Google+
0

Mulheres, viajem sozinhas ou com as amigas!

Posted by Thais Roland on quarta-feira, outubro 11, 2017 in , , , , ,
Escolha o destino, tome o controle do volante e vá! Passar tempo consigo mesma ou com as amigas é uma das melhores coisas pra se fazer nessa vida e eu vou dar só um exemplozinho pra vocês!

Em uma semana zanzei de carro pela cidade à noite (coisa que amo fazer), só eu, o carro, a música e as ruas quase vazias (pro padrão São Paulo de ruas quase vazias). É uma experiência ímpar pra quem quer se conectar consigo mesma. Ninguém com quem conversar a não ser você mesma. Prestar atenção na condução do carro e aos sinais de trânsito parece obrigar o cérebro a pensar apenas nas coisas importantes e isso traz também aqueles probleminhas que precisamos resolver e não queremos. Vira uma terapia.

Durante a mesma semana fui com minha melhor amiga para três destinos maravilhosos que chamamos de #ZenTrip. Sempre com a intenção de enchermos nossos corações de boas energias escolhemos um Templo Budista para limpar a mente e depois a praia para limpar o corpo. Estradas com percursos sinuosos, sem acostamentos, sem serviço de resgate da concessionária da rodovia e até com o chupa-cabra nos observando ali no meio do mato.


O terceiro destino foi mais seguro com relação ao percurso mas, ainda assim, sozinhas, felizes e levando o cãozinho junto. Fomos para Ribeirão Preto visitar outra amiga e tivemos um belíssimo fim de semana das meninas, passeando de carro pra lá e pra cá, rindo, reclamando, rindo das reclamações... essa coisa toda que a gente gosta de fazer quando estamos juntas.


Porque eu to contando tudo isso? Porque viajar sozinha ou com as amigas é renovador e o medo de ficar na estrada com o carro quebrado não pode te privar desse prazer! Uma boa revisão antes de viajar faz com que sua preocupação fique apenas na diversão e não em ficar na mão. A gente não controla imprevistos, mas a vida é assim mesmo. Se cuidarmos da nossa parte cuidando do carro, ele vai cuidar da gente também.

Eu já dei uma primeira dica do que verificar no seu carro com freqüência. Tá aqui nesse vídeo.


Também já fiz um Hands On sobre essas revisões e chegamos até a verificar os freios do carro.


No próximo vamos aprender sobre pneus e vocês já podem se inscrever nesse link AQUI.

E também vem muito mais vídeos por aí pra te ajudar a ficar cada vez mais segura pra aproveitar a vida sem excesso de preocupações e começar a ver seu carro como seu amigo e não como um problema.

Que tal começarmos a matar essas dúvidas sobre os carros? Eu proponho um exercício pra todas nós:

- Você me manda sua dúvida e eu explico
- Você me conta quando o carro já te deixou na mão e eu digo o que fazer pra não acontecer de novo

Que tal? Só se lembrem que eu sou uma mecânica normal, tá? Não consigo adivinhar que barulhinho é esse que seu carro tá fazendo sem olhar o carro. Hehehe

Tou no aguardo dos comentários, mulherada! Que comecem os jogos! :D

Muitos beijos da Thais!

4

A Fiat colocou um Argo na minha mão e o resultado foi…

Posted by Thais Roland on quinta-feira, outubro 05, 2017 in , , , , , , , , ,
Pois é! O CMN ficou uma semana inteirinha com um Fiat Argo Drive 1.3 novinho e… Vermelho Alpine! ❤️  E eu vou contar como foi a experiência completinha pra vocês agora! Agora mesmo!


