Google+
0

Dicas de Viagem: dois lugares super legais pra visitar no mesmo dia pertinho de Sampa

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 29, 2017 in , , , , , , , , , ,
Eu não devia, mas vou dar uma prévia pra vocês de como tá rolando o teste do Argo que a Fiat descolou pro Coisa. E vocês já vão aproveitar pra conhecer um pouquinho da minha rotina no CMN (mentira... quem dera isso acontecesse sempre. Hahaha).

Bom, fui buscar o carro segunda-feira na Fiat Sinal e voltei lidando com o zilhão de botões dele (tenham em mente que eu estava trabalhando com carros antigos até o fim do ano passado, ou seja, o carro com mais tecnologia que mexi nos últimos tempos tinha sido o Citroën DS de um amigo, no botaozinho pra brincar com a suspensão), brigando com a mina do GPS que ora falava comigo pelo celular e ora parava minha música pra falar comigo pelo sistema de som do carro e não voltava com a música depois. A gente teve uma DR bem feia por causa disso, mas depois nos acertamos e agora somos amigas de novo.


Minhas aventuras com o Argo no primeiro dia limitaram-se a voltar pra casa e levar a Liana até a faculdade e voltar outra vez pra casa. Nada muito emocionante.

Mas aí veio a terçona, né, gente! Quem não tem planos para as terças-feiras? A gente aqui sempre tem um programão pras terças... não? Enfim...

Acordamos cedinho (às 09:00h), tomamos café da manhã na padoca (muito chique isso...), e embarcamos, eu e a Liana, minha copilota/camgirl oficial, para o Templo Zu Lai, em Cotia, com a intenção de testar o Argo em um bom trecho de cidade e outro trechinho de estrada, além de nos purificarmos com Buda e tals.


Foi ótimo! Nosso planejamento ficou folgado demais e chegamos muito cedo ao templo (eu simplesmente ODEIO me atrasar, então isso já era esperado), mas não foi nenhum problema, pelo contrário, como tínhamos visto placas de um orquidário ali por perto, resolvemos ir até lá pra conferir. Pra quem gosta de flores é um passeio perfeito! As orquídeas são magníficas e com preços bem honestos, além de uma galera super bacana atendendo e explicando tudo sobre as belas flores. Voltamos com várias pra casa.


Aí sim, rumamos para o templo e, que lugar LINDO! Outro passeio que não dá pra deixar de fazer se você curte pegar uma estradinha mas sem passar horas com a criançada berrando no banco de trás.


Uma pena que tínhamos pouco tempo pra ficar por lá, porque ambas tinham horário pra voltar pra São Paulo, mas é um lugar maravilhoso pra passar umas boas horas entrando em contato com a Natureza e consigo mesmo, além de pegar uma estradinha divertidinha pra treinar as dons ao volante, sempre com prudência, né!


Voltando pra Sampa, fui voando encontrar minha amiga Juliana para irmos ao Show do Guns N’ Roses e estragar todo o trabalho de limpeza que fiz no templo. hahaha, mas isso é tema pra um post separado, porque é muito, muito muito especial. Quem sabe eu conto pra vocês no final de semana. ;)


Enfim... por enquanto o simpático Argo ainda está em testes e vai sair conteúdo bem legal disso pra vocês. Vão acompanhando pelas redes sociais. :) Agora estou escrevendo de Ubatuba mas, quando o post for publicado provavelmente já estarei novamente na estrada, preparando ainda mais novidades pra vocês.

Beijos, seus Coisos lindos! Até já já!

0

O que você queria saber sobre Start/Stop mas tinha medo de perguntar

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 22, 2017 in , , , , , ,
Como o sistema Start/Stop é novidade pra gente aqui no Brasil, algumas dúvidas atormentam as pessoas que querem comprar um carro novo e vêem esse item na descrição. Por isso, fui atrás da Bosch e da Fiat pra esclarecer algumas coisas e trazer pra vocês.


