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Aprender sobre motores pode ser muito divertido!

Posted by Thais Roland on terça-feira, fevereiro 20, 2018 in , , , , , , , , , , ,
Este post é uma convocação para todos os seguidores do CMN! Faz tempo que quero oferecer um curso de motores bem bacana e agora a oportunidade caiu no meu colo! Queridos Coisos, preparem esses coraçõezinhos pras coisas que eu vou contar!


Preparamos o curso "Motor Ciclo Otto com Ênfase no Motor Ford 302" V8 (Ford Maverick)" que tem por objetivo o desenvolvimento das competências necessárias à compreensão do funcionamento do motor ciclo Otto, ao procedimento de desmontagem, inspeção dos componentes, realização do controle dimensional e montagem do motor ciclo Otto Ford 302” V8, isso de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança no trabalho, buscando atender as necessidades e expectativas dos clientes e a rentabilidade do negócio.


O curso é teórico e prático onde a primeira parte se aplica a qualquer motor de Ciclo Otto (a maior parte dos motores que equipam os carros de passeio) e a segunda parte é desenvolvida em cima de um motor Ford 302" que vocês já viram aparecendo nas minhas redes sociais. Quando comprei o Damien ele veio com um 4 cilindros, mas encontramos a plaqueta de identificação dele e descobrimos que saiu de fábrica com um V8. O motor usado nas aulas é o futuro coração do Damião! Sim! Quem fizer o curso comigo terá a oportunidade de sujar as mãos, não em qualquer V8, mas no V8 do Filho do Demônio! :D

O curso terá duração de 60 horas e acontecerá de segunda a sexta, das 19h às 22h. A previsão de início da turma é dia 19 de março deste ano e vocês vão estudar na Escola Técnica Automotiva, na Av. Cruzeiro do Sul, 118/126, que fica a 900m da estação Armênia do Metro. O conteúdo abordado será:

- Breve história do motor de ciclo Otto
- Motor de combustão interna ciclo Otto
- Componentes
- Bloco de cilindros
- Árvore de manivelas
- Casquilhos
- Pistões, Anéis e Biela
- Cabeçote
- Comando de válvulas
- Tuchos, varetas e balancins
- Válvulas
- Volante
- Distribuição e sincronismo de funcionamento
- Dimensões e desempenho
- Cilindrada
- Taxa de Compressão
- Torque
- Potência
- Curva de Desempenho
- Sistema de alimentação de ar e combustível
- Sistema de ignição
- Sistema de escapamento
- Sistema de lubrificação
- Sistema de arrefecimento
- Distribuição e sincronismo de funcionamento
- O motor ciclo Otto Ford 302
- Procedimento de desmontagem
- Inspeção dos componentes
- Instrumentos de medição
- Paquímetro
- Micrômetro
- Relógio comparador
- Calibre de laminas
- Torquímetro
- Controle dimensional
- Procedimento de montagem
- Literatura técnica
- Ferramentas e equipamentos
- Organização, limpeza e segurança no local de trabalho

O curso será ministrado por mim, mas eu prometo que vou controlar o ciúmes do motor e deixar vocês mexerem nele, sem interferir (muito)! Hahaha

Esta é apenas a primeira parceria entre o Coisa de Meninos Nada e a ETA, então aguardem, que vem muito mais coisas por aí, viu! Para mais informações sobre o curso e para se inscreverem entrem em contato com a ETA pelos meios abaixo:

Tel. (11) 2613-3146 ou 2613-3147

WhatsApp (11) 93803-398

http://www.escolatecnicaautomotiva.com.br - Aproveitem para conhecer um pouco melhor a escola

E-mail: eta@escolatecnicaautomotiva.com.br

http://fb.com/EscolaTecnicaAutomotiva

E é isso! Espero vocês, meninos e MENINAAAAAS para nos divertirmos juntos nesse curso! Avisem ozamigo tudo e garanta a sua vaga nessa tchurma!

Beijos da Thais!!!

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Você sabe trocar o pneu do seu carro?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, fevereiro 16, 2018 in , , , , , , , , , , ,

Imagine-se à noite, numa estrada deserta, debaixo de chuva, com as crianças chorando no banco traseiro, sem sinal do celular e com dois olhos vermelhos brilhantes te observando por detrás de um arbusto, prá lá do acostamento quando, de repente, o pneu do seu carro fura! O que você faz?

