Google+
6

Mulheres de TI

Posted by Thais Roland on sexta-feira, janeiro 23, 2009 in , ,
Saudações, caros leitores!

O tema do post de hoje foi sugerido pelo meu caro colega Sandro Leite (instrutor CCNA, também conhecido como Sandro Milk "Shake" e dono do NetfindersBrasil.

Eu nem tinha pensado nisso, mas tem mesmo tudo a ver com o meu blog e comigo... O irmão dele (que trabalha na concorrência... humpf) me pediu para postar alguma coisa de segurança no Netfinders e aí o Sandro aproveitou pra me sugerir que falasse no Coisa de Meninos Nada sobre as mulheres que trabalham com TI.

Bom... somos poucas, mas somos muito boas no que fazemos (já sei, já sei... quem lê isso já pensa: "Noooosssaaaaa... quaaaaanta humildade, hein!". Bom... humildade é para os fracos). Quando entrei na faculdade eu era uma dentre 8 ou 10 garotas num grupo de 120 alunos. Quando me formei.... bom... quando eu me formei eu já era uma dentre 3... 3? acho que sim... 2 ou 3... não chegávamos a 5 num grupo de mais ou menos 30 alunos. Fomos guerreiras... :) No segundo ano da facul eu já tava trabalhando como escraviária na própria universidade e no último ano eu já era Técnica de Sistemas de uma provedora pequenininha lá de Mogi das Cruzes e ingressei oficialmente na carreira de redes (obrigada, Jairo e Américo, pela oportunidade! Obrigada, Rodrigos por terem me levado para a Intermol!!!).

No ano seguinte mudei para São José dos Campos para iniciar o meu mestrado em Astrofísica no INPE. É... eu sei... deixemos esta parte de lado, ok? O importante foi que, nesta época, comecei a dar aulas de Hardware e Linux no Senac de lá (obrigada Valéria!!!) e sabe o que? Gostei da coisa. Em pouco tempo estava dando aula de várias matérias para o curso de Técnico em Informática do Senac SJC e continuava com os cursos livres de Linux.

Resolvi fazer o CCNA e o pessoal do Senac me deu bastante apoio. Fiz o módulo 1 por conta própria (a instrutora era a Jane, minha colega de profissão e amigona!) e quando o pessoal percebeu que eu tinha potencial me mandou pra SP (na unidade da Consolação, onde trabalho até hoje) para fazer os outros módulos e tirar a certificação e poder começar a ministrar o curso também, aliviando um pouco a carga da Jane.

Fui e fiz. E, quer saber? Descobri pra que eu nasci na vida. Me dei muuuito bem com Cisco e me agarrei na coisa toda. No fim do treinamento o pessoal da Consolação me chamou pra fazer uma aula teste (obrigada, Nalin!!!) e eu fui aprovada para começar a dar aulas lá na unidade. Desnecessário dizer que acabei vindo de vez pra Sampa. Comecei ministrando aulas no curso Técnico em Informática (obrigada, Zé Augusto; obrigada, Daniel; obrigada, Bianchi; obrigada, Richard) de várias disciplinas do módulo de redes e depois comecei a pegar os treinamentos de CCNA mesmo.

Acabei me dedicando tanto ao CCNA que fiquei alocada só para os treinamentos de Formação CCNA e até hoje é assim, com a diferença que hoje sou também instrutora CCNP. Sim sim.. eu sou boa mesmo nisso... Obrigada!

Agora, neste exato momento, estou escrevendo do meu novo emprego. No fim do ano passado a Telsinc me contratou para trabalhar como instrutora da academia deles. A Telsinc não é uma empresa de treinamento. Somos uma integradora, parceiros importantes da Cisco. Mas temos uma academia interna para treinar novos estagiários, funcionários da empresa, etc...

Ok... essa é a minha experiência. Me considero bem sucedida na área que escolhi. Mas não sou a única. Exemplos próximos a mim, como a Jane são uma inspiração (quem conhece a Jane sabe o quanto ela também é competente na área de Redes).

Mas não para por aí! Poucas mulheres entram e se destacam no mundo de TI, principalmente em Redes, que é um mundo predominantemente masculino, mas quando se destacam a coisa é matadora! Como já escrevi um montão, só falando sobre mim, vou colocar pra vocês o link de uma reportagem feita pela INFO Online sobre as 7 mulheres mais poderosas do mundo de TI. Isso para inspirar as meninas que lêem o blog e espalhar para o mundo que as mulheres podem fazer o que elas quiserem, não importa a área (porque tem muita mulher competente trabalhando como mecânica, eletricista, empreiteira, e tantas outras coisas que a gente acha que só tem homem), porque quando queremos, fazemos melhor do que os homens! ;)

Ok... por hoje é só. Beijos e até a próxima!

