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Km de Dicas - Correia Dentada

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 25, 2018 in , , , , , ,

A correia dentada é responsável por manter o sincronismo entre o comando de válvulas e o virabrequim. Eu sei que é muito técnico, mas eu preciso convencer vocês de que esse é um componente importante no carro e que merece atenção, então vou fazer isso dizendo que se você não trocar ela nos períodos de Manutenção Preventiva e ela arrebentar, por exemplo, você pode perder o motor do seu carro com os pistões atropelando as válvulas, as válvulas riscando as paredes dos cilindros....... Convenci?

Ótimo! Então verifique no manual do seu carro os períodos de substituição e respeite as especificações da correia. Além disso, sempre peça pro mecânico trocar o tensor (ou tensionador, ou esticador... depende do seu mecânico) da correia e dar uma boa avaliada também nas condições da bomba d'água e na engrenagem do Virabrequim, já que esses dois componentes podem danificar a correia nova se estiverem em más condições.


Tem alguns motores que não usam correia dentada pra manter o sincronismo do motor. Neste caso você tem que descobrir se ele usa corrente ou engrenagens pra essa função e prestar atenção às manutenções que esses componentes necessitam. Apesar de serem mais duráveis do que as correias, também exigem reparos ou substituição.

Se você é @ feliz proprietári@ de um carro popular, fica alerta na hora de comprar uma correia nova, sozinha ou em um kit, já que tá a maior onda de pirataria rolando no mercado. Pra se proteger, pega o número do lote da correia e entra em contato com o fabricante pra ver se tá tudo certo com ele.

A Continental ContiTech forneceu um documento que relaciona os principais problemas com correia dentada, seus diagnósticos e soluções. Eu coloco ele aqui em formato de imagem pra vocês, mas quem quiser o PDF é só me mandar um email pedindo que eu envio, tá?


Corre lá pra ver o vídeo da semana e não esquece de compartilhar com a galera!

VIDEO - https://youtu.be/EsJVoOBh8ac

Usa os comentários pra conversar comigo e a gente se vê de novo na semana que vem!

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Meninas que Detonam - Nathália Galli

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 18, 2018 in , , , ,
Tem muito tempo que não entrevisto uma garota dessas que detonam, por isso trouxe uma pra arrebentar mesmo!


Conheci a Nathália no encontro do Veteran Car Club, na Cinemateca de São Paulo enquanto babava no carro dela. Pra minha surpresa, ela já me conhecia e veio conversar comigo. Caí de amores por ela depois de ouvir um trechinho da história, por isso pedi pra ela contar pra vocês também o que me contou naquele dia e em algumas trocas de mensagens.

O vídeo ficou grande mesmo! Eu não teria coragem de cortar mais nada dele. Tudo é apaixonante: o brilho nos olhos dela, o sorriso no rosto e o Camaro Type LT 1974 no fundo.


Espero que curtam a nossa nova websérie Fabulous Drivers e, como sempre, não esqueçam de dar o joinha, compartilhar com a galera, usar os comentários pra falar comigo e, desta vez, pense também em algumas pessoas pra sugerir pra série nova. Quem vocês gostariam de ver contando suas histórias por aqui?

Super beijo, pessoinhas, e até o próximo post!

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Dê os parabéns ao seu carro!

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 11, 2018 in , , , , ,
No dia 13 de maio comemoramos o Dia do Automóvel, como a data cai num domingo esse ano, então aproveita o fim de semana pra dar os parabéns pra ele e levá-lo pra passear, tomar banho... e tudo isso que ele merece.

Foto: Filipe Redondo - Revista Época
E com "tudo isso que ele merece" eu quero dizer:
verifique o óleo
verifique o líquido de arrefecimento no radiador
verifique a água do reservatório do parabrisa
verifique o combustível do tanque de partida a frio
calibre os pneus (sem esquecer do estepe)
dá um banho nele e não esquece daquela cerinha esperta
e passeie com ele!