É... em geral a recomendação pra um pneu furado é ligar pro seguro e pronto, mas tem horas que isso não é uma opção e você vai ter que se virar. Por isso, não importa quanta tecnologia seu carro tem, você precisa saber trocar um pneu. Eu torço pra que nunca precise usar esses conhecimentos, mas eles precisam ser adquiridos.

Então, como já é de costume no Km de Dicas, tem aqui o post pra quem gosta de ler e lá no final tem o vídeo pra quem gosta de assistir a dica.

Trocar pneu é fácil, mas é sujo e algumas coisas podem dificultar sua vida, então vamos às dicas.

A primeira coisa a fazer é puxar o freio de mão e engatar uma marcha. Isso dá segurança à quem vai fazer a substituição da roda. Se for possível, tente também parar em um lugar plano e com o piso firme.

Depois disso, localize onde estão o estepe, o triângulo de segurança, o macaco e a chave de roda. O Manual do Proprietário sempre tem essas informações, por isso, deve viajar no porta luvas, sempre com você.

Posicionar o triângulo de segurança é muito importante e existe algumas regras pra isso. Você as encontra neste link aqui http://portaldotransito.com.br/noticias/voce-sabe-quando-e-como-usar-o-triangulo-de-sinalizacao-o-portal-explica . A distância mínima é de 30m da traseira do carro.

Depois da via sinalizada você vai posicionar o macaco no carro seguindo a indicação na lataria. É uma setinha na parte de baixo do carro que indica onde você deve encaixar o macaco. Isso também está no Manual do Proprietário. Quando encaixar a ferramenta no lugar certo, apenas apóie o carro, mas ainda não suba. Antes disso é necessário afrouxar os parafusos.

Uma dica legal é usar uma chave de roda prolongável. Você encontra em qualquer loja de auto-peças e ela quebra um galhão. A chave prolongável é maior que a original e quando você a prolonga fica ainda maior. Isso é muito legal porque permite que você faça menos força na hora de soltar os parafusos e de prendê-los novamente.

Com o carro apoiado, remova a calota, se houver, e tire o aperto de todos os parafusos. Tirar o aperto significa soltá-los apenas para que fiquem livres, mas ainda não se deve desrosqueá-los até o fim.

Agora podemos levantar o carro o suficiente para a roda sair do chão e mais um pouquinho, esse "pouquinho" é porque o pneu furado fica murcho e logo sai do chão quando subimos o macaco, mas o estepe, que está cheio, pode não ter espaço para entrar no lugar.

Com o carro no alto podemos terminar de tirar os parafusos (com a mão mesmo ou com a ajuda da chave de roda) e remover o pneu furado. Cuidado para não se machucar quando soltar o último parafuso! Já tenha a roda segurada pela outra mão nesse momento.

Hora de colocar o estepe no lugar (que eu espero que vocês já tenham aprendido a calibrar toda semana, junto com os outros pneus, né?). Novamente, preste bastante atenção para não esmagar os dedos em lugar nenhum. Traga o estepe para perto do carro, encaixe no lugar e alinhe os furos dos parafusos. Coloque os parafusos com a mão para ter a certeza de que as roscas entraram direitinho em seus lugares e você não corre o risco de espanar nenhuma delas. Encoste os parafusos todos na mão, até sentir que a roda já parece presa. Se precisar da chave de roda pra dar um leve aperto, pode usar também.

O aperto final é dado com o carro no chão, então depois de encostar os parafusos, desça o carro do macaco e aperte os parafusos com a chave de roda, sempre em cruz, ou seja, aperte os parafusos opostos um do outro para garantir que a roda encosta corretamente no seu lugar.

E pronto! Agora é só recolher tudo: colocar o pneu furado no lugar do estepe, guardar as ferramentas e a calota (não vai esquecer dela! nem do triângulo de segurança!) e ir direto pro borracheiro pra consertar o pneu!

