Google+
2

Km de Dicas - Guinchando carro automático

Posted by Thais Roland on sexta-feira, junho 29, 2018 in , , , , , , ,
Carros com câmbio automático são uma maravilha. Confortáveis, práticos, seguros... zero diversão pra quem gosta de dirigir, mas isso não vem ao caso agora.


O problema é quando dá uma pane e você precisa guinchá-lo, lembrando que não é possível dar tranco em carros automáticos, já que não dá pra engatar marcha nenhuma enquanto ele não liga.

Com o carro desligado não tem como tirar a alavanca do P (parking) e, conseqüentemente, não é possível movê-lo, nem pra subir o possante na plataforma do reboque. Quer dizer, não tem como, mais ou menos né? Tudo, nessa vida, dá. hahaha

Todo carro com câmbio automático conta com um mecanismo que permite que o guincheiro tire a alavanca do P pra poder colocá-lo na plataforma. Normalmente é um recurso perto da alavanca de câmbio: um botão, uma trava, qualquer coisa desse tipo. Em alguns carros ela fica bem aparente, em outros é preciso desmontar partes do console pra destravar.

Guincheiro que se preze manja dos paranauê e sempre sabe onde fica a traquitana pra destravar o P, mas é sempre bom você saber também, afinal de contas, a gente nunca consegue prever todas as zicas que podem acontecer nas nossas vidas, né?

O manual do proprietário tá cada vez mais enxuto e, em vários casos, já não mostra mais como fazer esse tipo de coisa. O manual da Toyota Hilux que eu uso no vídeo é um exemplo. A Toyota recomenda que o dono do carro utilize o serviço de emergência da própria Toyota e só menciona os cuidados com o transporte e o tipo de guincho que pode rebocar o carro.


Se o manual do seu carro também não diz como você executa essa tarefa, procure saber. Pergunte na concessionária, pro guincheiro ou pro mecânico ANTES de ter problemas. Conhecer o seu carro é sempre a melhor maneira de evitar maiores transtornos e gastos.

Ademais, NÃO ESQUECE DO JOINHA NO VÍDEO, COMPARTILHAR COZBRODER E... conversar comigo usando os comentários. ;) hahaha

Amocêis! Até o próximo, Cois@s!

2 Comments


Dica que "salvou minha vida". O cambio travou na garagem do prédio que trabalho. Saber disso poupou um guincho e uma visita a oficina no meio do dia de trabalho. Thaís, você é sensacional! De sua mega fã, Juli


Ounnnn.. super obrigada pelo carinho e ainda bem que pude ajudar. :D

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.