Pra falar de Locker, tenho que falar de diferencial antes. Mas eu não preciso, necessariamente, falar sobre isso. Assisti um vídeo no Senai, explicando como funciona o diferencial, que cabe perfeitamente aqui. Basicamente, ele existe pra que as rodas traseiras do carro possam girar de forma indepentente. Isso é importante nas curvas, já que uma roda sempre gira mais do que a outra durante a curva. (o vídeo é da GM, está em inglês e é muuuuuito antigo, mas qualquer um consegue entender o diferencial com ele observando o modelo que os caras fizeram. ;) enjoy)
Agora que você já entendeu como o diferencial funciona e já sabe pra que ele serve..... O sistema Locker bloqueia o funcionamento do diferencial. Estranho? Inútil? Bizarro? Burro? Não!!!! Super eficiente pra quando você precisa sair de um atoleiro! Nesta situação você QUER que as rodas girem juntas porque é o impulso que o carro precisa pra sair do sufoco.
Super simples, né? A Fiat só coloca o sistema Locker nas versões Adventure dos carros porque é, supõe-se, onde ele é necessário. Espera-se que ninguém enfie seus carros de passeio em circuitos de rally... se essa idéia passa pela sua cabecinha transtornada (como passa pela minha. hahaha) compre um carro com o recurso Locker e seja feliz, amigo! :D
Espero que tenham gostado. Até o próximo! ;)
Ps.: este post é dedicado ao meu amigo Borges, que perguntou sobre o Locker no FB e à linda da Liana, que aprendeu direitinho como funcionava e explicou pro Borges antes de mim! ;)
Adoro estes vídeos antigos. É fácil o entendimento.
ResponderExcluirSão ótimos mesmo.
ResponderExcluirValew pela visita e pelo comentário. Volte sempre. ;)