Começando pelo básico, o Start/Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor de combustão em situações em que o veículo permanece parado no trânsito, por exemplo, no semáforo.

O desligamento só é feito quando uma série de condições são atendidas (estado de carga da bateria, temperatura do cofre do motor).

Tratando-se de um veículo com transmissão manual, o motor de combustão será ligado quando a embreagem for pressionada, sendo um veículo automático o motor de combustão será ligado ao tirar o pé do pedal de freio.

Além disso, o motorista, em determinadas situações e conforme o seu desejo, tem total autonomia de inibir ou mesmo religar o sistema Start/Stop de forma bem simples e rápida.

A Bosch tem um videozinho instrutivo pra mostrar como funciona, mas sim, eu só coloquei aqui pra obrigar vocês a lerem. Muahaha!


Em 2014, o Uno foi primeiro veículo produzido no Brasil a ter o sistema de série no modelo Evolution. O sistema Start/Stop que equipa o Uno é basicamente o mesmo que está presente na Europa, com o grande diferencial de também funcionar em veículos Flex Fuel.
Uma preocupação de donos de automóveis com esse sistema é com relação à bateria, mas tanto a Bosch quanto a Fiat asseguram que todos os componentes de desgaste do motor de partida foram alterados para suportar o maior número de partidas. O novo motor de partida tem durabilidade muito superior aos motores de partida convencionais.


A Bosch explica ainda que a bateria também foi alterada para suportar um maior número de partidas, lembrando que são partidas de baixo consumo de corrente, já que são partidas quentes.

Sobre a extinção do motor de arranque, a Bosch esclarece que hoje, na Europa, existem outros tipos de sistema que combinam a função Start/Stop, como o Boost Recovery Machine (BRM) da Bosch. Este tipo de sistema, em alguns casos, pode eliminar o motor de arranque e fazer a partida diretamente pela correia.

O mercado de reposição conta com baterias diferenciadas para aplicação em veículos com grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, como o sistema Start/Stop.

E sobre o ar condicionado? É sabido que o sistema de resfriamento dele só funciona com o motor ligado... aí como fica em um carro que desliga durante paradas longas?

Primeiramente é importante ressaltar que a estratégia de funcionamento do ar condicionado é decidida pela montadora, portanto não existe um link direto entre o sistema Start/Stop e o funcionamento do ar. Dentre as inúmeras aplicações que existem na Europa, existem várias estratégias de funcionamento do AC.

Seguindo o exemplo do Uno, quando o ar-condicionado está ligado e ocorre o desligamento do motor pela função Start/Stop, somente o compressor do ar-condicionado é desligado. Assim, a ventilação interna permanece em funcionamento. O ar frio que existe na tubulação continua a ser direcionado para a cabine propiciando sensação de resfriamento ainda por um tempo (período este geralmente similar ao de um semáforo, por exemplo). Após 160 segundos com o veículo desligado, o mesmo religa automaticamente. Em situações em que o motorista desejar, também será possível desligar o sistema Start/Stop com um simples apertar de um botão localizado no painel.

Outra preocupação é com o sistema de iluminação, já que, enquanto o carro está desligado, ele consome carga da bateria, mas também trata-se de uma estratégia que cada montadora determina para cada veículo. Para que o condutor do veículo não perceba um “enfraquecimento” da iluminação interna e/ou externa durante a partida, algumas alterações no sistema de iluminação podem ser necessárias.

A parte mais legal do sistema é sobre o consumo de combustível! Já ouvi absurdos por aí... gente dizendo que o fato de o carro ficar dando partida toda hora vai aumentar o consumo, mas a verdade é que o sistema Start/Stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Já a economia de combustível está relacionada ao tipo de ciclo urbano, em algumas situações é possível economizar mais de 20% de combustível.

Um dado interessante é que estima-se que até o fim de 2016 foram comercializados aproximadamente 10 mil veículos com o sistema no Brasil e a previsão para 2017 é que serão vendidos aproximadamente mais 150 mil veículos com o sistema Start/Stop. Ou seja, o novo sistema fará parte das nossas vidas assim como os freios ABS e os AirBags! Preparem-se.

