Google+
2

Carro é cultura?

Posted by Thais Roland on quinta-feira, junho 16, 2016 in , , , , , ,
No último Encontro Brasileiro de Autos Antigos eu ministrei um workshop para as mulheres inscritas no evento. Por causa desta ação estive em bastante contato com os organizadores do encontro e uma das conversas envolveu a famigerada Lei Rouanet. Os organizadores do evento entraram com um pedido para fazer uso da tal lei para financiar parte do encontro e receberam um sonoro NÃO com o argumento de que “carro antigo não é cultura”.

Só no nosso país de cabeça pequena mesmo para achar que carro antigo não é cultura. Aprendi mais sobre História indo à encontros de carros antigos e conversando com antigomobilistas do que em qualquer aula de História com aqueles malditos padres da Escola Paroquial Virgem do Pilar.

Enquanto nossos governantes (junto com algumas pessoas igualmente sem cultura) acha que carro antigo é brincadeira de ricaço, o resto do mundo percebe a importância da preservação de veículos antigos bem como o de qualquer outra coisa que possa contar parte de nossa História.

Prova disso veio com o último encontro de Villa D’Este, onde a UNESCO, junto com a FIVA, reconheceu um automóvel como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pela forma como o carro foi apresentado, metade restaurado e metade mantido como testemunho de época, recebeu um certificado da UNESCO e se tornou o primeiro automóvel a fazer parte do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Alfa Romeo Giulietta SZ coupé Zagato 1961 no evento de Villa D'Este

Poderia ser qualquer carro, mas escolheram uma Alfa Romeo... por que será? ;)

Mas a treta não para por aí! Pra completar a nossa total falta de seriedade com relação ao assunto, tive que ouvir, de um dos avaliadores do EBAA, que o Fiat-NSU 1200 Cupê que levamos para o evento “merecia um tratinho”. Questionado se sabia de que carro se tratava o avaliador, que já tinha cagado estragado, sentou em cima mandando um “Claro que sei. É uma Fiatzinha Pininfarina.”... uma “Fiatzinha Pininfarina”... desculpem pelo palavreado mas, zinha só a cultura dele mesmo!


O que fazer nessa hora? O que, Santa Biela? O que? Eu, esquentada como sou, queria dar uma voadora no peito do sujeito, mas o patrão não deixou, puxou minha coleira e só disse para o ilustre senhor que o carro é um testemunho de época e que assim permaneceria até que tivéssemos condições de restaurá-lo, afinal de contas, não dá pra restaurar um carro que é o único que temos deste lado do oceano atlântico (temos notícia de apenas mais um na Áustria) e que não possui material (manuais, fotos, catálogos) que nos permita ter certeza do que estamos fazendo.

Ainda assim, a pessoa insistiu em dizer que testemunhos de época são um meio de ver o carro antigo, mas que a cultura americana preza pelas restaurações. De onde ele tirou isso eu realmente não sei dizer... no final das contas, a conclusão que consegui tirar foi que ele premiou o carro mais brilhante do evento e só.

Deprimente ver esse tipo de coisa acontecendo. Chegamos à conclusão de que não inscreveremos mais carros nos eventos para serem avaliados. Continuaremos levando porque queremos que as pessoas conheçam as coisas que temos no Brasil mas, no próximo evento, levaremos o carro com um banner dizendo do que se trata para informar ao público e o carro não participará da avaliação tendo em vista que os juízes não conhecem os carros que estão avaliando.

Enfim... coisas que acontecem... a gente aprende e não erra novamente. Com relação à falta de cultura geral e insistência do nosso governo em deixar-nos cada vez mais burros... aparentemente, o jeito é ir embora mesmo, porque não se vê luz no fim do túnel além da do trem vindo em nossa direção.

Volto mais calma no próximo post, meninada! Prometo. Hahaha. Beijokas!

2 Comments


Li em algum lugar que a cultura americana em determinada época valorizava os carros restaurados em detrimento dos testemunhos de época. Mas isso mudou com o passar dos anos, pois eram tantos carros restaurados que acabou perdendo-se os carros originais de fabrica. Como diz um amigo: original é só uma vez!!!


Pois é, João... atualmente os americanos também já valorizam os testemunhos de época, mas ainda tem aquele estigma de carros brilhantes... Aqui no Brasil, como o povo não evolui, continuam pensando que nem idiotas ao invés de ir atras de informação de verdade. hehehe

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.