Google+
1

Meninas que Detonam - Michelle Knevitz

Posted by Thais Roland on quinta-feira, abril 01, 2010 in
Aê... quem disse que eu não sobreviveria à esta semana! To na área! :)

E... continuando com a saga das meninas que detonam... Desta vez com uma especialista em Qualidade de Software. ;)

Ela não me mandou nenhuma fotinho pra eu publicar aqui, mas também, nem precisava... O avatar dela no Twitter mostra tudo o que a gente precisa ver. hehehe

A Michele é uma nerd com fortes tendências meninísticas e é uma figura! :D O detalhe é pra assinatura de email dela:

Não faça da sua vida um teste de estresse!!!

Espero que gostem e obrigada à Michelle por dedicar um tempinho pra mim! :D

Perfil

Nome: Michelle Aparecida Ferreira Knevitz
Idade: 26 anos
Humor: Conhecem a Docinho, das meninas superpoderosas? Pois é... um dos meus apelidos ;)
Naturalidade: Gaúcha e gremista com o maior orgulho!!!
Formação: Administradora de Empresas, iniciando pós graduação.
Emprego atual: Analista de Sistemas/Qualidade em uma empresa de tecnologia
Hobbies: caminhar, comer, ler, cozinhar, ir ao cinema, fazer testes no meu iPhone.
Twitter: @mizinhak

CMN: Como pós-graduada, você já tem certeza absoluta de o que quer fazer da sua vida, certo?

MK: Sempre fui da opinião de que a vida é uma caixinha de surpresas, nunca sabemos o que o destino nos promete. E como boa libriana, hoje eu tenho certeza do que quero pra minha vida “agora”, mas o dia de amanhã nunca se sabe.

CMN: O que te levou a resolver que queria trabalhar com informática?

MK: Sempre fui “admiradora” dos computadores. Um dos principais motivos, além de que lidar com computadores é muito mais fácil do que com pessoas, é justamente o gostar, a paixão. Gosto de encontrar os problemas justamente pra fazer de tudo, o possível e impossível pra encontrar as soluções. Não gosto de coisas mal feitas e detesto quando as pessoas dizem “a culpa é do sistema”. Não, a culpa não é do sistema, é de quem fez o sistema. E são duas coisas bem diferentes.

CMN: Conta pra gente um pouco de como funciona o mundo da qualidade de software?

MK: A área da qualidade de software é uma área ainda em expansão e está diretamente relacionada à qualidade do processo do desenvolvimento do software. Pra grande maioria das empresas ainda é uma “novidade”, mais uma modinha no mundo da TI, infelizmente. A qualidade desenvolve um papel de extrema importância dentro do projeto que é de diminuir custos e tempo pra empresa e pro cliente, pois visa pela qualidade e satisfação total do software, sem erros, atendendo a todos os requisitos do software. Quem trabalha na parte de qualidade (testers, analistas) é sempre importante tentar manter um bom relacionamento com todos envolvidos no projeto, principalmente com os desenvolvedores, e se “acostumar” a depender do pessoal do desenvolvimento pra muita coisa. A grande maioria dos projetos “empaca” justamente no desenvolvimento, sobrando pouquíssimo ou nenhum tempo para testes (e isso já constitui-se como uma falha grave no processo geral). Geralmente quem trabalha nessa área tem mania de perfeição, é chato, insistente, e quer ver absolutamente TUDO funcionando. E se alguém duvida de que eu sou assim, sim, eu sou exatamente assim.

CMN: Na sua área é um pouco mais normal ter mulheres do que na minha mas, mesmo assim, a predominância também é de homens, certo? Como é, na sua visão, trabalhar com tantos homens?

MK: Eu acho ótimo. Prefiro trabalhar com homens. Mulheres são extremamente competitivas, homens são prestativos (mas isso não impede que possam de dar uma rasteira ;) ). Desde meu primeiro estágio, que trabalhava com informática na TI de um órgão público aqui do RS, sempre trabalhei com homens, e nunca tive sérios problemas. Inclusive foi com eles que me encantei com o mundo da informática ainda mais. Na minha equipe de trabalho atual, por exemplo, eu sou a única mulher :D

CMN: Você é a única colaboradorA do PontoGeek ou tem mais alguma outra garota escrevendo pra eles?

