Google+
3

Mulher no volante, perigo constante?

Posted by Thais Roland on quinta-feira, outubro 19, 2017 in , ,
Será que esse preconceito ainda existe? Que tal olharmos alguns dados e comparar com o que se comenta pelas ruas e depois discutirmos um pouquinho dos motivos pra tudo isso? Bora lá?


Uma rápida pesquisa no Google sobre o tema mostra dados fornecidos por órgãos competentes, tipo o DETRAN, mostrando que mulheres se envolvem muito menos em acidentes do que homens. Eu escolhi os quatro primeiros links do resultado da pesquisa pra vocês conferirem.

Pesquisa do Detran comprova que mulheres estão menos presentes em acidentes

Homens se envolvem mais em acidentes, aponta pesquisa do Detran 

Homens lideram acidentes de trânsito, diz IBGE

Estatísticas mostram que mulheres dirigem melhor do que os homens 

Teve preguiça de ler os links? Não tem problema, eu te conto o que eles dizem. Dizem que levantamentos de 2010 até 2013 mostram que mulheres se envolvem menos em acidentes e recebem menos multas também.

Ainda assim, toda vez que se vê uma mulher fazendo alguma coisa errada no trânsito vem um “tinha que ser mulher mesmo” imediatamente! Quando se vê um cara fazendo uma asneira acontece o que? Xingam a mãe dele. Claro! Ele não tem culpa... a mãe dele que é uma vadia, então a culpa continua sendo de uma mulher.

Outra “prova” de que mulheres são ruins no volante? Auto escola dando aula exclusiva para habilitadAs. Sim, claro, porque mulher dirige tão mal que é bacana ter um serviço de “aulas de reforço” só pra mulheres, né?

Mas eu tenho uma teoria de porque as mulheres são melhores ao volante. Não é que “somos mais cuidadosas naturalmente”, ou “mais pacientes” e nem “menos competitivas”. O lance é que TEMOS que ser melhores... não... temos que ser MUITO MELHORES do que os caras nas coisas pra sermos minimamente reconhecidas por alguma coisa. Isso acontece no mundo corporativo e não é diferente no trânsito. É só isso. O machismo obriga a gente a ser muito melhor e dar o sangue em coisas que, para homens, é normal e aceitável ser pior.

É óbvio que tem caras que dirigem muito bem e que são extremamente prudentes com o carro e que tem mulheres que são um desastre sobre rodas, então não me chateiem com esse tipo de comentário.

Os comentários que eu quero são aqueles que acrescentam! Vamos discutir formas de melhorar o trânsito pra todo mundo. Que tal? O que vocês acham que incentivaria a galera, todo mundo mesmo, a ser mais prudente no trânsito? Multas mais severas ajudam? Tapa na cara? Quais sugestões vocês têm?

Beijos, Coisos! Até o próximo!

3 Comments


Oi Thais! Então, acho que aos poucos está mudando esse preconceito, viemos, e não faz muito tempo, de uma cultura forte onde o início da mudança creio q teve início nos anos 70, com movimentos nos anos 50, claro, o assunto é mulheres ao volante.
Dito isso estamos ainda na primeira geração de homens "chefe de família". Atualmente uma nova geração está chegando com uma mentalidade diferente, creio que seja questão de tempo. Em compensação essa geração nova, em ambos os sexos, me parece que está dirigindo pior hehe, mas deve ser por culpa do celular!


Po, Claudio! Super concordo. Não acho que a cultura tá mudando tanto, mas... de pouquinho em pouquinho.... :)

Mas que a culpa hoje em dia é muito do celular, isso é mesmo!!!! Triste!


Adorei o texto Thais, representa exatamente a minha opinião. Fui criada por um pai que gritava "vai pilotar fogão mulher " e quando comprei meu proprio fogão (risos) aprendi a dirigir sozinha, enquanto meu irmão com 16 anos (obviamente não habilitado) já dirigia o carro dele sempre. Somos criadas para sermos melhores, para sermos independentes.E vale para muita coisa na vida principalmente a corporativa. Mas respondendo a sua pergunta, acho que multas mais pesadas não resolveriam completamente o problema. Melhorar a convivência no trânsito implica em empatia que culturalmente não é muito utilizada.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.