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Hora de verificar o tanque de partida a frio!

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 20, 2018 in , , , ,
Eu não sei vocês aí no resto do Brasilzão, mas aqui em Sampa as temperaturas já estão despencando deliciosamente! O que motiva a dica de hoje, já que a galera friorenta sofre e os carros também.

Não é regra, mas a gente pode fazer o famoso "mais ou menos" e dizer que a maioria dos carros flex, quando abastecidos com etanol (álcool) tem uma certa dificuldade pra pegar em temperaturas menores que 15 graus. Até com mistura de combustíveis no tanque essa dificuldade pode aparecer, em geral quando temos mais de 90% dele abastecido com etanol.

As montadoras têm várias formas de contornar esse problema, desde a época dos carburadores que já contavam com os tais afogadores. O afogador restringia a passagem de ar, o que enriquecia a mistura (mais combustível que ar) dentro do coletor e ajudava o carro a funcionar nas temperaturas mais baixas. Alguns até já tinham o tanque de partida a frio abastecido com um tiquinho de gasolina, que hoje é tão comum.


Carros mais modernos já possuem outras estratégias, como injeção direta e alguns pré-aquecem o sistema pra facilitar a partida. Mas se o seu carro ainda usa o reservatório de partida a frio você precisa se preocupar com ele agora que estamos saindo das épocas mais quentes do ano.

As montadoras recomendam o uso de gasolina aditivada nesse reservatório e isso tem um motivo muito importante: a gasolina aditivada dura mais que a comum. Enquanto a gasolina comum pode durar por volta de 3 meses dentro do tanque, a aditivada passa de um ano. Passa de um ano mas não chega a dois! Por isso ela ainda precisa ser trocada todo ano (se não for completamente usada), já aproveitando pra dar aquela limpada no sistema.

No vídeo dessa semana tem uma amostra de gasolina retirada desse reservatório depois de muito tempo lá paradinha. Quando a gasolina estraga perde muito da sua propriedade calorífica e fica "gosmenta", o que pode causar problemas sérios sujando e entupindo parte do sistema de injeção.


Nunca é demais ressaltar a importância da Manutenção Preventiva, né? Um sistema entupido vai te dar uma arrombadinha no bolso, enquanto fazer a manutenção antes sempre custa mais barato. Sem contar o inconveniente de ficar tentando dar partida no carro, pela manhã, sem sucesso, até acabar com a bateria e ter que enfrentar o busão lotado no dia mais frio do ano.

Você sabe se seu carro tem o tanque de partida a frio? Vai lá descobrir, resolve o lance da gasolina e depois corre aqui pra me contar como foi! :) Até o próximo post, galerinha linda!

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