Google+
1

Quem é essa pessoa?

Posted by Thais Roland on terça-feira, maio 04, 2010 in
Oi, povo! Hoje é dia de papo cabeça no Coisa. :)

Estava pensando em alguma coisa pra escrever no caminho pro trabalho e me lembrei desse programa sobre o cérebro que assisti uma vez no Discovery Channel... não lembro do nome do programa... falava sobre vários tipos diferentes de lesões no cérebro que faziam com que as pessoas deixassem de reconhecer algumas coisas bem específicas.

Lembro que uma delas era a incapacidade de reconhecer as pessoas pelo rosto. Não é que o cara que bateu a cabeça deixa de ver as pessoas... ele enxerga normalmente mas não consegue reconhecer ninguém! Nem a si próprio! Eu achei impressionante!

Aí... procurando um pouco mais sobre o assunto... descobri que isso tem um nome: Prosopagnosia.

Segundo a Wikipédia:

Prosopagnosia (também conhecida como cegueira para feições) era, até muito recentemente, tratada como uma desordem rara da percepção da face, na qual a habilidade de reconhecer os rostos está danificada, embora a habilidade de reconhecer objetos pudesse estar relativamente intacta. As pesquisas recentes, porém, sugerem que 1 em cada 50 pessoas (2% da população) sofre da desordem em algum grau, e acredita-se que seja hereditária. Até recentemente a desordem estava associada somente a alguma lesão cerebral ou a doenças neurológicas que afetam áreas específicas do cérebro, embora os casos de prosopagnosia congênita ou desenvolvida estejam sendo relatados com freqüência crescente.

Poucas terapias desenvolvidas foram bem sucedidas com pessoas afetadas, embora os indivíduos aprendessem freqüentemente a usar estratégias de reconhecimento como identificar as pessoas característica por característica (feature by feature ou piecemeal). Esta estratégia pode envolver indícios secundários tais como a roupa, a cor do cabelo, a forma do corpo, e a voz.

Devido ao fato da face funcionar como uma característica de identificação importante na memória, pode também ser difícil para pessoas nesta circunstância manter-se a par da informação sobre pessoas, e se socializarem normalmente com outras. Segundo pesquisas no campo das Neurociências, a área responsável pelo reconhecimento de faces encontra-se no Lobo Occiptal, em uma região chamada área fusiforme da face. Nota-se que pessoas que possuem comprometimento nesta região, apresentam incapacidade do reconhecimento facial, mesmo quando este é familiar.

Imagina só que estranhão!!! Você olhar pra alguém, tipo, seu pai ou sua mãe, e só reconhecer depois que a pessoa fala com você! Ou se olhar no espelho, ou numa foto e não saber quem é! Uau!

O cérebro é mesmo impressionante!

Acho que, como qualquer deficiência, deve ser muito melhor nascer com o negócio do que ficar assim depois de uma lesão, por exemplo. Mas, de qualquer forma, deve ser um lance surreal mesmo!

Este foi o melhor vídeo do Youtube que eu achei sobre o assunto. Infelizmente não tem legendas, mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui assim mesmo. Assim vocês treinam o inglês também... ;)



Beijoquitas, povo! E até o próximo post!

1 Comments


Nossa, que coisa louca, não reconhecer a si, afff.
Valeu!
Bjinhos ;)

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.