A primeira coisa que eu quero dizer é que o carro é muito divertido! De verdade! Ele é super confortável e tem um monte de facilidades que realmente ajudam a conduzir o carro. Alguns podem chamar de perfumaria, mas é uma delícia ver o espelho retrovisor direito se ajustar sozinho pra você estacionar assim que você engata a ré. Eu poderia ajustar o espelho manualmente? Sim, poderia. Eu poderia apoiar o braço direito no banco do passageiro e olhar pra trás? Claro que poderia. Mas o retrovisor se ajustar SOZINHO pra me ajudar é o carro sendo gentil comigo e é adorável!

Os controles de menus e telefone no volante também são de grande ajuda, apesar de eu não me acostumar com essas modernidades e me atrapalhar todinha cada vez que o celular tocava conectado ao CarPlay, mas até aí, o problema sou eu, não o carro, ele tentou me ajudar, tentou mesmo. Hahaha


Outra função que não é novidade, mas é uma coisa bem bacana é que ele te dá um toque quando você precisa mudar de marcha com uma indicaçãozinha luminosa no painel de instrumentos. Eu tenho que admitir pra vocês que ODEIO COM TODO O MEU SER quando o carro quer me ensinar a dirigir, mas a intenção dessa função é realmente muito nobre. Se você seguir as instruções de mudança de marcha que ele te sugere você estará fazendo o melhor tipo de condução, otimizando consumo de combustível e emissão de poluentes, então, obedeça ao Argo. :)

Na chave de seta também tem um detalhe que poucos conhecem. Se você der só um toquinho nela ela vai piscar 5 vezes pro lado correspondente e parar. Isso é um auxílio pra você mudar de faixa, já que nesse caso a gente não gira o volante o suficiente pra chave de seta destravar o mecanismo. É muito bacana isso.

Um comportamento genioso que notei no carro foi com relação à comunicação do celular com o computador de bordo. Quando eu estava usando o GPS no celular e ouvindo uma rádio no carro, cada vez que a mina do GPS falava comigo ela desligava a música e não voltava mais. Isso parou de acontecer quando desisti do rádio e coloquei a música no celular também. Ainda assim, de vez em quando a minazinha do GPS falava comigo pelo sistema de som do carro e, de vez em quando, pelo próprio celular. Bizarro. Mas no final das contas a gente acabou rindo disso. Hahaha (só da câmera de ré travar que eu não ri tanto assim... oops)


E eu nunca tinha dirigido um carro com sistema Start/Stop (tem um post falando sobre isso AQUI). O Argo tem e eu me diverti horrores brincando com a funcionalidade! (E... eu sou uma criança... qualquer paixão me diverte).

E olha... o carro é bonzinho com o bolso, viu! Usei Etanol o tempo todo, rodamos mais de 3.000km com ele em 7 dias e gastamos R$ 270,00 de combustível. Ele fez uma média de 11km/l no trajeto todo (isso levando em conta um pezinho meio pesadinho e um contratempo que fez a gente acelerar um tiquinho mais).

Isso tudo incluiu:

- Uma visita ao Templo Zu Lai, em Cotia, que é pura paz e todo mundo devia ir lá pelo menos uma vez na vida (eu pretendo ir mais)


- Com direito à uma breve passadinha no Orquidário Mucuripe, também em Cotia, de onde é impossível sair sem alguns vazinhos lotados de florzinhas


- Uma viagenzinha à Ubatuba, pegando a estrada de Taubaté, que é divertidíssima e super vale a pena conhecer

video

- Um retorno à São Paulo pela estrada que passa por Salesópolis (pra tomar café da manhã com mamãe e papai. Hehehe). Essa estrada também é bem divertida pra quem curte dirigir e ainda tem a vantagem de não ter pedágios

video

- Uma super viagem até Ribeirão Preto, que teve um bônus até Ituverava, por aquelas estradas em linhas retas a perder de vista!