Por hoje é só, pessoal! Até o próximo e muitos beijos pra vocês! Muak!

0

Viajando com a Thais

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 15, 2017 in , , , ,
Minha cabeça é uma fábrica de ideias! Eu só não sei o que fazer com tantas! Hahaha. Ainda bem que tenho minhas meninas que me organizam. Daí saem projetos como o que estou preparando agora pra vocês!

O Cartografia do Asfalto não é apenas um programa sobre viagens. Eu quero ir muito mais longe com ele...


Ok... Eu to me adiantando, né? Tá bom... Vamos com calma.

Nessa nova fase do CMN uma das minhas idéias é retomar os vídeos. Teremos uma série de programas com temas diferentes, sempre com a intenção de ajudar vocês a entenderem melhor seus carros e como tirar mais proveito deles.

O Cartografia do Asfalto é uma destas Webséries. Um programa de viagens onde o destino é apenas uma parte do lance todo. O que eu quero mesmo com esse programa é mostrar como pode ser legal viajar de carro quando você está com ele todo em ordem.

Mas, Thais... e se meu carro não estiver em ordem?

Não tem problema! Eu também vou apresentar um monte de outras soluções que a gente pode usar pra viajar de carro que podem ser tão divertidas quanto usar o próprio carro, seguras e tranqüilas.

Além disso, também é uma oportunidade pra eu mostrar alguns carros pra vocês, o que pode ajudar em uma decisão de compra.

E... tirar dúvidas da galera que tem receio de pegar estrada de carro.

E... mostrar opções bacanas de passeios pra fazer de carro.

E... não... acho que é isso. Hahaha

Gostaram da ideia? Tem sugestões pra algum programa? Dúvida? Manda pra mim! E até a próxima, Coisos! Muak!

0

Mulheres motoristando mulheres

Posted by Thais Roland on quarta-feira, setembro 13, 2017 in , , , , ,
Fui apresentada ao Lady Driver esses dias, um aplicativo de motoristas particulares com mulheres ao volante e apenas para passageirAs. Testei no sábado e agora conto tudinho pra vocês.


Antes que comecem os ataques, ninguém é obrigada a usar o Lady Driver. Se você acha que tanto faz viajar com um cara ou uma garota guiando o carro pra vocês, ok, pode usar o app que quiser e pronto.

O lance de ter a certeza de que uma mulher estará ao volante, pra mim, pareceu tão confortável quanto algumas outras predileções que eu tenho na vida. Não gosto de taxi, nunca gostei, quando o Uber veio pro Brasil eu amei! Depois veio o Cabify e eu me apaixonei ainda mais. Agora, com o Lady Driver curti ainda mais.

Não ligo pra quem está dirigindo o carro pra mim quando uso esses serviços, mas ligo, por exemplo, para a escolha da minha ginecologista. Sempre que tenho que trocar de médica com essa especialidade, escolho uma mulher. Além disso, desde que surgiu o laboratório Femme eu também só faço meus exames ginecológicos lá porque sei que serei atendida por uma mulher.

Então por que não dar às pessoas que precisam de um serviço de motorista a opção de escolher com quem querem viajar? Já ouvi falar de mulheres que ficam solicitando e cancelando pedidos no Uber/Cabify até aparecer uma motorista mulher pra levá-las. Pra pessoas assim o Lady Driver é a solução PRA VIDA!

Paula, minha First Lady! :D

Além disso, a filosofia do Lady Driver é a de proporcionar às mulheres independência financeira trabalhando pra elas mesmas. Em uma conversa com um motorista da Cabify ele disse que acha isso besteira, já que a Uber ou a Cabify não tem esses lances de diferenciar “salário” entre motoristas homens ou mulheres. Ele até tem razão nesse ponto. São empresas que conseguem mesmo garantir a equiparação que tanto procuramos, mas................. o Lady Driver ainda consegue garantir um pouco mais de segurança, tanto para as motoristas quanto para as passageiras no quesito Assédio.