6 Comments


Oi Tha!!!!

Amei esse post!! Por falar de como batalhamos para encontrar "nosso lugar ao sol" em redes...Obrigada pelas citações a mim amiga...Vc é que tem excelência no faz...Beijões!!


Noooossa Thais... só fico pensando,
como foi que o Anísio (pra quem não sabe, este é o tal do "maridão")... bem, como foi então que o Anísio conseguiu te tirar de "dentro dos racks", dos labs obscuros na penumbra dos monitores CRT cheios de sheel script?!?!
hauahauahahahauaha
bom, ficou muito melhor do que eu imaginei quando sugeri o tema, legal mesmo. bom, sempre gostei de ler autobiografias... rsrs.
tbm tenho que agradecer a alguns colegas e ex-chefes em comum: a começar pelo Bianchi, que me contratou e coincidentemente me mandou para o Senac de SJC! e eu também conheci a Valéria, foi lá que estreei no Senac (quem diria, mundo pequeno este!), só que no meu caso foi com o arquiinimigo do Linux: o Windows 2000, nos cursos de MCP. Aí entra nosso velho amigo Nalin, que me aplicou a tal da aula teste... logo depois este nosso mestre (hoje na Multirede) foi o culpado por fazer de mim um iniciado no mundo Cisco (VALEU NALIN!) e aí entra também o coroné, o mestre dos magos, o gurú de Cerquilho... o homem que repentinamente resolveu trocar a vida monótona do telnet pela rotina segura da vida com ssh rsrs, já matou? Sim o Claudio Boscatti... bom aí vieram o Daniel, o Ferucio e o Adilson me dando a maior força no CCNP...
enfim, ficou ótimo o seu post, realmente relembrar é viver... acho q vou começar a chorar de emoção (sem viadagem!) rsrsrs...
fui! :-]


Shooowww Thais! Fico feliz de ter participado um pouquinho do começo da sua vida profissional de sucesso.

Você faz por merecer, é muito inteligente e dedicada.

Lembra da primeira senha que você configurou no nosso Portmaster 3???

Doppler (e depois ainda explicou o que significava para nós mortais rsrs).

Sucesso!


Nossa, gente! Obrigada! hehehe...
Jane, não seja humilde... vc é demais mesmo! :)
Sandro, legal termos tanto em comum na nossa carreira.. hehehe.. e realmente, ninguém mais importante que o Ferucio e o Adilson na nossa carreira CCNP!
Jairo, lembro sim.. hahahaha... essa foi uma das poucas senhas mais ou menos normais que eu colocava nos servidores, né? hahaha.. as outras eu gerava pelo linux.. hahhaha
Beijos a todos! Vocês todos são muito importantes para mim! :)
Ah! E o Anisio não conseguiu me tirar dos shells não.. hahaha.. ele me mostrou um mundo menos preto e branco me dando um iPod e tudo mais.. mas quem me conhece, sabe que, como eu tenho um leve problema com cores, então acabo mesmo voltando pro shell.. hahhaa


Thais, eu acho que isso tem a ver com dois aspectos: (1) a grande maioria das mulherese é mesmo avessa à tecnologia; até mesmo com as coisas simples do cotidiano (menus de celulares, etc.); não vejo isso como pecado não, acho que é aptidão e gosto mesmo; elas são melhores do que nós homens num monte de outras coisas, e as diferenças entre os sexos vão muito além das óbvias (e deliciosas) coisas físicas; (2) eu acho as mulheres muito mais detalhistas, responsáveis, determinadas e cuidadosas do que nós homens; então, quando elas invadem nossas praias, fazem tudo melhor do que nós; pode checar em outros campos que o resultado será o mesmo. Será isso?
:)
Bjs.


Ah! Obrigada, Flávio! :) E eu concordo muito com você quando você comenta que a coisa toda é relativa a aptidão. A gente bem sabe que mulheres não são mesmo boas em algumas coisas e não adianta. Por exemplo no volante... Desculpem meninas, mas é muito verdade que mulheres geralmente dirigem muito mal. Claro que acontece de uma mulher dirigir bem, mas a grande maioria é mesmo uma lástima. Deixar o carro morrer numa subida, por exemplo, é o fim da picada e eu vivo presenciando mulheres apanhando daquela subida ao lado do cemitério do Araçá. É vergonhoso! Entretanto... vimos uma coisa neste fim de semana que foi animados com relação aos homens no volante... mas isso não merece um mero comentário.. merece um Post! E ele vai ser colocado no ar em breve.. por enquanto, deixo vocês curiosos! hahaha. Bjs!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.