Veredicto? Pra uma família pequena (só um casal, ou um casal e mais um bacuri ou um cãozinho) o Argo é um carro super bacaninha! Ele é ágil, é confortável, é estável e divertido nas curvas. O porta-malas não é lá muito grande, mas também não é a intenção dele. Como a tradição Fiat as peças de reposição são acessíveis e qualquer oficina mexe nele, fazendo com que a manutenção seja mais barata. Sem contar que o design dele é fofíssimo! :) Ah! E o console central não é gigantesco, o que permite que os amantes apaixonados consigam ficar com as mãozinhas nas pernas um do outro e manter a chama do Amor acesa! (Lê esse post AQUI pra entender a referência. Hehehe)

Mas é claro que nunca é tão legal ler sobre o que os outros fizeram com o carro do que fazer também, né? A gente pode resolver parte disso. Eu filmei a experiência todinha pra preparar o episódio piloto do Cartografia do Asfalto pra vocês. O vídeo tá quase pronto e vocês vão ver como ficou bacana e como vocês vão poder participar ainda mais das aventuras do Novo CMN!


Beijokas, Coisos lindos do meu coração! Até a próxima! Eu amo vocês!

0

Dicas de Viagem: dois lugares super legais pra visitar no mesmo dia pertinho de Sampa

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 29, 2017 in , , , , , , , , , ,
Eu não devia, mas vou dar uma prévia pra vocês de como tá rolando o teste do Argo que a Fiat descolou pro Coisa. E vocês já vão aproveitar pra conhecer um pouquinho da minha rotina no CMN (mentira... quem dera isso acontecesse sempre. Hahaha).

Bom, fui buscar o carro segunda-feira na Fiat Sinal e voltei lidando com o zilhão de botões dele (tenham em mente que eu estava trabalhando com carros antigos até o fim do ano passado, ou seja, o carro com mais tecnologia que mexi nos últimos tempos tinha sido o Citroën DS de um amigo, no botaozinho pra brincar com a suspensão), brigando com a mina do GPS que ora falava comigo pelo celular e ora parava minha música pra falar comigo pelo sistema de som do carro e não voltava com a música depois. A gente teve uma DR bem feia por causa disso, mas depois nos acertamos e agora somos amigas de novo.


Minhas aventuras com o Argo no primeiro dia limitaram-se a voltar pra casa e levar a Liana até a faculdade e voltar outra vez pra casa. Nada muito emocionante.

Mas aí veio a terçona, né, gente! Quem não tem planos para as terças-feiras? A gente aqui sempre tem um programão pras terças... não? Enfim...

Acordamos cedinho (às 09:00h), tomamos café da manhã na padoca (muito chique isso...), e embarcamos, eu e a Liana, minha copilota/camgirl oficial, para o Templo Zu Lai, em Cotia, com a intenção de testar o Argo em um bom trecho de cidade e outro trechinho de estrada, além de nos purificarmos com Buda e tals.


Foi ótimo! Nosso planejamento ficou folgado demais e chegamos muito cedo ao templo (eu simplesmente ODEIO me atrasar, então isso já era esperado), mas não foi nenhum problema, pelo contrário, como tínhamos visto placas de um orquidário ali por perto, resolvemos ir até lá pra conferir. Pra quem gosta de flores é um passeio perfeito! As orquídeas são magníficas e com preços bem honestos, além de uma galera super bacana atendendo e explicando tudo sobre as belas flores. Voltamos com várias pra casa.


Aí sim, rumamos para o templo e, que lugar LINDO! Outro passeio que não dá pra deixar de fazer se você curte pegar uma estradinha mas sem passar horas com a criançada berrando no banco de trás.


Uma pena que tínhamos pouco tempo pra ficar por lá, porque ambas tinham horário pra voltar pra São Paulo, mas é um lugar maravilhoso pra passar umas boas horas entrando em contato com a Natureza e consigo mesmo, além de pegar uma estradinha divertidinha pra treinar as dons ao volante, sempre com prudência, né!


