Google+
6

Ainda há esperança

Posted by Thais Roland on segunda-feira, janeiro 10, 2011 in , ,
Aê, CET!!!!! Parabéns pela iniciativa de ajudar os daltônicos, hein!

Estava vindo para o trabalho hoje de manhã e ouvi a notícia no rádio de que a CET vai adaptar 17 mil semáforos em Sampa pros daltônicos poderem identificar o estado do aparelho (segundo matéria no site do Estadão)

Pros desinformados, o caso mais comum de daltonismo é aquele onde o pobre coitado não consegue diferenciar o vermelho do verde. Aí, imagina como fica fácil dirigir... A estratégia é prestar atenção em qual lâmpada está acesa e: passar quando for a de baixo, parar quando for a de cima, acelerar quando for a do meio (hehehe).

Durante o dia, fazer isso é moleza, mas à noite começa a ficar complicado. Se estiver muito escuro fica difícil identificar o semáforo todo e aí não dá pra ter certeza de qual luz está acesa.

Eu sempre disse que esse tipo de coisa era fácil de ser resolvida. O PlayStation, por exemplo, resolve com um X, uma bolinha, um quadrado e um triângulo. A mesma coisa poderia ser feita no trânsito ;)

Mas a CET achou uma solução mais simples ainda! Chega a ser ridícula e dá raiva por não ter sido adotada antes. Colocar uma faixa reflexiva na altura da luz do meio, a amarela. Pronto! Tá aceso em cima da faixa, pare, tá aceso em baixo, passe, tá acedo no meio da faixa, acelere (hehehe).

Foi genial! Sério! Adorei a iniciativa! De verdade!

Este é só um passo para a inclusão de daltônico no mundo dos que se preocupam com cores... :) Mas ainda há muito a ser feito. Bancos exclisivos em transportes públicos, sinais de alerta, outras luzes que sinalizam coisas, e talz.

É isso aí... de pouquinho em pouquinho........ ;)

Chega... fui!

Bjo bjo e até o próximo post

6 Comments


Vc que esteve lá, reparou algo assim nas capitais da Europa?? Por que isso que SP tá fazendo eu nunca tinha ouvido falar em algum outro lugar do mundo. SP parece ser a primeira a fazer algo para daltônicos


Olha... eu não reparei em coisas desse tipo enquanto estive por lá não... mas enquanto estava fazendo a pesquisa pro post descobri que Campinas já usa esse mesmo tipo de solução em quase 70% dos cruzamentos da cidade.


é um pequeno passo p/ a humanidade e um grande passo p/ o homem e mulher daltônica!


Ah sim! Eu não tenho nenhum problema com cores, mas acho que pra quem tem é uma boa mesmo, né! :/


BANCOS EXCLUSIVOS?!?!?!


Tá falando de que, ô???

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.