Google+
13

Meninas que Detonam - Paula Bifulco

Posted by Thais Roland on sábado, janeiro 28, 2012 in
De tempos em tempos eu conheço algumas pessoas que superam qualquer expectativa que eu possa ter a respeito delas e isso acabou de acontecer outra vez.

Recebi uma indicação para a série de posts Meninas que Detonam e achei a atividade da garota o máximo!

A Paula é luthier! Pra quem não sabe, luthiers constroem instrumentos de corda e a Paula constroe nada mais nada menos que guitarras!!! :D

Em geral levo algum tempo pra decidir o que perguntar pras minhas entrevistadas e penso em pessoas relativamente normais pra fazer isso. No caso da Paula não foi diferente... pensei em coisas normais de pessoas que gostam de música (principalmente que gostam o suficiente de música para trabalhar com isso) e montei as perguntas.

Quando recebi as respostas pensei: Meu deus! Essa garota é o máximo! Ela, definitivamente, não é comum, não pensa como pessoas comuns... ela é brilhante!

Pensei até em refazer o questionário pra torná-lo mais rico em vista das respostas que ela deu pras primeiras perguntas, mas acho que vai ser mais legal tentar uma outra entrevista, talvez até num outro formato mais pra frente e então resolvi publicar o post com o questionário original como de costume.

Aproveitem, pessoas... não é sempre que conhecemos alguém brilhante. ;)

Já aproveito pra deixar um super obrigada pra Paula (e pra Márcia, que a indicou pra entrevista) e desejar tudo de bom pra garota que manda muito bem! ;)

Até o próximo post!

Entrevista

CMN: Paula, você constroi, toca e dá aulas de guitarra, certo? Conta aí como começou essa coisa de constuir os instrumentos?

Pauleira: Eu sou luthier, formada pela B&H Escola de Luthieria de São Paulo. Hoje, além de ter minha própria oficina, meu blog também dou aulas de luthieria na própria escola.

O envolvimento com construção, customização e consertos de instrumentos começou porque eu já curtia guitarra. Eu fiz aulas, toquei em bandas e de alguma forma queria me envolver com isso.

Como também sou fã de carteirinha de trabalhos artesanais e criativos, acabei me envolvendo com a luthieria. Fiz os cursos na B&H, me tornei professora e hoje além de dar aulas de regulagem e manutenção, também trabalho na escola como assistente técnica do curso de construção de instrumentos.

CMN: Já pensou em fazer ou já fez alguma outra coisa na vida?

Pauleira: Eu costumava responder essa pergunta quando ainda não era luthier! Sou formada em Comunicação Social. Já trabalhei em editoras, agências, marketing de insdústria do setor musical, fui freelancer de design e tudo o que eu pensava era trabalhar com música de alguma forma.

Encontrei na luthieria as atividades que me identifico mais.

CMN: Quais as suas influências musicais?

Pauleira: Em termos de estilo musical, Country, Blues, Rockabilly e Hard Rock.

CMN: Você tem uma banda? Toca com frequência pra galera ou coisas do tipo?

Pauleira: Eu tive algumas bandas. Na maioria atuei como guitarrista e back in vocal. A última eu era vocalista mas tocava guitarra e baixo em alguns momentos. Sempre que aparece alguma oportunidade eu retomo as atividades musicais, é sempre muito bom!

CMN: Se você pudesse escolher um ídolo pra trocar uma idéia, qual seria e o que você diria pra ele?

Pauleira: Nunca tive ídolos...nunca me apeguei a isso. Mas sempre respeitei e me inspirei em diversas personalidades. Hoje, a pessoa que eu mais gostaria de trocar uma idéia é o guitarrista e vocalista Brian Setzer.

O que eu poderia dizer a ele? Let's drink some beer! We have a lot to talk!

CMN: Tem algum instrumento que você já pensou em construir, aquele dos sonhos, que ainda não rolou?

Pauleira: Tem...um monte! E todos eles serão construídos. É só uma questão de tempo.