Voltando pra Sampa, fui voando encontrar minha amiga Juliana para irmos ao Show do Guns N’ Roses e estragar todo o trabalho de limpeza que fiz no templo. hahaha, mas isso é tema pra um post separado, porque é muito, muito muito especial. Quem sabe eu conto pra vocês no final de semana. ;)


Enfim... por enquanto o simpático Argo ainda está em testes e vai sair conteúdo bem legal disso pra vocês. Vão acompanhando pelas redes sociais. :) Agora estou escrevendo de Ubatuba mas, quando o post for publicado provavelmente já estarei novamente na estrada, preparando ainda mais novidades pra vocês.

Beijos, seus Coisos lindos! Até já já!

0

O que você queria saber sobre Start/Stop mas tinha medo de perguntar

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 22, 2017 in , , , , , ,
Como o sistema Start/Stop é novidade pra gente aqui no Brasil, algumas dúvidas atormentam as pessoas que querem comprar um carro novo e vêem esse item na descrição. Por isso, fui atrás da Bosch e da Fiat pra esclarecer algumas coisas e trazer pra vocês.


Começando pelo básico, o Start/Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor de combustão em situações em que o veículo permanece parado no trânsito, por exemplo, no semáforo.

O desligamento só é feito quando uma série de condições são atendidas (estado de carga da bateria, temperatura do cofre do motor).

Tratando-se de um veículo com transmissão manual, o motor de combustão será ligado quando a embreagem for pressionada, sendo um veículo automático o motor de combustão será ligado ao tirar o pé do pedal de freio.

Além disso, o motorista, em determinadas situações e conforme o seu desejo, tem total autonomia de inibir ou mesmo religar o sistema Start/Stop de forma bem simples e rápida.

A Bosch tem um videozinho instrutivo pra mostrar como funciona, mas sim, eu só coloquei aqui pra obrigar vocês a lerem. Muahaha!


Em 2014, o Uno foi primeiro veículo produzido no Brasil a ter o sistema de série no modelo Evolution. O sistema Start/Stop que equipa o Uno é basicamente o mesmo que está presente na Europa, com o grande diferencial de também funcionar em veículos Flex Fuel.
Uma preocupação de donos de automóveis com esse sistema é com relação à bateria, mas tanto a Bosch quanto a Fiat asseguram que todos os componentes de desgaste do motor de partida foram alterados para suportar o maior número de partidas. O novo motor de partida tem durabilidade muito superior aos motores de partida convencionais.


A Bosch explica ainda que a bateria também foi alterada para suportar um maior número de partidas, lembrando que são partidas de baixo consumo de corrente, já que são partidas quentes.

Sobre a extinção do motor de arranque, a Bosch esclarece que hoje, na Europa, existem outros tipos de sistema que combinam a função Start/Stop, como o Boost Recovery Machine (BRM) da Bosch. Este tipo de sistema, em alguns casos, pode eliminar o motor de arranque e fazer a partida diretamente pela correia.

O mercado de reposição conta com baterias diferenciadas para aplicação em veículos com grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, como o sistema Start/Stop.

E sobre o ar condicionado? É sabido que o sistema de resfriamento dele só funciona com o motor ligado... aí como fica em um carro que desliga durante paradas longas?

Primeiramente é importante ressaltar que a estratégia de funcionamento do ar condicionado é decidida pela montadora, portanto não existe um link direto entre o sistema Start/Stop e o funcionamento do ar. Dentre as inúmeras aplicações que existem na Europa, existem várias estratégias de funcionamento do AC.

Seguindo o exemplo do Uno, quando o ar-condicionado está ligado e ocorre o desligamento do motor pela função Start/Stop, somente o compressor do ar-condicionado é desligado. Assim, a ventilação interna permanece em funcionamento. O ar frio que existe na tubulação continua a ser direcionado para a cabine propiciando sensação de resfriamento ainda por um tempo (período este geralmente similar ao de um semáforo, por exemplo). Após 160 segundos com o veículo desligado, o mesmo religa automaticamente. Em situações em que o motorista desejar, também será possível desligar o sistema Start/Stop com um simples apertar de um botão localizado no painel.

