Google+
2

Cilindros e Válvulas

Posted by Thais Roland on quinta-feira, janeiro 29, 2009 in
Muito bem... mais um post de esclarecimento para as meninas (e para muitos meninos também...).

Muita gente confunde válvula com cilindro. Quantas vezes eu já não ouvi: "Válvulas? Sei lá... Acho que tem 4.". Ou então: "Quantos cilindros tem o meu carro? 16?"

Pois bem... a maioria dos carros comuns de passeio tem 4 cilindros e 8 válvulas. Você pode dizer que tem um carro L4 (porque os cilindros estão dispostos em linha) com 16 válvulas.. Claro que não tem a menor graça você dizer que o seu carro é um L4.. hahaha... Usa-se muito esse tipo de nomenclatura para especificar carros com mais de 4 cilindros, como por exemplo, um Maverick V8, ou um Jaguar V12... aí sim fica bonito... Mas, enfim....

Bom... as válvulas são as peças do seu motor que injetam a mistura de ar + conbustível nos cilindros do seu carro, onde acontece a explosão. Calma! Não é que o carro vai explodir e criar um cogumelo nuclear! Este é um processo normal no seu motor. É a explosão que faz os pistões se movimentarem e colocarem em funcionamento o seu carro (bem a grosso modo). É por causa desta explosão que dizemos que nosso carro tem motor a combustão. As válvulas de admissão injetam ar + combustível nos cilindros, as velas fazem uma faísca lá dentro, a mistura explode, empurra os pistões e depois o gás que sobrou da explosão sai dos cilindros pelas válvulas de escape. Quando eu descobrir como colocar vídeos no blog eu coloco um pra vocês verem a coisa toda acontecendo... ;)

Um carro de 8 válvulas significa que ele tem 2 válvulas por cilindro. Até pouco tempo isso era um bocado comum... Nos carros mais novos o mais comum são 16 válvulas, ou seja, 4 válvulas por cilindro. Isso significa que os gases se movimentam com mais velocidade no interior do cabeçote, gerando mais potência.

Só pra ilustrar: as coisas verdes são as válvulas; as coisas vermelhas são os pistões. Não dá pra ver as velas, nem as explosões, mas da pra ter mais ou menos uma idéia de como rola a coisa toda.


Proooonto... agora vocês ja sabem mais uma... ;)

2 Comments


Corrigindo: v4 seria um motor com os cilindros dispostos em forma de 'V', ou seja dois cilindros de cada lado formando com o ângulo de inclinação do tal 'V', contudo a todos dos motores 4 cilindros e 16 válvulas nacionais possuem seus cilindros dispostos em linha, então o correto seria L4 com 16 válvulas.


Meu amigo! Tem toda razão... acho que me empolguei com outras coisas no post e não prestei atenção nisso... vou corrigir. Valew!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.