Google+
3

Andar na Reserva: Pode?

Posted by Thais Roland on segunda-feira, abril 24, 2017 in , , , , , , ,
Uma das coisas que muita gente me pergunta é sobre o lance de andar com o carro sempre na reserva. Querem saber se é ruim para o carro, ou se pode estragar alguma coisa. Ainda mais em tempos de dinheiro curto, quem nunca chegou no posto e pediu pra colocar “deiz real”, né?


Aí, um dia desses eu estava conversando com o Vinicius, um dos nossos alunos nos cursos de restauração e ele sugeriu que eu escrevesse sobre isso por aqui.

Pedido acatado, comecei minha pesquisa e conversei com Diego Tournier, chefe do Centro de Treinamento da Bosch e ele esclareceu algumas dúvidas e deu algumas dicas.

Como já sabemos, ele ressaltou que a durabilidade da bomba de combustível depende da qualidade do combustível que usamos (já comentamos sobre isso em vários posts) e da manutenção preventiva das peças.

A informação nova é que sim, andar com o tanque na reserva prejudica a vida útil da bomba de combustível. Pouco combustível no tanque pode aumentar o acúmulo de sujeira, que pode, eventualmente, ser aspirada pela bomba saturando o pré-filtro, componente localizado dentro do tanque, junto à bomba de combustível.

Ele acrescentou que também pode acontecer uma saturação do filtro de combustível e o entupimento das válvulas (ou bicos) injetoras que pode causar, desde uma diminuição de potência até a parada completa do funcionamento do motor.

A bomba de combustível não tem reparo (como nos carros antigos), portanto, qualquer problema nela implica na substituição da peça, o que não é legal pro bolso. Além do mais, corre-se o risco de uma pane seca (parada do carro por falta de combustível) que hoje é um problema bem grave, já que pode terminar com multa (R$ 85,13) e 4 pontinhos na carteira de motorista. Nada bacana!

Portantoooo..... fiquem de olho no marcador de combustível e, pros donos de carros flex, lembrem-se sempre de dar uma olhadinha em como está o reservatório de partida a frio também (não esqueçam que ali só vai gasolina aditivada, hein).

Beijos, Coisos! E até o próximo post!

3 Comments


Uma dúvida: aqueles aditivos que usam pra limpar o motor...compensa msm?


Olha... eu sou contra. Usar gasolina aditivada ajuda a limpar o sistema, porque os aditivos dela são detergentes, mas esses aditivos separados eu tenho lá minhas ressalvas. Se fossem bons mesmo já vinham na gasolina. hehehe


O meu mecânico indica o uso de água desmineralizada em lugar dos aditivos.. primeiro por ser menos corrosivo e segundo que sai mais em conta.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.