Um detalhe importante pra ressaltar aqui é a forma de utilizar a chave de roda. Em geral, quando fazemos algum serviço na oficina, puxamos a ferramenta na hora de soltar ou apertar parafusos. No vídeo, vocês vão notar que eu empurro a ferramenta e recomendo que vocês usem o peso do corpo para ajudar a fazer força. Isso é bacana pra diminuir seu esforço, mas é preciso prestar bastante atenção pra não se machucar. Confira sempre se a chave está bem encaixada e não deixa os dedos marcando touca na hora de empurrar. Eu não recomendo também que suba em cima da chave pra pular nela e fazer mais força, se ela escapar ou se seu sapato escorregar pode se machucar bem feio.

Outra dica legal e sempre ter um parzinho de luvas, uma lanterna e um jaleco no carro, junto com as ferramentas. Não atrapalha em nada e te mantém limpo na hora de trocar o pneu ou mexer em qualquer outra coisa no carro.

Agora é com vocês! Não deixem de compartilhar a dica com a galera e deixar nos comentários as sugestões, os causos e tudo mais! E até a próxima, Coisos!


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CMN rumo aos 10 anos!

Posted by Thais Roland on sexta-feira, fevereiro 09, 2018 in , , , , , , , , ,

Pois é, pessoinhas! Esse ano o CMN completa 10 anos! Nem dá pra acreditar em quanta coisa rolou e onde estamos agora!

Não sei se vocês sabem/lembram, mas o CMN nasceu no Salão do Automóvel de 2008, depois de eu passar um dia maravilhoso lá dentro, me segurando pra não lamber os carros, uma luzinha me acendeu em cima da cabeça e decidi criar um blog pra falar sobre os carro que eu gostava, sobre as músicas que eu curtia e sobre o que mais me desse na telha, sem nenhuma pretensão.

Este foi o primeiro post do blog!

Post de estréia

Fui lá agora pegar o link e aproveitei pra reler ele e os comentários super maravilhosos dos meus amigos! ❤️

Quando o blog completou um ano eu fiz um lancezinho pra dar um presente pros leitores e acabei ganhando eu um presentão! O post foi esse aqui:

1 ano de Coisa de Meninos Nada

E quem ganhou foi a Bel, que se tornou uma das minhas melhores amigas, que me acompanha até hoje! ❤️  Choro de lembrar! Amor demais envolvido!

E o presente vai para...

A coisa ficou tão divertida que eu me empolguei e comecei a fazer vídeos também! Até hoje, o mais acessado é esse aqui, desmontando um cadeado de segredo! Hahaha

Desmontar também é coisa de menina

Daí aconteceu uma coisa maravilhosa! O Grupo Carrera, da Chevrolet, deu um curso de mecânica básica para mulheres em uma das unidades deles e eu fiquei sabendo. Foi meu primeiro contato sério mesmo com mecânica e eu senti uma coisa indescritível naquele dia. Fiquei encantada, maravilhada, saí de lá feliz da vida e guardei aquele sentimento no meu coraçãozinho!

Curso de Mecânica

Mega legal também foi fazer a série Meninas que Detonam, que começou com minha amiga Renata Suescun e contou até com uma entrevista com a Bia Figueiredo!

Meninas que Detonam - Beatriz Figueiredo

O relacionamento do CMN com o Salão do Automóvel sempre se manteve de alguma forma. Em 2010 eu participei de um concurso cultural da Audi e acabei ganhando! Por causa disso, visitei o Salão como convidada deles e foi super bacana!

Audi Gift Day
Salão do Automóvel 2010 - Audi Gift Day


Em 2011 a reviravolta começou! Por indicação da minha querida amiga Liana eu fui ao Senai para ver qualéqueera a do curso de Manutenção Automotiva. Fiz a prova de seleção e passei! Era só pra ser um hobby, uma aproximação da minha paixão por carros e era isso que eu previa no post em que comentei sobre a volta aos estudos.

Thais Cheia de Graxa

Eu devia ter sacado que isso ia mudar a minha vida por causa da empolgação nos posts relacionados a esse assunto! hahaha

E já comecei a aprender porcarias
Primeira aula na oficina
Como andam as coisas
Senai casa aberta
Na trilha da graxa
Me encontrando no Senai
Funilaria e Pintura é o que há
No caminho certo
A beleza da engenharia

Quando, finalmente, fui demitida da última empresa de tecnologia onde trabalhei, dei mais um passo importante! Consegui meu primeiro estágio em uma oficina. Não tenho palavras pra descrever a gratidão que sinto pelos professores Marcelino e Fabio, que me deram essa oportunidade!

