Google+
1

Alquimistas de Youtube

Posted by Thais Roland on terça-feira, fevereiro 14, 2017 in , , , , , ,
A gente tem que tomar muito cuidado com o que vê na Internet, por mais sentido que pareça fazer. O fato de termos tanta informação disponível não significa que podemos deixar de pesquisar, olhar outras opiniões e procurar fontes seguras para determinados assuntos.


Ultimamente houve uma explosão de vídeos no Youtube com gente ensinando a separar o álcool (etanol) da gasolina para poder usar gasolina “pura” no carro/moto. Tudo por causa do aumento da porcentagem de álcool na nossa gasolina.

Bem... eu tenho que dizer que quando ouvi a idéia pela primeira vez, parei pra pensar. Nunca fui boa em química e então fui atrás de gente que entende melhor do lance do que eu.

Preparei um email e enviei para a Petrobrás, para a Shell e para o Ipiranga. Também conversei com gente da área do petróleo e com engenheiros automotivos, além de algumas pessoas da indústria automotiva, das áreas de projetos e testes.

E a conclusão? NÃO FAÇA!

A gasolina que chega pra gente nos postos de combustível é coisa muito séria! Existe muita coisa envolvida, muita tecnologia, muitos detalhes e fazer essa separação de fundo de quintal resulta numa “coisa imprevisível”.

Em todas as conversar que tive com os especialistas, o ponto mais crítico em que chegamos foi o fato de que a gasolina resultante deste processo é de baixíssima octanagem, suficiente para causar um bocado de danos nos motores, especialmente os modernos, que têm taxas de compressão cada vez mais altas e não, o módulo de injeção eletrônica não consegue corrigir isso.

A gente pode reclamar o quanto quiser da nossa gasolina. O fato é que temos que nos adaptar a ela da forma mais coerente possível e com muita, mas muita informação mesmo.

Nos carros antigos, que estavam preparados para gasolina sem etanol (mas com chumbo... afinal a gasolina nunca foi tão purinha assim) a gente tem que ajustar taxas de compressão, calibragens de carburadores e mais um montão de coisas para que eles fiquem adequados ao novo combustível, mas nos carros modernos a gasolina atual é “esperada” por eles e eles sabem como lidar, não temos que inventar moda.

Além disso, qualquer coisa que façamos com os combustíveis “em casa” é ilegal (é adulteração), e PERIGOSO. Sem contar os cuidados com descartes das partes que, teoricamente, “não prestam” já que a maioria derrama isso no esgoto, na rua, no quintal...

A melhor estratégia é sempre a de fidelizar o posto de gasolina. Eventualmente você vai ver a fiscalização da bandeira fazendo uma verificação nas bombas e ainda que estejam adulterando alguma coisa, não vão correr o risco de perder um cliente regular abastecendo seu carro com o combustível ruim.

E, sério, não separe álcool de gasolina em casa!

Beijos, Coisos! Até o próximo post!

1 Comments


Sim, a gasolina pura ficará com baixíssima octanagem, e em quase todo motor produzido já com injeção eletrônica no Brasil ocorrerá pré ignição. Porém, ao se conseguir a gasolina pura, o que se pode fazer é escolher tu mesmo a porcentagem de álcool que teu carro vai queimar. A de posto já está vindo com uns 30%, se fizermos uma mistura de gasolina+etanol em torno de 20%, já eliminamos o risco de detonação e conseguimos diminuir a porcentagem de álcool na gasolina, fora o fato de que o motor fará mais km/l, pois a gasolina tem maior poder calorífico do que o álcool, permitindo que se injete menos quantidade para realizar o mesmo trabalho.

Não estou dizendo que é vantajoso, eu mesmo não farei, pois se perde muito líquido na separação (todo etanol vai fora). Estou dizendo que é possível sim melhorar a qualidade do combustível que seu carro queima, basta arcar com o prejuízo do desperdício de etanol.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.