Google+
5

Chatbots

Posted by Thais Roland on quarta-feira, abril 14, 2010 in
Recebi um email do Anderson falando de um trabalho que ele está fazendo sobre Inteligência Artificial...

Ele comentou sobre chatbots no email e eu lembrei, imediatamente, do projeto A.L.I.C.E.

Conheci Alice quando ainda estava na faculdade! Mais precisamente em 2001, quando o filme A.I. (Inteligência Artificial) saiu nos cinemas.

Na época, no site de divulgação do filme tinha um link pro projeto Alice e virou uma febre entre os alunos do meu curso passar horas conversando com ela. Era legal ficar, inclusive, ensinando coisas pra ela e depois testar se ela tinha mesmo aprendido.

Devo confessar que me decepcionei bastante ao voltar a conversar com ela hoje e descobrir que não evoluiu muito... Continua falando só inglês (eu estava ensinando português naquela época e ela já sabia cumprimentar) e se confunde em algumas respostas, além de o site estar bem instável o que irrita um bocado!

Já o site que o Anderson me passou por email é beeeem interessante!

No Ai Research você pode conversar com várias personalidades e ensinar várias coisas pra elas! Achei bem divertido! Conversei com o Alan, com o Kevin, com o ICARUSS e com a Daisy. O ICARUSS foi o mais divertido! ;)

Até criei o meu próprio ChatBot, chamado Patricia, mas tá bem difícil de treiná-la. Se alguém quiser ajudar... ;)

Eles têm também uns aplicativos pra iPhone. Baixei o SPELLMAZE (que é free) mas ainda não testei... O iHal é pago... vou dar uma pesquisada melhor pra ver se vale a pena.

De qualquer forma, são coisas bem interessantes e dão uma boooa idéia de em que ponto estamos com relação à Inteligência Artificial.

A não ser que os governos estejam escondendo alguma coisa (que eu não acho difícil, afinal sou super adepta de teorias da conspiração) acho que ainda falta muito pra gente ter problemas no nível Skynet! hehehe.

Fica a dica então dos Chatbots e bom divertimento pros geeks de plantão... Quem sabe conseguem ensinar alguma coisa divertida pros computadores... ;)

Beijocas!

5 Comments


Nosssa! Eu sempre aprendendo aqui no Coisa, sabe que eu nunca imaginei isso!
Bjinhos ;)


Um dos meus temas de monografia seria a "inteligência artificial" como descrito aí. No fim virou um trabalho no segundo ano mesmo...

O interessante desses chatterbots é que você pode treiná-lo para responder perguntas específicas, baseado em palavras-chave.

A Brastemp, há uns anos atrás, tinha desenvolvido um para o serviço ao consumidor. O legal é que, como é meio temático, não tem como fazer perguntas meio genéricas! No caso, seria uma pergunta do tipo: "Qual a melhor lavadora de roupas para uma família de 4 pessoas?", e o chatterbot, baseado nas palavras da pergunta, já tinha a resposta, que o modelo X era o melhor custo X benefício e etc....


No meu TCC eu tinha uma idéia de fazer um fórum que ao vc fazer uma pergunta, ele te dava a resposta imediata. Mas seria algo muito grande para um TCC


Eu lembro de um programinha que meu irmão tinha...Acho que era do mIRC que dava pra vc conversar com o seu pc...Mas era sempre a mesma coisa, ele sempre perguntava a msm coisa e sempre respondia a mesma coisa...rsrs..
=1


É... IA é mesmo um tema interessantíssimo! E eu lembro desse treco do mIRC! hahaha Era ridículo! hahahaha

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.