Google+
0

Prestando atenção nos amortecedores

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 13, 2018 in , , ,
Amortecedor é assunto sério. Não é só conforto que depende dele, mas também segurança, já que eles influenciam na estabilidade do carro. O duro é saber quando tá na hora de trocar, já que a gente vai se acostumando com o desgaste e fica difícil perceber quanto eles já estão no fim da vida.

O bom é que vocês têm o CMN que ajuda a ver essas coisas, né? Eu estive na Monroe e o Juliano deixou umas dicas bem bacanas de como a gente pode testar os amortecedores sozinhos pra perceber os sinais de desgaste. Eu falo sobre isso no vídeo dessa semana


mas vocês também podem conferir por aqui.

Marcas nas hastes do amortecedor podem aumentar o desgaste do retentor e causar vazamentos, muita sujeira também pode fazer isso. O amortecedor não pode ter partes amassadas e a gente sempre precisa dar uma olhada no estado do batente (se você ouve barulho na suspensão ele pode ser o culpado).

Buchas de fixação estouradas e desgastes irregulares nos pneus, na parte central, em forma de concha, também têm relação com os amortecedores.

Sentir o carro também é importante. Além de notar barulhos, precisamos prestar atenção ao comportamento dele nas arrancadas e nas frenagens. O carro não pode empinar demais nem mergulhar excessivamente. Amortecedores ruins podem, inclusive, alterar a distância para frenagens e comprometem seriamente a estabilidade do veículo.

Movimentos laterais em curvas e pneus derrapando nessa situação (às vezes o pneus chega a perder contato com o piso e fica com um aspecto escamado, que também pode ser sentido quando passamos a mão por ele) podem ser fortes indícios de desgastes nos amortecedores, assim como oscilação demais quando passamos em lombadas.

Como eu já ensinei a tirar o pneu do carro, corre pra garagem e vai lá fuçar pra ver como estão os amortecedores do seu possante! Depois volta e me conta tudo! Beijokas, Cois@s, e até o próximo post!


Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.