Google+
18

Meninas que Detonam - Renata Suescun

Posted by Thais Roland on sexta-feira, março 12, 2010 in
Oi, povo! Tá começando hoje a nova série de posts do Coisa de Meninos Nada com meninas que fazem coisas de meninos e DETONAM! :D

A primeira da lista é uma das minhas amigas Renatinha. Ela trabalha com blindagem de carros e.... bom... acho que a entrevista dela já diz tudo...

Antes de ir ao que interessa, gostaria de agradecer demaaaais à minha queria amiga por ter concordado com a entrevista e ter reservado um tempinho dela pra responder minhas perguntas.

Então, sem mais delongas...

A caverinha na mão dela fui eu que desenhei! hehehe

Perfil


Nome: Renata Martins Suescun
Idade: 27 anos
Humor: Normalmente sou alegre e simpática, mas nasci com um botão de nervosismo (de ativação automática), principalmente em situações de má educação, desrespeito, ignorância ou TPM.
Emprego atual: Analista Junior na Carrera (Chevrolet) desde Novembro de 2007
Hobbies: Ouvir música, ler, bebericar e viajar.
Twitter: @renatasue

CMN: Com o que trabalhou antes de entrar no mundo da blindagem?

RS: Considero que trabalho com blindagem praticamente durante toda a minha experiência profissional. Antes disso, trabalhava como secretária numa assessoria empresarial para companhias estrangeiras que se desenvolverem no Brasil (existiria outro nome para essa atividade, porém acredito inconveniente mencioná-lo). Fiquei lá apenas 06 meses quando recebi uma proposta para trabalhar numa fábrica de vidros blindados.

CMN: Como acabou indo trabalhar para a Carrera, no setor de blindagens?

RS: Neste fabricante de vidros conheci a sócia responsável pelo depto de Blindagens da Carrera, a qual era minha cliente, e depois de alguns anos ela me convidou para trabalhar aqui.

CMN: Conta um pouco de como funciona pra blindar um carro…

RS: Blindar um carro é algo artesanal e pouco simples. Explicando de forma prática: Retira-se do veículo todos os ítens acessórios e móveis, peças de revestimento e acabamento, e todos os vidros. São extraídos basicamente: bancos, assoalho, forração de teto e portas, espelho retrovisor interno, revestimento do porta-malas, algumas partes do painel e etc. Na lataria (que chamamos de parte opaca) aplica-se em sua maior parte o tecido de aramida (popularmente conhecido pela marca mais vendida - Kevlar) e em algumas partes, como colunas, maçaneta, aplica-se aço balístico para reforço e eliminação de vulnerabilidade. Coloca-se também uma cinta de aço inox em todos os pneus para permitir que o veículo rode por alguns Km com os pneus murchos, caso tenham recebido tiros; e coloca-se uma sirene e um microfone para permitir que o usuário não saia do veículo para se comunicar com alguém externo a ele. Por fim aplicam-se os vidros blindados, remonta-se todo o revestimento e acabamento interno e aí é só lavar e sair para as pistas.

CMN: Qual o carro mais inusitado que a oficina onde trabalha blindou?

RS: Aqui na Carrera, por termos a bandeira Chevrolet, blindamos basicamente modelos produzidos por esta montadora ou por empresas do grupo GM. Em blindadoras anteriores, o carro mais inusitado que vi blindar foi um Ford kA modelo antigo. Há uma lenda no ramo da blindagem que um dos primeiros blindadores adaptou e blindou (por questões sentimentais) um Fusca. Nunca vi pessoalmente, vi apenas fotos.

CMN: Qual o carro mais caro que já encostou na oficina?

RS: Mercedes série S ou BMW Série7 que quando 0Km custam mais que R$ 500.000,00. Veículos muito mais caros do que estes, como os esportivos, não costumam ser comumente blindados.

CMN: Você sempre gostou de carros ou começou a apreciá-los depois de trabalhar com eles?

RS: Gostava de carros off Road e Jipes, pelo espírito de aventura. Quando comecei a trabalhar com carros passei a valorizar detalhes e modelos que considerava dispensáveis ou finos demais.

CMN: Como é trabalhar com tantos homens? Como fica o ambiente de trabalho? Como eles te tratam?

