Velocímetros e radares
Anyway...
Nessa hora eu já estava finalizando o post e comecei a prestar atenção... Eles começaram a falar de velocímetros e de radares e aí o que aconteceu? Me deu idéias pra posts no Coisa, claro! hahaha
O que me levou a ter certeza de que eu devia falar disso foi o monte de bobagens que eu ouvi na conversa dos moços! hehehe. Um deles estava comentando que o que o velocímetro do carro marca não é a velocidade real... Até aí, mais ou menos certo.
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Bom, mas pra matar a curiosidade... Como funciona um velocímetro?
Pra entender como o velocímetro do carro funciona, vamos começar com alguma coisa mais simples: uma bicicleta. Se a gente grudar um imã numa ponta qualquer de um dos pneus (num dos raios) e colocarmos uma bobina na mesma altura do imã, a velocidade pode ser calculada por um medidor que percebe quantas vezes o imã passa pela bobina em um determinado período.
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O radar é fácil... ele funciona usando o efeito Doppler. Efeito Doppler pode ser mais ou menos comparado com o Eco. Eco, você percebe quando grita, por exemplo, aí o som da sua voz bate em algum lugar e volta pra você. O Efeito Doppler é mais ou menos isso... só que não exatamente. A gente consegue perceber o Efeito Doppler quando um carro passa por nós buzinando. O som da buzina muda quando o carro se aproxima e quando se distancia de você.
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Bom... o radar não mede a velocidade com Eco, porque teria que ficar mandando um sinal sonoro o tempo todo pra fazer a medição quando o reflexo do sinal voltasse, tipo um morcego. Usando o Efeito Doppler o radar não precisa mandar nada, mas sim, apenas captar o sinal que vem dos carros passando (porque mesmo ele não buzinando, emite um sinal, tipo um carro de F1 passando... aquele barulho legal...).
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Bom... como essa coisa de propagação do som e tudo mais pode variar por alguns fatores, então o radar tem uma tolerância. Na verdade, o governo te dá uma tolerância na hora de dar a multa, assumindo que o radar pode ter dado uma erradinha. Quando você passa por ele, ele mede a sua velocidade e quando você recebe uma multa, vem lá escrito a velocidade aferida (a que o radar mediu) e a velocidade considerada (geralmente uns 6 ou 10%... alguma coisa por aí). Ufa, hein! Isso pode fazer A diferença quando você ganha uma multinha! Pode ser a coisinha que faltava pra virar uma multa Gravíssima de R$ 574,61. Hehehe!
Entendeu tudo?
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Ah, sim... e pros mecânicos e engenheiros de plantão, lembrem-se que eu tentei deixar a explicação o mais simples possível pro povo que visita o Coisa mas, se eu disse alguma bobagem muito grande, por favor, me avisem! hehehe
Beijocas, povo! Escrevi demais e fiquei cansada. Até o próximo post! :-*