A gente já falou sobre tudo isso, hein! Mas se você não lembra, corre na playlist do Km de Dicas pra ver todas elas e cuidar do possante.


Mas voltando ao assunto... o dia 13 de maio é importante para o automóvel porque foi nessa data que rolou a inauguração da primeira estrada de rodagem pavimentada no Brasil, em 1926. Ela ligava Rio de Janeiro a Petrópolis e foi construida com placas de concreto pelo Automóvel Club do Brasil. Um decreto assinado por Getúlio Vargas oficializou a data em 1934.

A galera que curte uma polêmica vai gostar de saber que a Internet tem outras versões pra data, como, por exemplo, o fato de o primeiro Belcar ter saído da linha de montagem da Vemag em 13 de maio de 1958 e, minha versão preferida, em comemoração à primeira viagem de automóvel, realizada por Bertha Benz, em 1888, com o protótipo número 3 do Motorwagen, do senhor Karl Benz, percorrendo uma distância de quase 200km em 3 dias e resolvendo, ela mesma, os problemas que o carro apresentou pelo caminho (orgulho demais)!


Qualquer que seja sua versão favorita do Dia do Automóvel, corre na garagem, dá um abração nele, tira uma selfie e manda pra gente aqui! A gente posta você e seu carango no Facebook do CMN em comemoração! :D

Beijos, Queridos Cois@s e até a semana que vem!

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Usar aditivo no radiador ou não?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, maio 04, 2018 in , , , , ,
A gente falou de frio no último Km de Dicas, mas essa semana o Sol resolveu aquecer os coraçõezinhos dos Paulistanos novamente então eu aproveito e converso com vocês sobre aditivos para o radiador.


A galera da Paraflu foi super gentil em contribuir com o conteúdo técnico do post e dar um monte de toques espertos pra gente, como, por exemplo sobre a importância do aditivo, especialmente nos carros mais modernos.

"A importância do aditivo cresce cada vez mais, não só pelas temperaturas maiores de trabalho, mas principalmente pelas leis cada vez mais rigorosas de emissão de poluentes. O sistema de arrefecimento tem ação direta na redução da emissão de gases pelo motor, visto que quando trabalha fora da faixa ideal, a eficiência do motor é reduzida e consome/polui mais, gerando maior quantidade de NOx (óxidos de nitrogênio) e SOx (óxidos de enxofre).
             
Além disto, com a atual tendência de redução do tamanho dos motores (downsizing), a relação potência/cilindrada está ficando cada vez maior, exigindo mais do sistema de arrefecimento e conseqüentemente do aditivo para radiador. Galerias e dutos menores, menor volume do sistema de arrefecimento em geral também demandam maior eficiência na troca térmica do sistema de arrefecimento."

Com relação às funções do aditivo a Paraflu ressalta que "TODO aditivo DEVE exercer as seguintes propriedades:


  • Antifervura: Elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, aumentando drasticamente a eficiência na gestão da temperatura do motor, já que uma vez que no estado gasoso, a capacidade de remover o excesso de calor pelo aditivo é reduzida drasticamente. Isto resulta em temperaturas de trabalho cada vez maiores para o motor (maiores do que ele foi projetado para trabalhar regularmente), desgaste precoce dos componentes do motor, aumento no consumo de combustível, redução da vida útil de todo o sistema em geral...;
  • Anticongelante: Reduz o ponto de congelamento, ou seja, a temperatura em que o líquido de arrefecimento muda para a fase sólida. Esta propriedade não é muito utilizada em nosso país devido às condições climáticas, mas um detalhe muito importante de ressaltar é que a mesma matéria prima que fornece as propriedades ANTIFERVURA e LUBRIFICANTE (duas funções primordiais para o sistema de arrefecimento) é a mesma que fornece a propriedade ANTICONGELANTE. Quando o líquido acaba por congelar, este leva mais tempo para retornar à fase líquida do que o motor leva para aquecer. Uma vez aquecido, o motor necessita de líquido circulando por ele para se conservar na temperatura correta. Como o aditivo congelado pode demorar mais tempo para circular corretamente pelo sistema, o motor pode sobreaquecer (mesmo que a temperatura externa esteja abaixo de zero!) e sofrer danos graves, como queima da junta..."