RS: Trabalhar com homens é geralmente mais fácil do que trabalhar com mulheres. O ambiente de trabalho é tranqüilo e agradável. Eles me tratam geralmente bem, costumo ter problema apenas com os mais velhos e menos esclarecidos, que acham improvável uma mulher entender de veículos e muito menos de blindagem.

CMN: Já sofreu algum tipo de preconceito por ser mulher neste ramo? É comum? Pode contar alguma história interessante?

RS: Sim, é comum o preconceito, pois a maioria dos compradores e usuários são homens, mas as histórias são desagradáveis e repetitivas. Na Carrera a situação é mais engraçada, pois quando algum cliente diz as célebres frases “Posso falar com um superior seu? Tem algum gerente com quem eu possa falar?” e eu o transfiro para minha diretora, se machista ele irá estranhar serem apenas mulheres na administração e atendimento da blindagem.

CMN: Qual é o seu emprego dos sonhos? Que vc imagina que faria feliz e contente todos os dias?

RS: Eu não acho que há algo mais prazeroso na vida do que comer e beber. Acho que seria feliz trabalhando em um estabelecimento meu, servindo comidas e bebidas de qualidade.

18 Comments


adorei a nova série de posts.
Parabéns!
Ânimo novo corrento na veia do CMN


Também adorei a nova série!
Parabéna as meninas que detonam!
Bjinhos ;)


Tenho uma idéia, apesar de não saber o quanto é possivel essa entrevista. Aproveitando a passagem da Fórmula Indy por SP, pq vc não tenta entrevistar a Bia Figueiredo???


Hahahaha!!! eu adoraria, Anderson! Mas acho que meu blog ainda é insignificante demais pra uma proeza dessas. ;)


Manda um email para a assessoria dela. Com um bom texto como argumento e vc enviaando as perguntas é só eles te passarem a resposta. O emai é esse:

imprensa@biaracing.com


Okokok... prontinho... email enviado. :)

Não foi nada difícil pensar nas perguntas pra ela... mas tentei deixar curtinho pra ter mais chances dela respnder. :)

Vamos torcer agora! hehehe

O leitor pede, a Thais executa! ;)


Entrevista com a próxima capa da Playboy rola???


Hahahahhahah.. acho que eu não saberia o que perguntar.. mas se vc mandar as suas dúvidas e curiosidades, eu me proponho a encaminhá-las. heauehauehuahe.. Afinal de contas... Coisa de Meninos Nada, né? heauehuaehuahe


A desse mês foi uma tal de Renata Santos, rainha de bateria da mangueira. Uma pergunta que eu gostaria de saber a resposta dela é: Vc viu a mangueira entrar??


Hahahahahahhaha... bom... sei lá, né.. mas acho que essa até eu consigo responder por ela.. acho que ela não viu pq tava de costas. heauehauehuaheuahe... ;)

Baixariiiiaaaaa!!!!! :D


Mas ela pode não ter visto, mas que deve ter sentido a mangueira entrando isso sentiu!! Não que eu já tenha visto ou sentido, mas com aquele tamanho todo!! A mangueira é enorme!! Não tem como não sentir!!


Hahahahahhahaha!

Jizuis! quanta bobagem! hahahaha

Me divirto com vc, viu, Anderson!


Vamos esperar a próxima capa para saber quais perguntas eu vou fazer!!


nossa....foi bem legal o curso, agora vamos esperar os posts com o que voce aprendeu pra passar pra gente....já com relação à entrevista achei super bacana porque é mais um exemplo de mulheres executando tarefas antes só para homens....muito legal....mas porque não rolou uma foto da menina?


Não tinha rolado fotinho pq ela não tinha me mandado.. hehehe.. mas..... atendendo a pedidos...

A fotinho da Plantinha! :D


Eu falhei em mandar imagem :)

Desculpas aos leitores, mas talvez seja melhor assim, afinal, não sou muito mais fotogênica do que o demonstrado nesta foto!

Gostei da idéia, apesar de ter sido a cobaia.

Pensarei em outras mulheres para você entrevistar!


Vc foi ótima, Plantinha! Amei que a estreia da serie fosse com vc! :)

Por favor! Quanto mais meninas que detonam, melhor! Aceito todas as sugestoes! hehehe

Beijoquinhas

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.