Google+
1

Carroriosidades - Embreagem

Posted by Thais Roland on sexta-feira, setembro 28, 2012 in , , , , ,
Na semana passada recebemos uma S10 com problemas na embreagem lá na oficina e meu chefe estava me explicando o que aconteceu com ela.

É um carro que aparece sempre lá na oficina e sempre com o mesmo problema. A S10 é do dono de um depósito de materiais para construção e anda sempre muito carregada com coisas muito pesadas.

Mas este não é o problema da pickup, porque ela foi feita mesmo pra isso e aguenta o tranco. O problema é o jeito como os funcionários do cara dirigem a caminhonete... Quando ela chegou pra gente, desta vez, a embreagem estava deste jeito:


Meu chefe disse que já chegou pior, com o disco quebrado em quatro lugares! Só pra vocês terem um parâmetro de comparação, isso aqui é um platô novo:


Claro que isso é um caso extremo, mas o que levou à quebra da peça foi o jeito de dirigir. Numa subida, por exemplo, quando você precisa parar o carro (por causa de um semáforo ou qualquer outra coisa), ficar segurando o carro na embreagem, ao invés de desengatá-lo e colocar o pé no freio, acaba nisso!

Num carro de passeio o dano é menor e a peça raramente quebra, mas é tão ruim quanto. Sempre que pisamos no pedal da embreagem, mesmo que bem de leve, alteramos o estado do sistema de embreagem de forma muito significativa (não acho que os detalhes técnicos sejam necessários agora mas se quiserem podem dar uma olhadinha no Como as Coisas Funcionam que a explicação é bem simples).

O vídeo abaixo mostra um mecânico falando sobre estes cuidados para se tomar com a embreagem. É curtinho e vale a pena assistir.


Beijocas e até o próximo post, seus lindos!

1 Comments


Alguns motoristas podem ter dificuldade com o punta-tacco, então acostumam com esse vício de segurar na embreagem. Se for adaptado um acionamento manual do freio-de-mão (que na S10 antiga ainda era com o pedal) como eu já vi numas D20 e Silverado provavelmente acabe (ou ao menos diminua) a ocorrência desse problema.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.