Eles também fazem um alerta importante com relação a misturas de produtos: "Outro detalhe bastante importante quando se fala em manutenção do sistema é que o líquido de arrefecimento não deve ser misturado com outros produtos de marca/modelo diferentes. Esta mistura pode causar reações adversas e causar danos no sistema, como a formação de gel/sílica no sistema ou ainda o aceleramento dos processos de corrosão (e não o inverso que seria o esperado do produto)."

E desmistificam a questão da cor do aditivo: "A cor do produto tem a única função de facilitar a identificação de vazamentos e facilitar a visualização do nível no reservatório de expansão. Dito isto, a cor do produto em si não garante que este seja o produto indicado para uso. Aliado ao fato de não existir uma regra ou norma que dite uma cor específica para uma determinada característica de aditivo, o mercado é repleto de produtos semelhantes com cores distintas e vice-versa. Por este motivo, ao se fazer a substituição do líquido de arrefecimento, a cor não é fator determinante na hora da escolha. Isto fica à cargo do tipo do produto (INORGÂNICO, ORGÂNICO e HÍBRIDO)."

O resumo da ópera está no vídeo do Km de Dicas que vocês conferem logo abaixo.


Agora me digam... quais dúvidas vocês ainda têm sobre aditivo? Usa os comentários pra conversar comigo e a gente se vê na semana que vem!

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Rejuvenescendo com um Carro Antigo

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 27, 2018 in , , , , ,

Dizem que sorrir reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, afasta depressão, melhora o sistema circulatório, combate rugas, melhora a produtividade e aumenta a longevidade...

Eu não sei dizer pra vocês se tudo isso é verdade ou não, mas posso dizer que dar um rolê num carro antigo faz tudo isso aí comigo! Talvez, resultado do largo sorriso que isso me estampa no rosto!

Essa semana fui visitar a oficina do meu amigo Fabricio, em Carapicuíba. É uma Castrol Auto Service que fica na Av. Dep. Emílio Carlos, 1902. A ideia era conhecer o espaço dele, bater um papo e tudo mais, mas quem tem amigos tem tudo nessa vida, né, gente? Ele já tinha me convidado pra ir lá, mas dessa vez deu uma trucada, porque estava com uma jóia na oficina e queria que eu conhecesse.

Eu nem vou falar mais nada, só vou colocar o vídeo aqui pra vocês darem uma olhada no que rolou. :)


Também não vou pedir desculpas pelo tamanho do vídeo, eu jamais teria coragem de editar esse ronco!
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Agora vou deixar vocês curtindo a invejinha e esperando o próximo post. :) Não esqueçam de usar os comentários pra conversar comigo e até o próximo, Cois@s!

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Hora de verificar o tanque de partida a frio!

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 20, 2018 in , , , ,
Eu não sei vocês aí no resto do Brasilzão, mas aqui em Sampa as temperaturas já estão despencando deliciosamente! O que motiva a dica de hoje, já que a galera friorenta sofre e os carros também.

Não é regra, mas a gente pode fazer o famoso "mais ou menos" e dizer que a maioria dos carros flex, quando abastecidos com etanol (álcool) tem uma certa dificuldade pra pegar em temperaturas menores que 15 graus. Até com mistura de combustíveis no tanque essa dificuldade pode aparecer, em geral quando temos mais de 90% dele abastecido com etanol.