Mais um passo

A vida na oficina era tão encantadora que me empolguei a fazer vídeos novamente!

Carroriosidades - Limpeza de Bicos Injetores

E o que quase ninguém sabia é que outra coisa importante estava rolando nos bastidores da minha vida. Eu estava negociando a compra do meu Maverick. Quando deu certo eu iniciei o Projeto Damien, que rola até hoje e me casei com esse carro!

Projeto Damien

E, é óbvio, eu não tinha mais a menor condição de voltar pra dentro de um escritório vestindo uma roupa social e sapato! Minha vida se tornou suja, cheirava a gasolina e o sorriso não me saia da cara! 😃

Foi nessa época que rolou o Projeto Deixa que Eu Faço, que foi super legal e me fez entrar definitivamente no mundo dos vídeos de dicas automotivas. Era o máximo fazer aquilo com o Leo!


A coisa toda foi dando tão certo que o reconhecimento foi chegando e até na mídia eu apareci algumas vezes. Nesse post aqui tem uma listinha de matérias e depois apareci também no UOL e no canal VIX Mulher!

Fazer o que você ama é Espetacular
Estilo UOL
AutoEstradas UOL
Carros UOL
VIX Mulher - Mitsubishi

As atividades automotivas da minha vida foram intensas! Depois da oficina do Fabio eu trabalhei para o Autoshow Collection, depois fui pra oficina Garagem São Paulo, do Edu, na Barra Funda, depois me envolvi com carros antigos e comecei a trabalhar com restauração e com aulas de mecânica, sem contar os vídeos de dicas e os workshops de manutenção preventiva! Me enfiei de cabeça nisso tudo! Foi maravilhoso!

E o Salão do Automóvel ali! Sempre de namoro comigo e eu com ele! Em 2016 eles me convidaram pra fazer uma websérie que foi magnífica! Foi onde conheci do Tomitão e a Vanessa, duas pessoas maravilhosas! Almas gêmeas comigo! :D


No ano passado iniciei uma playlist com o andamento da restauração do Damien e retomei, com toda força, as atividades do blog, inclusive com os vídeos e venho trabalhando nisso cada vez mais! O que vale uma visita nas nossas redes sociais e no canal do Youtube também. ;)


Em agosto do ano passado o CMN virou uma empresa! :D Agora é minha profissão ajudar as pessoas e informá-las sobre como cuidar de seus carros! E isso é o o-concur da realização profissional! Cheguei onde eu queria e as parcerias que estou fazendo mostram, cada vez mais, que estou no caminho certo, contando, hoje, com apoio de empresas como a Bosch, a Fiat, a Porto Seguro, a Toyota e várias outras que me fornecem informações importantíssimas para os conteúdos do CMN.


Agora não dá mais pra parar! Levo meus workshops para quem quiser, onde me chamarem, por esse mundão todo de deus e sinto uma satisfação imensa em também tocar os posts e os vídeos pra orientar a galera, ainda mais agora que vocês começaram a mandar dúvidas, sugestões e talz, mais do que nunca, o CMN virou NOSSO! :D

Só tenho a agradecer e prometer uma comemoração bacana pro aniversário do CMN em outubro! Aguardem, porque eu quero todo mundo fazendo festa comigo esse ano! 10 anos não é moleza não! :D

Beijokas, Coisos! Eu amo todos vocês!

E não deixem de acompanhar a gente no Facebook e no Instagram também! Muak!

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Fim de férias e o carro cheio de areia. O que fazer?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, fevereiro 02, 2018 in , , , ,
Você é desses que vai pra praia e só lembra de passar o protetor solar no segundo dia, porque já tá igual ao Patrick Estrela e não consegue nem respirar sem sentir a pele arder? Ram... Então vamos falar do seu carro, porque das queimaduras você já vai se livrar até voltar pra casa.


Os carros mais novos recebem tratamentos cada vez melhores e mais eficientes contra a corrosão das partes metálicas e muitas coisas são substituídas por peças de outros materiais (plástico, em sua maioria) também com a intenção de manter o bichinho da ferrugem longe do seu possante, mas alguns cuidados ainda são necessários.

