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A marcha não entra, ou engata, mas o carro não sai do lugar


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Jose Roberto Silveira
Daniel Soares da Rocha
Vittoria Gabriela Borges Costa
Fabiana Guerra
Anderson Dutra
Thiago Valsani
Suely Aparecida Barretta Roland
Camila Bezerra
Victor Albuquerque
Luis Ramon Jeronymo Leandro
Eduardo Stempniewski

Cê não tá conseguindo engatar a marcha no seu carro? Ou até engata, mas ele não sai do lugar! E agora? Vai ter que gastar uma fortuna na oficina porque não entende nada de mecânica? Não se desespera! Fica comigo aqui que eu vou te dizer quais podem ser os problemas pra você conversar melhor com o mecânico.

A gente tem duas situações aqui, né? A marcha não engatar e ela até entrar, mas o carro não andar, então vamos abordar uma por vez, separadinho. E, depois de entender os problemas eu vou te surpreender, vai vendo!

Você não vai conseguir engatar uma marcha se o cabo da embreagem estiver quebrado ou danificado, ou se o fluído de embreagem estiver velho ou abaixo do nível, ou ainda, se o disco de embreagem já estiver desgastado demais e, nesse caso, o ideal é a troca do kit todo de embreagem, composto pelo disco, platô e rolamento. No caso de desgaste no kit, você vai notar o pedal de embreagem mais duro e dificuldade de trocar marchas antes de tudo parar de funcionar. Os componentes sempre dão sinais de que estão chegando ao fim de vida.

Regulagem ou troca de cabo, ou a troca do fluído são manutenções, em geral, de baixo custo. Trocar o kit de embreagem costuma ficar um pouco mais caro por causa da mão de obra, já que a gente tem que tirar o câmbio do seu carro, na maior parte dos modelos e isso exige algumas horas de trabalho.

Já na segunda situação, se você consegue engatar a marcha, mas o carro não sai do lugar, o problema também pode estar relacionado com o kit de embreagem, que pode estar desgastado demais, ou pode ter algum vazamento de óleo que contaminou o disco de embreagem. Isso, claro, se você tiver sorte. Se não tiver, pode ser algum problema na transmissão mesmo, como um eixo quebrado, algum dano no diferencial ou no semi-eixo e aí o orçamento já vai ficar um bocado mais elevado.

Em ambos os casos, a Manutenção Preventiva é o melhor meio de evitar que esses problemas aconteçam, já que você vai trocar as peças antes que ultrapassem seus limites de desgastes e acabem quebrando.

Agora chegou a hora de eu te surpreender com duas questões, aparentemente "nada a ver"! 

Pode não ter nada de errado com teu carro se você consegue engatar a marcha, mas não consegue sair com ele do lugar e isso tem a ver com... o estresse da vida moderna! Às vezes a gente fica tão sobrecarregado que se esquece de coisas básicas então... dá uma olhada no freio de mão e vê se você lembrou de soltar ele! De verdade! Isso é mais comum do que você imagina! Conta aqui pra mim, nos comentários, se já esqueceu de soltar o freio de mão antes de sair, mesmo com trocentos anos de habilitação.

Ou então você pode ter um problema mesmo nos freios, que não tá te deixando sair do lugar e isso acontece em carros que não passeiam. Nesse vídeo aqui eu te explico direitinho o que pode tá rolando, vê aí!


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