Google+
1

Mensagens de erro mal educadas

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 10, 2010 in
Ahhhh... as sutilezas dos programadores... :)

Sou formada em Ciência da Computação mas não tive paciência para me tornar programadora.

O problema? Odeeeeeeeeeio fazer tratamento de erro!

Calma! Vou explicar... Tratar erro é o seguinte: sabe quando você vai usar um programa que diz pra você "Digite 1 para criar um arquivo; Digite 2 para salvar o arquivo atual; Digite 3 para sair do programa" e aí o usuário digita "a"? Então... a pessoa que fez esse programa tem que prever que alguns usuários não vão prestar a menor atenção nas instruções do programa e digitar qualquer coisa que não tenha absolutamente nada a ver com as opções corretas disponíveis. E isso dá um trabalho infernal na hora de desenvolver um sistema! Vocês não fazem idéia!

Pois então... por causa dessas e outras, as únicas coisas que programo são scripts para facilitar a minha própria vida no Linux e coisas assim. Coisas que eu sei que só eu vou usar e não preciso ficar prevendo má utilização... Assim a vida é bem menos irritante. hehehe

Não se iluda! Mesmo os programadores mais centrados que desenvolvem aqueles programas de contabilidade que você usa no seu escritório, sentem a mesma coisa que eu. A saída deles é, em geral, desabafar na parte do código do programa que você não enxerga, como nomes de variáveis com palavrões e esse tipo de coisa.

Eventualmente, alguma coisa acaba escapando... uma mensagem de controle que ele colocou só pra fazer uma checagem e esqueceu de tirar... ou....... coisas intencionais, tipo essa mensagem de erro num programa que gera números seriais de um produto da Cisco.

A mensagem que se lê na caixa de texto diz: Formato de MAC errado ou usuário estúpido demais.

Hehehe... Agressivo... Eu sei! Mas muito criativo e objetivo. A pessoa que está tentando usar o programa e lê uma coisa dessas vai prestar muito mais atenção na próxima tentativa e, provavelmente, vai conseguir usá-lo corretamente (isso se não for estúpido demais... pra isso não tem muito o que se fazer. hahaha).

Outra mensagem de erro afiadinha como essa e famosa no mundo dos administradores de sistemas é a "RTFM"que, em inglês, é sigla para "Read The Fucking Manual" e significa "Leia a porra droga do manual". :)

É, amiguinhos... ler é mesmo importante... Se vocês lessem as coisas tudo seria muito mais simples... pros programadores, que poderiam fazer softwares muito mais enxutos e que ficariam até mais rápidos; e pra vocês, que saberiam usar os programas direitinho e não teriam que chamar o pobre mocinho do suporte à todo momento pra ele explicar que não é "a" que tem que digitar... que é "1, 2 ou 3". ;)

Tá... foi um post de desabafo... eu sei.. mas ficou legal, vai. ;)

Beijocas e até o próximo! :D

1 Comments


uuuuoouuuuu....foi mesmo malcriado mas infelizmente é a mais pura realidade desses pobres profissionais.....e tambem muito criativo...hehehehe

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.