A maresia é um veneno pro seu carro e o alerta vermelho deve ser aceso se você deu uma daquelas raladinhas que risca a tinta e chega até a lata. Não precisa ficar passando Mercúrio nos machucados do “tomóvi”, mas precisa dar um belo banho nele quando terminar as férias e voltar pra casa.

Um belo banho mesmo! Desses de lavar até o motor, mas é aqui que quem entra em pânico sou eu! Então vamos fazer direito e explicar a limpeza do motor, da suspensão, do interior... tudo por partes, como Jack gosta.

Pra lavar o exterior, tudo normal: aquele lava-rápido que você gosta vai dar a devida atenção usando o shampoozinho com cera que você curte, tudo direitinho.


No interior, aspirador de pó com carinho. O lava-rápido também dá aquele trato, mas na volta da praia tem que ter um cuidadinho redobrado, já que uma areinha ou outra entra no carro e se ficar perdida por lá vira aquela catinga de peixe morto que ninguém agüenta. Tapetinhos pra fora e aspirador com aquela pontinha pros cantinhos. Se você não acha que o lavador vai dar a devida atenção faz você mesmo, com os filhos, no fim de semana, como se fazia “naquele tempo” e transforme isso numa diversão!

Não use produtos a base de silicone nas peças plásticas. Eles são facas de dois “legumes”. A peça fica LINDA na hora que passa aquela gosminha, mas depois a gosminha não sai nunca mais na vida! Além disso, alguns produtos que a galera passa no painel aquecem e evaporam melecando o parabrisa por dentro e aí, minha cara pessoinha... HAJA pra tirar aquilo de lá!
Pneus não precisam de “pretinho”. Lembra que dali meia hora cê vai ralar a roda na guia de novo e vai emputecer com o universo todo por causa disso e lá se vai o brilho do pneu. Mas mesmo que você não tente fazer uma descolada faixa-branca no pobre coitado, o pneu é o único ponto de contato do carro com o chão então ele vai ficar sujo SEMPRE. Deixa ele, mano! Limpa, mas sem paranóia.

Agora o alerta começa a aumentar... vamos falar sobre a parte de baixo do carro. É super ok lavar o carro por baixo com aquelas máquinas de alta pressão. Ali tudo é vedadinho e não tem nenhum problema bater água com força. Mas usa só água e, no máximo, sabão. Nada de produtos químicos pra limpar. Minha preocupação maior é o tal do “Limpa-Baú”. Esse produto é extremamente agressivo e a galera adora usar. Quando a gente resgata um carro antigo que passou tipo 20 anos abandonado num quintal a gente usa o limpa-baú pra lavar toda a parte de baixo do carro e o motor, mas sabe o que acontece? O treco arranca até tinta.

Num carro antigo, que vai ser restaurado de cabo a rabo não tem problema nenhum. Tudo o que o produto remover ou estragar será mesmo substituído, mas no seu carro novinho não! Ele pode estragar borrachas, mangueiras e mais um montão de coisas na parte de baixo do seu carro e você só vai receber a conta da oficina na próxima revisão.


Aí a gente chega no motor e, PELAMORDEDEUS, não deixa o lavador nem passar perto do motor do seu carro com a latinha de limpa-baú na mão! Até pra usar a máquina de alta pressão de água no motor tem que ter cautela. Tem carro que tem o módulo no cofre do motor, carro que tem caixa de fusível, um monte de coisa que não pode molhar. Sempre que tem alguma coisa desse tipo no motor ele já vem com proteções pra não entrar água, porque ali entra mesmo água de chuva e talz, mas eles não estão preparados pra receber um super jato mega forte de água e muito menos um produto químico altamente corrosivo! Ali é trabalho de paciência mesmo: jogar água, ir limpando tudo com um paninho (que não solte aquele monte de fiapos), uma gasolininha ou um querosene em algumas partes pra limpar a graxa, mas tudo com muito cuidado e atenção.

Isso tudo é importante de verdade quando a gente volta do litoral, uma atenção que só vai fazer bem pro seu carro e pro seu bolso, evitando que partes apodreçam e precisem de substituição. Mas tem que ter todo esse cuidado mesmo. Não pode ser serviço feito de qualquer jeito não.

Deixa aí nos comentários a sua opinião, as suas sugestões, conta seu causo ou desce a lenha, mas conta o que você tá achando das dicas e não esquece de compartilhar com a galera. Até a próxima, Coisos! Super beijo!