As montadoras têm várias formas de contornar esse problema, desde a época dos carburadores que já contavam com os tais afogadores. O afogador restringia a passagem de ar, o que enriquecia a mistura (mais combustível que ar) dentro do coletor e ajudava o carro a funcionar nas temperaturas mais baixas. Alguns até já tinham o tanque de partida a frio abastecido com um tiquinho de gasolina, que hoje é tão comum.


Carros mais modernos já possuem outras estratégias, como injeção direta e alguns pré-aquecem o sistema pra facilitar a partida. Mas se o seu carro ainda usa o reservatório de partida a frio você precisa se preocupar com ele agora que estamos saindo das épocas mais quentes do ano.

As montadoras recomendam o uso de gasolina aditivada nesse reservatório e isso tem um motivo muito importante: a gasolina aditivada dura mais que a comum. Enquanto a gasolina comum pode durar por volta de 3 meses dentro do tanque, a aditivada passa de um ano. Passa de um ano mas não chega a dois! Por isso ela ainda precisa ser trocada todo ano (se não for completamente usada), já aproveitando pra dar aquela limpada no sistema.

No vídeo dessa semana tem uma amostra de gasolina retirada desse reservatório depois de muito tempo lá paradinha. Quando a gasolina estraga perde muito da sua propriedade calorífica e fica "gosmenta", o que pode causar problemas sérios sujando e entupindo parte do sistema de injeção.


Nunca é demais ressaltar a importância da Manutenção Preventiva, né? Um sistema entupido vai te dar uma arrombadinha no bolso, enquanto fazer a manutenção antes sempre custa mais barato. Sem contar o inconveniente de ficar tentando dar partida no carro, pela manhã, sem sucesso, até acabar com a bateria e ter que enfrentar o busão lotado no dia mais frio do ano.

Você sabe se seu carro tem o tanque de partida a frio? Vai lá descobrir, resolve o lance da gasolina e depois corre aqui pra me contar como foi! :) Até o próximo post, galerinha linda!

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Prestando atenção nos amortecedores

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 13, 2018 in , , ,
Amortecedor é assunto sério. Não é só conforto que depende dele, mas também segurança, já que eles influenciam na estabilidade do carro. O duro é saber quando tá na hora de trocar, já que a gente vai se acostumando com o desgaste e fica difícil perceber quanto eles já estão no fim da vida.

O bom é que vocês têm o CMN que ajuda a ver essas coisas, né? Eu estive na Monroe e o Juliano deixou umas dicas bem bacanas de como a gente pode testar os amortecedores sozinhos pra perceber os sinais de desgaste. Eu falo sobre isso no vídeo dessa semana


mas vocês também podem conferir por aqui.

Marcas nas hastes do amortecedor podem aumentar o desgaste do retentor e causar vazamentos, muita sujeira também pode fazer isso. O amortecedor não pode ter partes amassadas e a gente sempre precisa dar uma olhada no estado do batente (se você ouve barulho na suspensão ele pode ser o culpado).

Buchas de fixação estouradas e desgastes irregulares nos pneus, na parte central, em forma de concha, também têm relação com os amortecedores.

Sentir o carro também é importante. Além de notar barulhos, precisamos prestar atenção ao comportamento dele nas arrancadas e nas frenagens. O carro não pode empinar demais nem mergulhar excessivamente. Amortecedores ruins podem, inclusive, alterar a distância para frenagens e comprometem seriamente a estabilidade do veículo.

Movimentos laterais em curvas e pneus derrapando nessa situação (às vezes o pneus chega a perder contato com o piso e fica com um aspecto escamado, que também pode ser sentido quando passamos a mão por ele) podem ser fortes indícios de desgastes nos amortecedores, assim como oscilação demais quando passamos em lombadas.

Como eu já ensinei a tirar o pneu do carro, corre pra garagem e vai lá fuçar pra ver como estão os amortecedores do seu possante! Depois volta e me conta tudo! Beijokas, Cois@s, e até o próximo post!


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