5
Post Verde
Posted by Thais Roland
on
quinta-feira, novembro 18, 2010
in
Comportamento,
Natureza,
Opiniões,
Sustentabilidade
Oi, galere!
Levei uma bronca do meu amigo Tuon por causa do meu "firulas de preocupação ambiental" no post de Recauchutagem de Pneus e resolvi esclarecer a questão.
Sou muito mais o Planeta do que os seres humanos. Concordo com Klaatu quando diz que se a Terra morrer, nós morremos, se nós morrermos, a Terra sobrevive.
Já fui muito mais preocupada com questões ambientais do que sou atualmente. Já fui, inclusive, associada ao Green Peace durante muitos anos na adolescência. Cheguei a perder uma oportunidade de emprego numa multinacional imensa e importantíssima por causa disso!
Mas o ser humano consegue ir fazendo coisas que te obrigam a perder a fé em qualquer coisa. No meu caso, o problema foi meu gosto por conhecimento, por detalhes e meu característico ceticismo que se mostra forte mesmo pra coisas pelas quais eu gostaria de ser fanática.
Quando percebi que o Green Peace já não era mais aquela coisa em que eu acreditava e que seus objetivos já não eram mais o que eles diziam ser e já não batiam mais com os meus, abandonei o barco e passei a me aproximar da WWF. Alguns anos depois, a mesma coisa acontece novamente...
No final das contas é tudo pelo dinheiro. A maior parte dos caras não está nem aí com nada contanto que suas carteiras estejam gordas. E o volume de pessoas que se importa de verdade é tão pequeno que seus atos acabam mudando NADA.
Aí você vem e me diz: pelo menos tô fazendo a minha parte. Ok... mas continua não adiantando nada! Já passei por várias situações quando acreditava que fazer a minha parte era importante, mesmo que insignificante. Já quase apanhei por chamar a atenção de pessoas que jogam lixo na rua, já perdi oportunidades de emprego (como comentei acima), já perdi amigos por passar por fases de eco-chata.... tudo isso...
Hoje percebo que não adianta e pronto. Então faço a minha parte simplesmente me comportando bem com meu Planeta não jogando lixo no chão, fazendo revisão no meu carro pra poluir menos e essas coisas de mínimo esforço. Me meter numa discussão sobre o tópico pra defender uma idéia ambientalista nunca mais.
Mas o que me irrita mais nisso tudo nem é o fato de eu ter desistido. O comentário no post citado foi porque me sinto incomodada com essa modinha de "empresa verde" que, na verdade, é um monte de ações que não adiantam nada pro meio ambiente mas as pessoas se metem de cabeça na idéia sem nem entender a "solução".
Vou dar um exemplo só. Bem ridículo, mas que demonstra direitinho o que eu tô querendo dizer. As pessoas acham o máximo o fato da empresa só usar papel (e outras coisas) de reflorestamento. Acham que é uma suuuuper vantagem pro meio ambiente. E as empresas vendem isso como se elas fossem a salvação do Planeta por tomarem essas ações. O que as pessoas nunca se preocuparam em saber é que esse tipo de produção de papel, na verdade, não traz absolutamente nenhum benefício pra Natureza. A árvore é necessária de qualquer jeito, então a empresa, mais cedo ou mais tarde, ia ter mesmo que plantá-las pra ter matéria-prima... Agora... as árvores que ajudam o Planeta são aquelas que já estão desenvolvidas! Essas sim, produzem oxigênio, retiram toxinas do ambiente e tal tal tal... Árvores que estão crescendo não trazem nenhum benefício pra nada. Elas consomem todo o oxigênio que produzem no seu próprio desenvolvimento e nada (ou pouco) contribuem pro Planeta. Quando ela atinge a idade de começar a contribuir o que acontece? Tá na hora de cortá-la pra fazer papel.
Ou seja é tudo balela! Isso é o que me irrita! A empresa tentar tirar vantagem de uma ação que não faz a menor diferença e todo mundo achar o máximo.
Afe! To alterada... vou parar por aqui... acho que já coloquei o meu ponto de vista...
Já que o assunto é sustentabilidade (e para terminar bem o post) aqui tem um vídeo bem legal da série "A história das coisas" que eu acho que cabe bem e vale a pena assistir.
