Google+
2

Quando meu carro precisa de alinhamento?

Posted by Thais Roland on sexta-feira, novembro 03, 2017 in , , , ,
Já que o assunto do momento é relacionado a suspensão, então vamos falar de uma parte de cada vez. O alinhamento é um dos procedimentos de manutenção que garante segurança e consumo de combustível, além de ter grande influência no desgaste dos pneus do seu carro.

Dá pra ver que o carro precisa de alinhamento olhando os pneus. Dependendo do padrão de desgaste você consegue identificar se as rodas estão desalinhadas, mas atrás do volante você também pode perceber que tem alguma coisa errada se soltar o volante, andando em linha reta e o carro puxar para algum lado.


O processo de alinhamento vai ajustar os ângulos das rodas para mantê-las paralelas (convergência e divergência). Cada carro tem uma configuração desse parâmetro que deve ser seguida rigorosamente. Paralelas não quer dizer que elas ficarão totalmente apontadas para a frente, retinhas. Dependendo da geometria de suspensão do carro as rodas precisam ficar abertas ou fechadas, e quando o carro entra em movimento a suspensão e as forças envolvidas no deslocamento colocam elas na posição correta. Por isso que não dá pra “chutar”. Precisa, de verdade, seguir os procedimentos e valores determinados pela fábrica pra garantir que tudo vai ficar certo na hora que estivermos dirigindo.


O alinhamento também pode ajustar os ângulos para manter as rodas perpendiculares ao solo, mas isso já foi discutido no post sobre cambagem que vocês encontram AQUI.

Um carro desalinhado faz com que a condução seja desagradável, devora os pneus e pode causar acidentes, além de aumentar o consumo de combustível e emissão de poluentes. Isso tudo pesa no seu bolso!

Então fiquem ligados e não descuidem da Manutenção Preventiva! Tenham um ótimo fim de semana e não esqueçam de mandar suas dúvidas e sugestões pra eu ajudar vocês cada vez mais! :D Beijokas!

2 Comments


Boa noite. Meu carro fez Cambragem e alinhamento, porém reparei que o volante está levemente desalinhado, ficando um pouco virado para a direita para andar reto. Isso seria decorrente de um alinhamento mal feito?


Poxa vida! É serviço mal feito sim! Tinham que ter feito o alinhamento da direção!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.