Outra preocupação é com o sistema de iluminação, já que, enquanto o carro está desligado, ele consome carga da bateria, mas também trata-se de uma estratégia que cada montadora determina para cada veículo. Para que o condutor do veículo não perceba um “enfraquecimento” da iluminação interna e/ou externa durante a partida, algumas alterações no sistema de iluminação podem ser necessárias.

A parte mais legal do sistema é sobre o consumo de combustível! Já ouvi absurdos por aí... gente dizendo que o fato de o carro ficar dando partida toda hora vai aumentar o consumo, mas a verdade é que o sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Já a economia de combustível está relacionada ao tipo de ciclo urbano, em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.

Um dado interessante é que estima-se que até o fim de 2016 foram comercializados aproximadamente 10 mil veículos com o sistema no Brasil e a previsão para 2017 é que serão vendidos aproximadamente mais 150 mil veículos com o sistema Start/Stop. Ou seja, o novo sistema fará parte das nossas vidas assim como os freios ABS e os AirBags! Preparem-se.

Por hoje é só, pessoal! Até o próximo e muitos beijos pra vocês! Muak!

0

Viajando com a Thais

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 15, 2017 in , , , ,
Minha cabeça é uma fábrica de ideias! Eu só não sei o que fazer com tantas! Hahaha. Ainda bem que tenho minhas meninas que me organizam. Daí saem projetos como o que estou preparando agora pra vocês!

O Cartografia do Asfalto não é apenas um programa sobre viagens. Eu quero ir muito mais longe com ele...


Ok... Eu to me adiantando, né? Tá bom... Vamos com calma.

Nessa nova fase do CMN uma das minhas idéias é retomar os vídeos. Teremos uma série de programas com temas diferentes, sempre com a intenção de ajudar vocês a entenderem melhor seus carros e como tirar mais proveito deles.

O Cartografia do Asfalto é uma destas Webséries. Um programa de viagens onde o destino é apenas uma parte do lance todo. O que eu quero mesmo com esse programa é mostrar como pode ser legal viajar de carro quando você está com ele todo em ordem.

Mas, Thais... e se meu carro não estiver em ordem?

Não tem problema! Eu também vou apresentar um monte de outras soluções que a gente pode usar pra viajar de carro que podem ser tão divertidas quanto usar o próprio carro, seguras e tranqüilas.

Além disso, também é uma oportunidade pra eu mostrar alguns carros pra vocês, o que pode ajudar em uma decisão de compra.

E... tirar dúvidas da galera que tem receio de pegar estrada de carro.

E... mostrar opções bacanas de passeios pra fazer de carro.

E... não... acho que é isso. Hahaha

Gostaram da ideia? Tem sugestões pra algum programa? Dúvida? Manda pra mim! E até a próxima, Coisos! Muak!

0

Mulheres motoristando mulheres

Posted by Thais Roland on quarta-feira, setembro 13, 2017 in , , , , ,
Fui apresentada ao Lady Driver esses dias, um aplicativo de motoristas particulares com mulheres ao volante e apenas para passageirAs. Testei no sábado e agora conto tudinho pra vocês.


Antes que comecem os ataques, ninguém é obrigada a usar o Lady Driver. Se você acha que tanto faz viajar com um cara ou uma garota guiando o carro pra vocês, ok, pode usar o app que quiser e pronto.

O lance de ter a certeza de que uma mulher estará ao volante, pra mim, pareceu tão confortável quanto algumas outras predileções que eu tenho na vida. Não gosto de taxi, nunca gostei, quando o Uber veio pro Brasil eu amei! Depois veio o Cabify e eu me apaixonei ainda mais. Agora, com o Lady Driver curti ainda mais.

