Google+
4

Monarca – um marco do automobilismo brasileiro

Monarca em seu relançamento no evento Clássicos do Brasil, em janeiro de 2015

Este é um carro muito especial. Foi idealizado e construído por italianos, mas em solo brazuca.

O desejo do empresário Ruy Machado de Almeida foi colocado no papel por Oliviero Monarca em parceria com Anísio Campos e construído por ninguém menos que Toni Bianco, junto com Danilo Grazzi, na oficina Monarca, no bairro do Bixiga, em São Paulo e é considerado o primeiro veículo fora-de-série do Brasil.

Toni Bianco ao lado do Monarca após 60 anos de sua construção, junto com Ricardo Oppi
Isso aconteceu na década de 50! Oliviero Monarca desenhou aproximadamente 10 carros e este parece ser o único remanescente.

Tem a plataforma de um Porsche 356 (que se vê na foto abaixo) , mas assim como todos os outros Monarcas, sua carroceria é super exclusiva. Reparem no parabrisa. Este foi um dos pontos mais importantes ao identificar-se a plataforma do veículo quando a restauração foi iniciada.

Porsche 356 Speedster
O carro foi restaurado na oficina do Ricardo Oppi, onde trabalho atualmente e eu tive a grande honra de participar de parte do projeto. Ele foi totalmente reconstruído a partir de apenas duas fotos de referencia e agora está assim!

Eu ao lado de Ricardo Oppi no relançamento oficial do Monarca, no evento Clássicos do Brasil

Bonito, né? Mas pensa no trabalhão que deu vendo como ele chegou na oficina!

Estado do Monarca antes do início do trabalho de restauração. Arquivo de Ricardo Oppi

E isso aqui era tudo o que se tinha para fazer o trabalho!

Duas únicas fotos utilizadas como referência para a restauração do Monarca

É... restauração é isso! :) Na verdade, ainda não terminou... Alguns detalhes ainda estão em construção e mais uma foto surgiu após o relançamento do carro, que vai contribuir com o término da restauração. Ainda assim, ele já está lindo e com todo o garbo e elegância da época em que nasceu. ;)

4 Comments


Do jeito que ele está já conseguiu várias premiações (que voce esqueceu de mencionar), imagina com mais algumas coisinhas....


Por enquanto foi um prêmio só. hehehe. No evento de relançamento. Mas também.... ele só participou deste evento até agora. Tenho certeza que vai ganhar muitos prêmios ainda. :)


Thais, parabéns por esse belo trabalho....fiquei fascinado com o que vi e li.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.