Mais uma vez, é importante ressaltar que não estou generalizando. Claro que tem motoristas homens que super respeitam as mulheres, assim como tem motoristas mulheres que podem ser indelicadas, mas só uma mulher que já passou por situações constrangedoras sabe o quanto a opção de minimizar alguma situação de desconforto é importante.

Bora apoiar a causa, mulherada? #VaDeLady e até a próxima! Beijos da Thais!

2

Por que você deveria saber mais sobre o seu carro?

Posted by Thais Roland on quarta-feira, setembro 06, 2017 in , , , ,
Conhecer e entender melhor as coisas que você tem te ajuda a conservar seus bens, fazer com que durem mais, tirar melhor proveito deles e ainda economizar uma grana.

Tudo o que adquirimos exige cuidados, desde um casaco novo, que precisamos saber se podemos lavar na máquina ou não, até o telefone recém adquirido que você tem que configurar para desbloquear com a sua digital.

O carro não é diferente. Ele provavelmente é um dos seus bens mais caros (entre o valor dele mesmo, a manutenção, o combustivel e os impostos) e vai te pesar ainda mais no bolso se você não cuidar bem dele.

Seu carro deve ser uma solução na sua vida e não mais um problema e você não imagina como é fácil entender do que ele precisa pra ser seu parceiro mais ponta firme.

Se você é do tipo que não suporta ler manuais, não tem problema. Sempre tem alguém pra te explicar como cuidar do carro que você está comprando, mesmo que ele seja usado. O vendedor, seu mecânico de confiança, aquele amigo fanático por carros, a Thais... o importante é que você procure alguma dessas pessoas e peça, ao menos, as orientações mais básicas sobre como manter seu carro em bom estado.


É muito importante lembrar que existe dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. A primeira vai manter seu carro em ordem enquanto a segunda vai consertar o que já quebrou e estuprar sua conta bancária.

Imagino que todo mundo prefira a primeira opção, né?

Então, que tal aprender um pouco mais sobre o seu meio de transporte e garantir que ele vai estar sempre saudável pra te atender quando você precisa dele? Meu compromisso é dar dicas pra vocês irem aprendendo cada vez mais, mas vocês também podem ajudar dizendo quais são suas dúvidas.

Não sei se todo mundo já sabe, mas eu ministro um workshop de manutenção preventiva para grupos de pessoas que queiram aprender mais sobre a rotina básica de cuidados com um automóvel. Se você se interessou, que tal montar uma turma e me chamar pra dar essa aula pra galera? Será um prazer!

Que tal cuidarmos juntos do seu amigo sobre rodas e fazer disso uma tarefa divertida?

1

Bancos de carros e casais apaixonados

Posted by Thais Roland on domingo, setembro 03, 2017 in , , , , , , , ,
Ah, o romantismo! Em épocas de carros com cada vez mais consoles e porta trecos o romantismo perdeu lugar.


A gente sempre acha que o romantismo é da época passada. Hoje a gente acha que os anos 80 eram românticos. Nos anos 80 se achava que os anos 50 é que eram românticos e assim por diante.

Quem dera sermos lembrados como aqueles que trouxeram de volta o romantismo... e quer saber? A gente pode!

Com os atuais pedal shifters (aquelas borboletas pra trocar a marcha no volante) e alavancas de câmbio que viraram botões no painel super é possível trazer de volta os bancos inteiriços.


Sim! Aqueles bancos enooormes... tipo o do Galaxie, onde  um motorista bem habilidoso podia trazer o passageiro da janela ao seu colo em uma boa curva pra direita, em um só escorregão.


Que delícia seria derrubar esses muros que permitem cada vez menos contato, até mesmo aquela mãozinha na coxa do motorista...

Que delícia seria poder voltar a viajar abraçadinhos...

Eu super trocaria todos aqueles porta trecos pela chance de viajar pertinho! E vocês? Trocariam?

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.