Google+
0

O drama da quilometragem adulterada

Posted by Thais Roland on quarta-feira, outubro 25, 2017 in , , , ,
Comprar um carro usado é sempre assustador. Dificilmente conhecemos o histórico do veículo e é preciso saber avaliar muito bem os escolhidos pra não cair numa furada.


Talvez o item mais preocupante seja o golpe da quilometragem. Você olha no painel do carro e lê 64.000 km no odômetro mas, na verdade, o carro já rodou mais de 100.000 km.

Tem duas maneiras de alterar a quilometragem no painel do carro:
- alterando o painel
- alterando o módulo

No primeiro caso é fácil descobrir. Levar o carro até a oficina e pedir pro mecânico passar o scanner no carro vai mostrar a quilometragem original e pronto. Agora, o segundo caso é bem complicado. Se o fraudador alterou o dado no módulo o scanner vai concordar com o painel e você vai continuar sem saber se o número é real ou não.

Esse é um dos motivos pelos quais eu sempre recomendo levar um especialista (tipo eu. 😜 ) pra avaliar o carro que você tá de olho, porque tem coisa que é bem difícil encontrar, principalmente porque aqui, no país da pilantragem, tem muita loja de semi-novos por aí que dá uma bela maquiada no carro antes de colocar na vitrine e esconde todas as bombas-relógio do pois-é.

Uma boa prática é ter paciência e prestar muita atenção em cada carro! Não se deixar levar pelo brilho da pintura, nem pelo pretinho dos pneus. Tem que olhar TUDO e tem que olhar vários carros.

Com relação à quilometragem, algumas coisas podem denunciar a fraude e o pessoal da Porto Seguro dá as dicas:

- O estado do carro tem que ser compatível com a quilometragem. Estofamento muito detonado, acabamentos surrados e coisas desse tipo podem significar km mais alta do que o painel tá te mostrando;
- O desgaste dos pneus também pode mostrar alguma coisa. Quando escolher o carro, pesquise com que marca de pneus ele saia de fábrica, pesquise qual é a km média de duração dele e veja se o carro ainda tem os pneus originais e quanto eles estão desgastados;
- A km indicada na etiqueta da troca de óleo também pode dar alguma informação, mas é muito vacilo da pessoa se alterar os km no painel e não trocar a etiqueta;
- Já no manual do proprietário é complicado mudar alguma coisa, principalmente se as revisões eram feitas na concessionária, então desconfie de carros sem manual.

Ainda assim, nenhum desses itens é garantia absoluta. Infelizmente o máximo que podemos fazer é tentar evitar tomando todos os cuidados que nos cabe, mas algumas coisas podem passar até pelo melhor especialista.

Tem algumas empresas que fazem laudos sobre o estado do carro. Isso também é uma alternativa legal pra ter alguma segurança a mais. Você pode pedir um laudo de uma dessas empresas referente ao carro pelo qual você realmente se interessou, mas vai gastar dinheiro.

Escrevi esse post porque o irmão de uma das minhas melhores amigas passou por uma situação dessas. Ele vendeu o carro dele e, uma semana depois, viu o carro num anúncio em outro estado com a km bem mais baixa. Ficou revoltado e falou pra ela me contar.

E você, Cois@? Já passou por uma roubada dessas? Ou caiu em algum outro golpe? Me conta pra gente conversar sobre isso por aqui.

Beijokas e até o próximo!

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.