Não ligo pra quem está dirigindo o carro pra mim quando uso esses serviços, mas ligo, por exemplo, para a escolha da minha ginecologista. Sempre que tenho que trocar de médica com essa especialidade, escolho uma mulher. Além disso, desde que surgiu o laboratório Femme eu também só faço meus exames ginecológicos lá porque sei que serei atendida por uma mulher.

Então por que não dar às pessoas que precisam de um serviço de motorista a opção de escolher com quem querem viajar? Já ouvi falar de mulheres que ficam solicitando e cancelando pedidos no Uber/Cabify até aparecer uma motorista mulher pra levá-las. Pra pessoas assim o Lady Driver é a solução PRA VIDA!

Paula, minha First Lady! :D

Além disso, a filosofia do Lady Driver é a de proporcionar às mulheres independência financeira trabalhando pra elas mesmas. Em uma conversa com um motorista da Cabify ele disse que acha isso besteira, já que a Uber ou a Cabify não tem esses lances de diferenciar “salário” entre motoristas homens ou mulheres. Ele até tem razão nesse ponto. São empresas que conseguem mesmo garantir a equiparação que tanto procuramos, mas................. o Lady Driver ainda consegue garantir um pouco mais de segurança, tanto para as motoristas quanto para as passageiras no quesito Assédio.

Mais uma vez, é importante ressaltar que não estou generalizando. Claro que tem motoristas homens que super respeitam as mulheres, assim como tem motoristas mulheres que podem ser indelicadas, mas só uma mulher que já passou por situações constrangedoras sabe o quanto a opção de minimizar alguma situação de desconforto é importante.

Bora apoiar a causa, mulherada? #VaDeLady e até a próxima! Beijos da Thais!

2

Por que você deveria saber mais sobre o seu carro?

Posted by Thais Roland on quarta-feira, setembro 06, 2017 in , , , ,
Conhecer e entender melhor as coisas que você tem te ajuda a conservar seus bens, fazer com que durem mais, tirar melhor proveito deles e ainda economizar uma grana.

Tudo o que adquirimos exige cuidados, desde um casaco novo, que precisamos saber se podemos lavar na máquina ou não, até o telefone recém adquirido que você tem que configurar para desbloquear com a sua digital.

O carro não é diferente. Ele provavelmente é um dos seus bens mais caros (entre o valor dele mesmo, a manutenção, o combustivel e os impostos) e vai te pesar ainda mais no bolso se você não cuidar bem dele.

Seu carro deve ser uma solução na sua vida e não mais um problema e você não imagina como é fácil entender do que ele precisa pra ser seu parceiro mais ponta firme.

Se você é do tipo que não suporta ler manuais, não tem problema. Sempre tem alguém pra te explicar como cuidar do carro que você está comprando, mesmo que ele seja usado. O vendedor, seu mecânico de confiança, aquele amigo fanático por carros, a Thais... o importante é que você procure alguma dessas pessoas e peça, ao menos, as orientações mais básicas sobre como manter seu carro em bom estado.


É muito importante lembrar que existe dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. A primeira vai manter seu carro em ordem enquanto a segunda vai consertar o que já quebrou e estuprar sua conta bancária.

Imagino que todo mundo prefira a primeira opção, né?

Então, que tal aprender um pouco mais sobre o seu meio de transporte e garantir que ele vai estar sempre saudável pra te atender quando você precisa dele? Meu compromisso é dar dicas pra vocês irem aprendendo cada vez mais, mas vocês também podem ajudar dizendo quais são suas dúvidas.

Não sei se todo mundo já sabe, mas eu ministro um workshop de manutenção preventiva para grupos de pessoas que queiram aprender mais sobre a rotina básica de cuidados com um automóvel. Se você se interessou, que tal montar uma turma e me chamar pra dar essa aula pra galera? Será um prazer!

Que tal cuidarmos juntos do seu amigo sobre rodas e fazer disso uma tarefa divertida?

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.