Beijos e até a próxima, povo! Tuon, espero que tenha me redimido e subido no seu conceito outra vez. ;)
Levei uma bronca do meu amigo Tuon por causa do meu "firulas de preocupação ambiental" no post de Recauchutagem de Pneus e resolvi esclarecer a questão.
Sou muito mais o Planeta do que os seres humanos. Concordo com Klaatu quando diz que se a Terra morrer, nós morremos, se nós morrermos, a Terra sobrevive.
Já fui muito mais preocupada com questões ambientais do que sou atualmente. Já fui, inclusive, associada ao Green Peace durante muitos anos na adolescência. Cheguei a perder uma oportunidade de emprego numa multinacional imensa e importantíssima por causa disso!
Mas o ser humano consegue ir fazendo coisas que te obrigam a perder a fé em qualquer coisa. No meu caso, o problema foi meu gosto por conhecimento, por detalhes e meu característico ceticismo que se mostra forte mesmo pra coisas pelas quais eu gostaria de ser fanática.
Quando percebi que o Green Peace já não era mais aquela coisa em que eu acreditava e que seus objetivos já não eram mais o que eles diziam ser e já não batiam mais com os meus, abandonei o barco e passei a me aproximar da WWF. Alguns anos depois, a mesma coisa acontece novamente...
No final das contas é tudo pelo dinheiro. A maior parte dos caras não está nem aí com nada contanto que suas carteiras estejam gordas. E o volume de pessoas que se importa de verdade é tão pequeno que seus atos acabam mudando NADA.
Aí você vem e me diz: pelo menos tô fazendo a minha parte. Ok... mas continua não adiantando nada! Já passei por várias situações quando acreditava que fazer a minha parte era importante, mesmo que insignificante. Já quase apanhei por chamar a atenção de pessoas que jogam lixo na rua, já perdi oportunidades de emprego (como comentei acima), já perdi amigos por passar por fases de eco-chata.... tudo isso...
Hoje percebo que não adianta e pronto. Então faço a minha parte simplesmente me comportando bem com meu Planeta não jogando lixo no chão, fazendo revisão no meu carro pra poluir menos e essas coisas de mínimo esforço. Me meter numa discussão sobre o tópico pra defender uma idéia ambientalista nunca mais.
Mas o que me irrita mais nisso tudo nem é o fato de eu ter desistido. O comentário no post citado foi porque me sinto incomodada com essa modinha de "empresa verde" que, na verdade, é um monte de ações que não adiantam nada pro meio ambiente mas as pessoas se metem de cabeça na idéia sem nem entender a "solução".
Vou dar um exemplo só. Bem ridículo, mas que demonstra direitinho o que eu tô querendo dizer. As pessoas acham o máximo o fato da empresa só usar papel (e outras coisas) de reflorestamento. Acham que é uma suuuuper vantagem pro meio ambiente. E as empresas vendem isso como se elas fossem a salvação do Planeta por tomarem essas ações. O que as pessoas nunca se preocuparam em saber é que esse tipo de produção de papel, na verdade, não traz absolutamente nenhum benefício pra Natureza. A árvore é necessária de qualquer jeito, então a empresa, mais cedo ou mais tarde, ia ter mesmo que plantá-las pra ter matéria-prima... Agora... as árvores que ajudam o Planeta são aquelas que já estão desenvolvidas! Essas sim, produzem oxigênio, retiram toxinas do ambiente e tal tal tal... Árvores que estão crescendo não trazem nenhum benefício pra nada. Elas consomem todo o oxigênio que produzem no seu próprio desenvolvimento e nada (ou pouco) contribuem pro Planeta. Quando ela atinge a idade de começar a contribuir o que acontece? Tá na hora de cortá-la pra fazer papel.
Ou seja é tudo balela! Isso é o que me irrita! A empresa tentar tirar vantagem de uma ação que não faz a menor diferença e todo mundo achar o máximo.
Afe! To alterada... vou parar por aqui... acho que já coloquei o meu ponto de vista...
Já que o assunto é sustentabilidade (e para terminar bem o post) aqui tem um vídeo bem legal da série "A história das coisas" que eu acho que cabe bem e vale a pena assistir.
Beijos e até a próxima, povo! Tuon, espero que tenha me redimido e subido no seu conceito outra vez. ;)