CMN: Tocando a gente já sabe que tem umas meninas mandando muito bem na guitarra… mas e construindo? Tem muita mulher ou é meio que só você e mais uma meia dúzia?

Pauleira: Não conheço muitas mulheres nessa área. Então eu diria que sou eu e mais uma meia dúzia.

CMN: Já sentiu algum tipo de preconceito nesse ramo ou mesmo tocando?

Pauleira: Preconceito não. Muitas pessoas respeitam e acham legal o fato de confiar uma guitarra, um baixo ou um violão em mãos femininas. Por enquanto não tive problemas, até onde eu sei!

CMN: Que instrumentos/marcas você acha que são mais legais e que dica você deixa pra galera que tá afim de tocar alguma coisa ou começar a fabricar as próprias guitarras?

Pauleira: O intrumento mais legal é aquele que você tem em mãos e sabe utilizá-lo. Independente de ser uma marca famosa, uma marca chinesa ou feita por um luthier.

Os detalhes do instrumento estão na escolha do mesmo aliada às necessidades do músico e da qualidade geral da peça.

A dica que eu posso arriscar deixar para iniciantes em música e luthieria é: cada um tem um tempo diferente para aprender, absorver e dominar o assunto. Uns mais rápidos, outros mais devagar. O diferencial é O QUE é feito e COMO é feito. Portanto é importante ter muita paciência e persistência! Mas no final, tudo dá certo!

CMN: Alguma consideração final?

Pauleira: Gostaria de convidar todo mundo para conhecer uma pouco mais sobre meu trabalho no blog: www.pauleiraguitars.com e agradecer ao CMN pela oportunidade de poder compartilhar coisas que meninas TAMBÉM fazem com muito estilo e qualidade!

13 Comments


Sensacional a matéria! Obrigada Thaís pelo carinho e sempre que precisar estamos aí!
Um grande abraço
Paula


Obrigada vc! :D

Vamos fazer outra, hein! :)


Essa é a minha amiga Pauleira!!! Esmirilhando sempre...ahahah bjs! e sucesso sempre! Amanda


Muito legal a entrevista, Parabens! Quem tem o privilégio de ser aluno da Paula e conviver com ela, sabe de do Talento a Sensibilidade e capacidade de criação ( e correção)rs que ela tem..não é professora? Parabens!!!


ME CHAMO GUILHERME SCABIN ,SOU MUSICO(GUITARRA E VIOLAO ) DEI AULAS DE GUITARRA E VIOLAO P PAULA UNS ANOS ATRAS, E FIQUEI MUITO SURPRESO E FELIZ DE VE-LA DESENVOLVENDO ESTE TRABALHO TAO NOBRE .PARABENS


hehe,olha a Pauleira aee ! é ela manda muito bem eu tive o prazer de ver algumas etapas da guitarra da primeira foto e realmente ela manda muito bem !


Os comentários só confirmam que a Pauleira manda super bem! :)


Pauleira, parabens pela entrevista.
Tahis, parabens pela escolha. Para quem conhece a Paula, sabe que ela ainda vai muito longe. Capacidade e criatividade não lhe faltam. Gostei do blog.


Valew, Valter! :) Volte sempre que quiser. ;)


Criatividade, Bom Gosto, Precisão, Curiosidade, Inteligencia, Simpatia e Bom Humor...Essa menina é demais..Sou fã e cliente...


o Unknow sou eu, Skowa... Baci, Pauleta...


EU ESTOU PENSANDO EM FAZER AULA DE GUITARRA E VIOLÃO POIS ADORO ESSES INSTRUMENTOS MEU SONHO É ENTRAR EM UMA BANDA DE ROCK INDUSTRIAL OU METAL INDUSTRIAL E EU AMO MARILYN MANSON MAIS EU TENHO 17ANOS SERA QUE É MUITO TARDE PRA ISSO?


Gato, 17 anos, vc ainda é uma criança! VAI FUNDO!!!!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.