “dura” a pastilha, maior é o desgaste dos discos. Além disso, o desgaste do sistema de freios está ligado ao quanto ele será utilizado e o quão severa será essa solicitação. Estradas em mau estado de conservação exigirão mais a utilização do freio, afetando assim a durabilidade do sistema. O anda e para que acontece nas situações de trânsito da cidade também influência nesse quesito, pois os freios são muito exigidos nesses momentos. Adicionalmente, o peso e utilização do veículo em questão também são fatores primordiais em relação a durabilidade dos componentes de freios."
Ainda com informações da Bosch, a escolha da pastilha também tem impacto na eficiência dos freios, na economia (levando em conta o desgaste do conjunto) e o meio ambiente. Grande parte das pastilhas de freio ainda contém cobre, que é eliminado no ar e nas ruas conforme o desgaste e prejudica o meio ambiente, então, na hora de comprar as novas pastilhas, faça uma pesquisa pra saber quais usam menos ou nenhum cobre na composição e ajude os bebês-foca a sobreviverem! :)
Tem carro que facilita a nossa vida e dá alertas sobre o momento de checar o sistema de freios, mas se seu carro não tem esses recursos bacanudos, calce suas luvinhas e mãos a obra! Verifique as condições dos freios do seu carro e compartilha as informações com seus amigos! Assim todo mundo fica ligado na manutenção preventiva dos possantes!
Não esquece que o espaço pra comentários é todo de vocês e conversem comigo! Beijokas e até o próximo post, Coisos!
Sempre pegando como exemplo os sistemas que equipam a maior parte dos carros, os sistemas de freio são hidráulicos e quando pisamos no pedal para parar ou desacelerar o carro o que acontece é que uma haste empurra um pistão no cilindro mestre.........
Não... péra... Eu não tô falando com mecânicos, então vamos manter a coisa simples, certo? Hahaha
Quando a gente pisa no pedal do freio, o sistema hidráulico é acionado para empurrar as pastilhas contra o disco de freio. O atrito entre essas duas peças faz com que o carro comece a perder velocidade até parar, se assim desejarmos.
Grande parte dos carros populares, no Brasil, ainda contam com sistema de freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Então temos:
- o pedal de freio
- o cilindro mestre
- o reservatório de fluido
- o fluido (ou óleo) de freio
- o sistema de canos
- nas rodas dianteiras
- os discos de freio (sólidos ou ventilados)
- as pinças
- as pastilhas
- nas rodas traseiras
- o tambor de freio
- as sapatas
- as lonas de freio
No sistema de freios a disco o componente que mais desgasta são as pastilhas e no sistema a tambor, são as lonas. Entretanto, o disco e o tambor também sofrem desgaste e precisam de verificação periódica e eventual substituição, ainda que com menor freqüência.
Sobre o fluido de freio temos duas observações importantes. A primeira é que o nível só abaixa por desgaste natural dos componentes ou por vazamento, o que significa que o fluido jamais deve ser completado no posto de gasolina, em casa ou qualquer outra situação. No caso de um vazamento, este deve ser sanado e o fluido deve ser substituído, o sistema deve ser sangrado e tudo mais. No caso de desgaste dos componentes, assim que estes são substituídos, o nível do fluido volta ao normal. O manual do carro também recomenda a substituição periódica do fluido (em geral uma vez por ano) que deve ser realizada mesmo que o carro não apresente nenhum comportamento anormal. Essa é uma manutenção preventiva!
A segunda observação importante é com relação ao tipo de fluido que se deve usar no sistema. O DOT (tipo do óleo) vem especificado no manual e deve ser obedecido. Tem uma galera que gosta de colocar no carro as novidades do mercado, aí o manual diz pra você usar DOT 4, você vai até a autopeça e vê que saiu um fluido DOT 5, que é mais atual, tem mais tecnologia e bla bla bla e resolve colocar no seu carro... NÃO FAÇA! Esse tipo de decisão pode causar danos seríssimos ao sistema do seu carro e o prejuízo vai ser grandãozão! Não invente moda!