MK: Fazia tanto tempo que não escrevia nada por lá (que vergonha) que pensei nem ser mais colaboradora, mas essa semana consegui postar e vi que ainda sou colaboradora do blog :) Sei que tinham outras duas gurias como colaboradora, mas não sei se ainda escrevem.

CMN: Qual é a reação das pessoas quando descobrem que você trabalha com tecnologia e que você gosta tanto de tecnologia?

MK: Esses dias ainda, quando fui apresentada pra uma pessoa (mulher) e eu disse o que sou, a criatura me olhou e disse: “Tu trabalha com informática? Mas tu não tem cara de quem trabalha com informática.” Já ouvi tanta coisa que da pra escrever um livro... Infelizmente a grande maioria das pessoas ainda tem muito preconceito com mulheres no mundo da informática (principalmente quando se tem uma cara de guriazinha, como eu). Escutar coisas do tipo “a Mi não pode ser normal pra trabalhar com informática”, pra mim, é super comum, e fico tri feliz em saber que eu não sou normal.

CMN: Já sofreu algum tipo de preconceito no trabalho, na facul ou em qualqquer outro lugar por ser mulher e estar participando de uma discução relacionada a tecnologia (principalmente na sua área de desenvolvimento de software)?

MK: Tem uma cena do primeiro dia de aula em Sistemas de Informação, disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores, que nunca esqueço. “O professor olha pra minha cara ao entrar na sala e pergunta que sala eu estava procurando e se eu estava na sala certa. Uns 50 nerds me olham assustados, eu toda encabulada respondo: sala 6O108 Arquitetura e Organização de Computadores, curso tal, professor tal é aqui, não?” Também tem uns caras que adoooram largar “essa guria ai é analista?”, tipo, não é porque não tenho peitos grandes que não vou ter cérebro, meu bem ;) Já sofri e ainda sofro bastante preconceito, infelizmente. Espero que um dia esse quadro mude. Lugar de mulher não é em frente ao tanque ou “pilotando” fogão, pelo menos o meu lugar não é.

CMN: Você tem alguns projetos pessoais relacionados ao iPhone, certo? Pretende desenvolver alguma coisa pra ele? Conta um pouquinho mais sobre o seu relacionamento com esse aparelhinho mágico. :)

MK: Tenho uns projetos pessoais, relacionados à minha pós-graduação. Tenho lido bastante coisa, “brincado” bastante com apps, ajudo a testar/dou algumas dicas para aplicativos como, por exemplo, o NearCinema e o FoodBrasil. Tô planejando umas coisas bem legais, mas que por enquanto não posso falar.

CMN: Aproveitando que vc é uma geek com uma quedinha por sapatos (ou seja... uma parte menininha bem marcante.. hehehe).. diz pra gente quais são as suas marcas preferidas e o que você acha que te atrai mais em sapatos. :)

MK: AMO sapatos, independente de marcas. O que me chama atenção são aqueles modelos “diferentes”, que ninguém tem. Quando eu quero um sapato, eu mentalizo ele de um jeito na minha cabeça que sei que não vou encontrar em lugar algum. Partindo disso, comecei a desenhar modelos de sapatos que eu gostaria de ter. Já desenhei modelos exclusivos pra duas amigas que adoraram!

CMN: Qual seria, pra você, o emprego dos sonhos? Ou algo que você gostaria de fazer pelo resto da vida que fosse te dar prazer.

MK: Quando mais nova, até entrar pra faculdade, SEMPRE quis ser perita/investigadora criminal (sim, eu sou louca e eu sei disso... talvez por isso tenha caído no mundo da informática). Não virei perita criminal *ainda*, mas em compensação hoje meu trabalho está bastante relacionado a essa parte de criminalística e perícias, porém com os softwares que auxiliam que esse difícil trabalho seja possível, já que trabalho para manter a qualidade desses softwares. Eu amo meu trabalho atual que, como eu brinco com alguns amigos e colegas, não virei perita criminal mas sou uma ótima “perita de software”. Isso tudo me dá muito prazer, a ponto de já ter recusado algumas propostas bem tentadoras pra me manter fazendo o que eu realmente gosto. Penso que o emprego dos sonhos seja exatamente estar trabalhando naquilo que você gosta, e eu estou :)

CMN: Alguma consideração final?

MK: Agradeço pelo convite do blog e principalmente pela tua paciência aguardando minhas respostas, pois demorei um pouco devido à problemas de saúde.

1 Comments


Aê!
tô gostando de ver a série continuar em passos largos.

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.