Google+
2

Por que você deve ficar de olho na suspensão do seu carro?

Posted by Thais Roland on quinta-feira, agosto 17, 2017 in , , , , , ,
Cuidar do motor do seu carro é muito importante, mas a suspensão também precisa de atenção! Arrisco dizer que até mais do que o motor. Se o motor tiver algum problema sério o carro para e pronto, mas se você tiver um problema sério na suspensão pode chegar a sofrer um acidente!

A suspensão não é responsável só pelo conforto do seu bumbum dentro do carro, ela também influencia na estabilidade e dirigibilidade do veículo e é aí que ela se torna de essencial importância pra sua segurança.


Amortecedores, molas, bandejas, pivôs, buchas, barras estabilizadoras... todos esses itens precisam da nossa atenção. Amortecedores perdem eficiência ao longo do tempo e precisam ser substituídos (e se estiverem vazando precisam ser trocados imediatamente), molas se cansam e também precisam ser trocadas, ainda que com muito menos freqüência. Pivôs e buchas são peças que sofrem muito esforço e se desgastam comprometendo o conjunto da suspensão.

Tem gente que acha que a suspensão sofre quando pegamos uma estrada de terra, por exemplo, mas olha... vou dizer pra vocês... essas ruas esburacadas que temos aqui em São Paulo definem “uso severo” melhor que muita estradinha de terra batida no interior, viu! Além do que, as bandejas dos carros modernos são muito mais frágeis do que eram antigamente e batidas aparentemente inofensivas podem empená-las e já prejudicar a dirigibilidade ou o desgaste dos pneus. No final das contas, até o consumo de combustível pode sofrer alteração por causa disso.

A cada 20 mil km é legal verificar o estado da suspensão e, no mínimo, fazer um reaperto dela (já que as porcas e parafusos tendem a ir se soltando ao longo do tempo devido a trepidação da suspensão). O manual sempre indica a periodicidade das manutenções, inclusive da suspensão mas, como todo item, esse tempo pode variar de acordo com a forma com que você dirige seu carro e o tipo de terreno que percorre com ele, então é legal sempre dar uma olhadinha. Com o tempo você pega a manha de qual o período mais bacana pra fazer as manutenções.

Se cair num buraco DAQUELES ou se der um totozinho mais forte na guia, leve o carro pra fazer um checkup na suspensão também. Nunca se sabe o que pode ter acontecido, né?

Em qualquer situação, evite colocar o carro em uma oficina que você não conhece. Tem Zeca Urubu demais por aí e você não quer cair na mão de um desses. Em caso de emergência é mais vantagem acionar o seguro pra levar seu carro de guincho até sua oficina de confiança do que parar no lugar mais perto. E nunca deixe seu carro desacompanhado. Pensa nele como seu filhinho ou seu pet. Fique do lado dele o tempo todo, pergunte tudo, olhe e preste atenção em tudo e tenha certeza de que estão cuidado bem dele. No desespero, me chama que vou com você! Mas nunca deixe seu possante sozinho num elevador!

Deixe suas dúvidas e experiências nos comentários e vamos desvendar essa tal de suspensão!

Beijos, Coisos! Cuidem-se e cuidem dos seus carros!

2 Comments


Estou lendo isso nesse momento que meu palinho está numa oficina até segunda feira q eu nem conheço, coração até doeu... Mudei de cidade, não conheço ngm, tive q ir na que tinha melhores avaliações no face :( e ele ta consertando bem a suspensão.. Amo carros, tento aprender sempre mas não faço idéia se tava mesmo com problema


Po, Ana! Procurar as avaliações da oficina na Internet foi uma boa! Mandou bem! Tomara que o Palio esteja bem! :D

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.