Sobre as pastilhas, para saber quando está na hora de trocá-las a gente precisa dar uma olhadinha nelas. Alguns carros têm desenhos de rodas que permite que a gente enxergue as pastilhas por entre os vãos, mas o legal mesmo é tirar as rodas e olhar pra elas e para o disco com mais atenção. (Se você não sabe como tirar a roda do carro, dá uma olhadinha no vídeo do Km de Dicas sobre Troca de Pneu).
Aqui temos a foto de uma pastilha de freio nova. A parte mais larga é o material de desgaste e a parte mais estreitinha é a carcaça dela.
Aqui temos a foto de uma pastilha que já chegou no período de troca. Percebam que a altura do material de desgaste está quase igual à da carcaça.
E esta é uma pastilha de freio que foi usada até além do limite. Neste ponto, motorista e passageiros já correm risco de sofrer um acidente por ineficiência dos freios.
Cada roda do seu carro tem um disco de freio e duas pastilhas, uma de cada lado do disco. Na foto abaixo podemos ver uma delas, instalada na pinça de freio.
O disco de freio, como eu comentei acima, também sofre desgaste e começa a apresentar um degrau na borda. O mais comum é termos que substituir o disco de freio a cada duas trocas de pastilhas, mas é necessário medir a espessura do disco e conferir com os limites determinados pela montadora para saber se é o momento de trocar ou não. (E se o mecânico "medir" o seu disco com um paquímetro de plástico, peça que ele remonte as rodas no seu carro e procure outra oficina, pelamordedeus)
Quando a gente troca as pastilhas de freio, mas não troca o disco ainda, é normal que a eficiência das primeiras frenagens seja menor e também é normal ouvir barulho. Isso acontece porque as pastilhas novas estão assentando no disco antigo. Algumas oficinas têm o hábito de "dar uma quebradinha" nas bordas das pastilhas novas pra evitar o assobio, mas eu prefiro orientar sobre o comportamento dos componentes. Desgastar os cantos das pastilhas, além de fazê-las perder a garantia, tira material de atrito e diminui a área de contato com o disco, ainda que durante apenas algumas frenagens.
Outro detalhe importante na hora de fazer manutenção nos freios é escolher uma boa pastilha. Como explica, Vinicius Maran, da Bosch, "quanto mais “dura” a pastilha, maior é o desgaste dos discos. Além disso, o desgaste do sistema de freios está ligado ao quanto ele será utilizado e o quão severa será essa solicitação. Estradas em mau estado de conservação exigirão mais a utilização do freio, afetando assim a durabilidade do sistema. O anda e para que acontece nas situações de trânsito da cidade também influência nesse quesito, pois os freios são muito exigidos nesses momentos. Adicionalmente, o peso e utilização do veículo em questão também são fatores primordiais em relação a durabilidade dos componentes de freios."
Ainda com informações da Bosch, a escolha da pastilha também tem impacto na eficiência dos freios, na economia (levando em conta o desgaste do conjunto) e o meio ambiente. Grande parte das pastilhas de freio ainda contém cobre, que é eliminado no ar e nas ruas conforme o desgaste e prejudica o meio ambiente, então, na hora de comprar as novas pastilhas, faça uma pesquisa pra saber quais usam menos ou nenhum cobre na composição e ajude os bebês-foca a sobreviverem! :)
Tem carro que facilita a nossa vida e dá alertas sobre o momento de checar o sistema de freios, mas se seu carro não tem esses recursos bacanudos, calce suas luvinhas e mãos a obra! Verifique as condições dos freios do seu carro e compartilha as informações com seus amigos! Assim todo mundo fica ligado na manutenção preventiva dos possantes!
Não esquece que o espaço pra comentários é todo de vocês e conversem comigo! Beijokas e até o próximo post, Coisos!