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Velocímetros e radares

Posted by Thais Roland on quarta-feira, setembro 02, 2009 in ,
Ontem, enquanto escrevia o post da Pajero, estava ouvindo um povo conversando sobre pneus... Logo depois do almoço, o povo veio tomar um café (a máquina fica na frente do meu lugar preferido aqui na empresa), e um moço comentou que foi trocar os pneus do carro e aí trocou só os da frente e os da frente colocou atrás e os de trás............ bom... sei lá... no final das contas ele trocou só dois dos pneus. Isso eu ainda entendi.

Anyway...

Nessa hora eu já estava finalizando o post e comecei a prestar atenção... Eles começaram a falar de velocímetros e de radares e aí o que aconteceu? Me deu idéias pra posts no Coisa, claro! hahaha

O que me levou a ter certeza de que eu devia falar disso foi o monte de bobagens que eu ouvi na conversa dos moços! hehehe. Um deles estava comentando que o que o velocímetro do carro marca não é a velocidade real... Até aí, mais ou menos certo.

Os carros têm um mecanismo que mostra pra você uma velocidade um pouquinho maior do que a que você está realmente. Perceba quando você passa numa lombada eletrônica. Você passa prestando bastante atenção pro seu velocímetro marcar 50 Km/h certinho e a lombada diz que você está a... sei lá... 47 Km/h. Só que, conforme você aumenta a velocidade, o velocímetro vai ficando cada vez mais preciso (viu, meninos do café... quanto mais rápido mais preciso e não o contrário). Isso significa que, quando você toma uma multa, não adianta colocar a culpa no radar. Você estava vendo que estava acima da velocidade, aliás, provavelmente estava vendo que estava bem acima da velocidade porque, além do seu velocímetro estar roubando um pouquinho, o radar também te dá uma tolerância de uns 10% pra garantir que se ele estiver um pouquinho mal regulado você não seja prejudicado com uma multa injusta. Pois é!

Bom, mas pra matar a curiosidade... Como funciona um velocímetro?

Pra entender como o velocímetro do carro funciona, vamos começar com alguma coisa mais simples: uma bicicleta. Se a gente grudar um imã numa ponta qualquer de um dos pneus (num dos raios) e colocarmos uma bobina na mesma altura do imã, a velocidade pode ser calculada por um medidor que percebe quantas vezes o imã passa pela bobina em um determinado período.

No carro a idéia é mais ou menos a mesma, só que o imã não fica na roda e sim na transmissão. O mecanismo é um pouco mais sofisticado do que o da bicicleta, claro, mas a idéia é essa também, só com alguns apetrechos a mais.

E o radar? Como funciona?

O radar é fácil... ele funciona usando o efeito Doppler. Efeito Doppler pode ser mais ou menos comparado com o Eco. Eco, você percebe quando grita, por exemplo, aí o som da sua voz bate em algum lugar e volta pra você. O Efeito Doppler é mais ou menos isso... só que não exatamente. A gente consegue perceber o Efeito Doppler quando um carro passa por nós buzinando. O som da buzina muda quando o carro se aproxima e quando se distancia de você.

Pelo Eco a gente consegue determinar a que distância está alguma coisa, já que a gente sabe qual é a velocidade do som. Se a gente consegue medir o tempo que o som leva pra ir até o negócio e voltar e se a gente sabe qual é a velocidade do som, então a gente consegue calcular a distância do negócio. A partir daí... Lembra na escola, que você aprendeu que velocidade é igual a espaço (ou distância) dividido pelo tempo? Então... Sacou tudo? ;)

Bom... o radar não mede a velocidade com Eco, porque teria que ficar mandando um sinal sonoro o tempo todo pra fazer a medição quando o reflexo do sinal voltasse, tipo um morcego. Usando o Efeito Doppler o radar não precisa mandar nada, mas sim, apenas captar o sinal que vem dos carros passando (porque mesmo ele não buzinando, emite um sinal, tipo um carro de F1 passando... aquele barulho legal...).

Bacana, né?

Bom... como essa coisa de propagação do som e tudo mais pode variar por alguns fatores, então o radar tem uma tolerância. Na verdade, o governo te dá uma tolerância na hora de dar a multa, assumindo que o radar pode ter dado uma erradinha. Quando você passa por ele, ele mede a sua velocidade e quando você recebe uma multa, vem lá escrito a velocidade aferida (a que o radar mediu) e a velocidade considerada (geralmente uns 6 ou 10%... alguma coisa por aí). Ufa, hein! Isso pode fazer A diferença quando você ganha uma multinha! Pode ser a coisinha que faltava pra virar uma multa Gravíssima de R$ 574,61. Hehehe!

Entendeu tudo?

Bom... lá no HowStuffWorks deve ter coisas mais bem explicadas do que eu coloquei aqui. :) Dessa vez eu não entrei lá pra ver (só pra pegar o link pra colocar aqui e achei uma imagem pra colocar que tem até o logo deles). :) Mas acho que expliquei mais ou menos, né? Pelo menos enquanto eu tava escrevendo a coisa toda tava clara na minha cacholinha! Hehehe :D

Ah, sim... e pros mecânicos e engenheiros de plantão, lembrem-se que eu tentei deixar a explicação o mais simples possível pro povo que visita o Coisa mas, se eu disse alguma bobagem muito grande, por favor, me avisem! hehehe

Beijocas, povo! Escrevi demais e fiquei cansada. Até o próximo post! :-*

5 Comments


Falando em "efeito Doppler".... um dos meus episódios favoritos de "The Big Bang Theory".

The Doppler Effect
http://www.youtube.com/watch?v=Y5KaeCZ_AaY


Só uma coisinha Cunhada - o limite de tolerância é menor do que 10%. Eles não dizem quanto é, e o povo estima em 10%. Eu me lembro de uma reportagem há um ano atrás na Folha, dizendo que a gloriosa prefeitura de Sampa tinha reduzido a tolerância em 1 ponto percentual. Sabe o que aconteceu com as multas? DOBRARAM!
Imagine só...
Bjs.


Pois é... eu não tinha mesmo certeza.

Mas tbm, é pra gente aprender a não confiar no "acho" ou no "deve ser". hehehe. Pra garantir, é só obedecer o limite sempre. ;)


Ue queria saber se o velocimetro de um caminhão ou um onibus, marca a mesma velocidade de um carro ou uma moto, ou seja já observei que ao ultrapassar um onibus ele esta mais rápito do que o velocimetro dele representa entendeu?´dá pra explicar?


Então... é qua o marcador de velocidade não leva em conta resistência do ar e essas coisas... ele marca a velocidade de acordo com as voltas que o mecanismo dá...

Por isso que as vezes ele marca uma velocidade maior do que a real...

Pra vc saber a velocidade com mais precisao, tenta o GPS.. esse sim, vai dizer com mais exatidao a que velocidade vc está. ;)

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