2
Cilindros e Válvulas
Posted by Thais Roland
on
quinta-feira, janeiro 29, 2009
in
Carros
Muito bem... mais um post de esclarecimento para as meninas (e para muitos meninos também...).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh36xbnso9ACXWaJj5G869yKuWAeA5w6wnoV8rG1TbGdPHZfjmSz8Nm83yychWk26BYQGF3rnFUXlKy5dSdeXfojsmWGeeHOA5mx4uuaU2GYzel-FsPdkgVttcYiZg7BDkDLts55itG09w/s400/4cyl-Animation.gif)
Muita gente confunde válvula com cilindro. Quantas vezes eu já não ouvi: "Válvulas? Sei lá... Acho que tem 4.". Ou então: "Quantos cilindros tem o meu carro? 16?"
Pois bem... a maioria dos carros comuns de passeio tem 4 cilindros e 8 válvulas. Você pode dizer que tem um carro L4 (porque os cilindros estão dispostos em linha) com 16 válvulas.. Claro que não tem a menor graça você dizer que o seu carro é um L4.. hahaha... Usa-se muito esse tipo de nomenclatura para especificar carros com mais de 4 cilindros, como por exemplo, um Maverick V8, ou um Jaguar V12... aí sim fica bonito... Mas, enfim....
Bom... as válvulas são as peças do seu motor que injetam a mistura de ar + conbustível nos cilindros do seu carro, onde acontece a explosão. Calma! Não é que o carro vai explodir e criar um cogumelo nuclear! Este é um processo normal no seu motor. É a explosão que faz os pistões se movimentarem e colocarem em funcionamento o seu carro (bem a grosso modo). É por causa desta explosão que dizemos que nosso carro tem motor a combustão. As válvulas de admissão injetam ar + combustível nos cilindros, as velas fazem uma faísca lá dentro, a mistura explode, empurra os pistões e depois o gás que sobrou da explosão sai dos cilindros pelas válvulas de escape. Quando eu descobrir como colocar vídeos no blog eu coloco um pra vocês verem a coisa toda acontecendo... ;)
Um carro de 8 válvulas significa que ele tem 2 válvulas por cilindro. Até pouco tempo isso era um bocado comum... Nos carros mais novos o mais comum são 16 válvulas, ou seja, 4 válvulas por cilindro. Isso significa que os gases se movimentam com mais velocidade no interior do cabeçote, gerando mais potência.
Só pra ilustrar: as coisas verdes são as válvulas; as coisas vermelhas são os pistões. Não dá pra ver as velas, nem as explosões, mas da pra ter mais ou menos uma idéia de como rola a coisa toda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh36xbnso9ACXWaJj5G869yKuWAeA5w6wnoV8rG1TbGdPHZfjmSz8Nm83yychWk26BYQGF3rnFUXlKy5dSdeXfojsmWGeeHOA5mx4uuaU2GYzel-FsPdkgVttcYiZg7BDkDLts55itG09w/s400/4cyl-Animation.gif)
Proooonto... agora vocês ja sabem mais uma... ;)