Obs.: Agora que leram o post todo, podem assistir o vídeo também. ;P


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O Coisa de Meninos Nada está com um Toyota Prius!

Posted by Thais Roland on quinta-feira, janeiro 04, 2018 in , , , ,
Sim! Estamos com um Toyota Prius até o dia 10 e vocês podem acompanhar o teste do carro e os comentários nas redes sociais do CMN!


Além disso, temos uma novidade!!!! Traçamos um percurso pra testar o carro e nossa localização será compartilhada nas redes sociais, pra quem estiver pelo caminho encontrar a gente e dar uma xeretadinha no carro. Que tal?

Corram lá então no Instagram e no Facebook e fiquem de olho!!!

http://instagram.com/thaisfr
http://fb.com/coisabook

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Não passe aperto com seu carro

Posted by Thais Roland on quarta-feira, dezembro 13, 2017 in , , , , , ,
Quem nunca ficou parado com o carro no meio da rua com algum problema mecânico não consegue imaginar o transtorno que é! Essas coisas sempre acontecem nas piores situações! Tipo na chuva, de noite, com as crianças chorando no banco traseiro, no meio de uma estrada sem acostamento e com o chupa-cabras te olhando atrás de um arbusto.


Claro que não dá pra gente evitar tudo nessa vida, alguns incidentes podem acontecer mesmo nas melhores situações, mas manter a Manutenção Preventiva do seu carro em dia já é um belo adianto pra não cair numa enrascada desse tipo.

Minha amiga Kesia passou por uma situação, no mínimo, circense num posto de gasolina por causa de uma válvula termostática.


E minha amiga Thayná passou por outro por causa de gasolina adulterada.


A Kesia e a Thayná já aprenderam mais um pouquinho e não vão mais passar por estas situações. Já aproveitei e dei várias outras orientaçõezinhas importantes pra elas ficarem espertas na próxima vez que o carro der problema.

E vocês? Têm causos pra contar? Dúvidas pra tirar? Revisões pra fazer? Que tal verificar os itens básicos e me contar como tá o seu filhote de quatro pneus? E se precisar da minha ajuda, chama no contato@cmn.blog.br

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Qualidade do ar dentro do seu carro

Posted by Thais Roland on quarta-feira, novembro 29, 2017 in , , , ,
Sabia que o ar que você respira dentro do seu carro pode ser melhor que o ar da rua? Ou então pior, muito pior... tudo depende do cuidado que você tem com a manutenção preventiva do sistema de ventilação interna ou ar condicionado.

Seu carro pode ter ou não ar condicionado e pode ter ou não um filtro de cabine, responsável por segurar parte da sujeira presente no ar que vai entrar no veículo. Mas onde fica esse filtro, Thais?

Depende do modelo do seu carro. Pode estar em qualquer um desses lugares:

Fonte: Bosch Automotive

A substituição do filtro pode ser uma tarefa ridiculamente simples em alguns modelos e uma novela mexicana em outros. Tem que olhar no manual do seu carro pra ver onde ele está e o nível de dificuldade pra isso. O importante é TROCAR!

E quando eu tenho que trocar esse filtro, Thais?

Antes de ele ficar assim:


Parece brincadeira, mas um filtro nessas condições pode piorar a qualidade do ar que você tá respirando dentro do seu carro, por isso tem que trocar de acordo com a indicação do manual do proprietário e com a freqüência de uso do sistema. É sempre bacana também fazer uma higienização. Tem um monte de produto legal no mercado pra matar bactérias que causam mau cheiro e que podem agravar doenças respiratórias e que são super fáceis de aplicar.

Eu já dei uma dica dessas na época do Deixa Que eu Faço, dá uma olhadinha no vídeo.


E se meu carro não tiver esse filtro, Thais?

Mesmo não tendo o filtro alguns carros saem de fábrica com espaço pra ele, basta comprar e instalar, enquanto outros precisam de uma pequena adaptação que vai abrir espaço para a peça, alteração que pode valer a pena pra você respirar melhor. Conversa com o seu mecânico (tipo eu) e veja quais opções ele te oferece.

Achou importante? Avisa pros amigos!

Beijos da Thais!

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