Google+
7

Notebook que não sai de casa

Posted by Thais Roland on quarta-feira, novembro 04, 2009 in ,
Pois é... a onda agora é notebook, definitivamente!

Principalmente entre os profissionais de TI não tem mais porque ter um desktop em casa a não ser que você seja um fanático por jogos de computador e precisa daquela placa de vídeo ultra mega blaster.

Mesmo entre os usuários domésticos, o notebook está, cada vez mais, se tornando a opção na hora da compra.

Mas por quê? Por que comprar um notebook que nem vai sair de casa? E, convenhamos, atualmente, nem o povo de TI tira mais os notebooks de casa...

MOBILIDADE

Mesmo que você só use o computador em casa, ou só no trabalho e não transporte ele pra lugar nenhum, é muito conveniente poder usá-lo em qualquer parte da sua casa ou do seu escritório. Não tá afim de usar o computador no quartinho que você transformou em escritório em casa? Leva ele pra sala, coloca no colo e atualiza o seu blog enquanto assiste TV "Olhos Famintos 2" no TeleCine... ou assiste True Blood deitadinha na cama, enquanto o marido assiste Família Soprano na TV do quarto... ou então, leva o note pra varanda pra fazer o orçamento do mês tomando um ar... (não... eu não tenho uma varanda... ehauehauhe.. queria ter... mas, sim... estou assistindo "Olhos Famintos 2" no Telecine agora... hahaha).

Ainda mais agora, que tá cada vez mais fácil colocar um roteador Wireless em casa e acessar Internet de qualquer lugar... bom... talvez não de qualqueeeeeer lugar, mas de bem mais longe do seu modenzinho do speed.. hahaha

Mas não é só em casa que a gente tá fazendo isso... Na verdade, nem fomos os primeiros... Empresas estão também optando por fornecer notebooks para os colaboradores ao invés de desktops por causa de um monte de vantagens. Principalmente porque o funcionário pode levar o trabalho pra casa agora com mais facilidade do que nunca! hehehe Vai o note, com todos os arquivos locais dele e mais um VPN client pro caso de ele precisar de algum arquivo da rede da empresa... Agora não tem mais desculpa pra não terminar aquele gráfico que falta pra reunião do dia seguinte logo cedo... Rá! ;)

Aí a empresa já otimiza a coisa toda colocando só um monte de baias no escritório onde ninguém tem lugar determinado. Você chega com o seu note, escolhe um lugar vazio e, no máximo, pluga o seu carregador de bateria na tomada e um cabo de rede no ponto disponível. Pronto! Nada de mesas cheias de tralhas, fotos da família, gavetas... tudo limpo e prático.

Isso se você precisar meeeesmo ir pro escritório... Porque com o note, a VPN e tudo mais, fica fácil também de fazer Home Office... Siiiiiiiiiim... trabalhar de casa! O sonho dourado de tantos! :) Agora dá! Pode trabalhar de pijama! Quem não curte? :)

Bom... o X da questão é que mobilidade é bom pra todo mundo... pro funcionário, pra empresa, pro usuário doméstico.... todo mundo ganha e nessa, a venda dos notes vai de vento em popa... Só compra desk ainda quem não sabe que o note sai quase o mesmo preço e traz tantos benefícios a mais!

Ok, ok... vou confessar! Resolvi escrever sobre esse assunto hoje por inveja pura... heuaehauhe... Eu, profissional de TI, vou pro escritório TODOS os dias... (tenho um notebook corporativo também e a Telsinc também trabalha com esse sistema de baias sem lugar marcado) e o meu pai... que trabalha com RH... FAZ HOME OFFICE!!!!

SACOLA!!!!!! EU TAMBÉM QUERO!!!

Mas meu marido tem razão... quem trabalha com TI só se ferra mesmo... a gente só presta pra fazer a vida dos outros melhor... ehauehauehuaheu... Fazer o que? É a vida que eu escolhi, né? ehauehuahe

Mas tá valendo... eu ADORO o que faço... então tudo bem... um dia tento negociar uns dias por semana de Home Office também, mas por enquanto... vou feliz e contente pro escritório. hahaha (pelo menos não carrego o note da empresa pra casa todo dia... decolei um armário pra deixar ele por lá mesmo o tempo todo.. hahaha)

Beijocas povo... até o próximo e não esqueçam de concorrer ao Sabre de Luz do Coisa! A decisão do melhor comentário vai ser na sexta-feira! ;) E... atendendo a pedidos (né, Diogenes), tá aqui uma palhinha... uma fotinho "teaser" do sabre... ;)


7 Comments


Falando sobre home office.... aqui a gente faz isso desde 2005, mas ainda temos a cultura de vir pro escritório..... mesmo 100% ter notebook e poder acessar tudo de casa via VPN, o brasileiro ainda tem um certo "medo" de deixar funcionário trabalhar de casa....

Ainda suspeito que deve ser ex-funcionários que abusavam dessa regalia no começo, que acabaram "queimando", e a regalia foi tirada... ainda bem que são ex! :-P

Se bem que nosso chefe, quando a gente precisa por algum motivo, deixa ficar de casa de boa. O pessoal que mora em Campinas, por exemplo, sextas-feiras que emendam com feriado na segunda (igual esse que passou), todos ficaram de casa. Só eu com uns 3 caras estavam aqui no prédio....


Eu sempre tive liberdade para trabalhar em casa, e já cheguei a não ter escritório por dois anos - com expediente 100% em casa ou no cliente. Hoje tenho escritório e raramente trabalho em casa. Acho que o conforto logo vira um inferno, porque o trabalho acaba invadindo de vez a sua vida particular. Com internet móvel, e-mail substituindo muitos telefonemas, celular assumindo de vez o cargo de telefone principal, blackberry, iphone e cia, o trabalho te acha até no banheiro! Hoje, estou convicto de que lugar de trabalhar é no escritório, como única forma de proteger o sossego do lar. Eu chego em casa, e no máximo às 20:00 desligo o celular. Em casa eu trabalhava muito mais horas por dia, simplesmente porque não estava com vontade de ir para casa! Nesse ritmo, em seis meses você está destruído! Como diz o meu ídolo, Xerife Ed Tom Bell, "A idade simplifica o homem!". Trabalho é no escritório e descanso é em casa! Quanto aos notebooks... bem, eu os uso como máquina principal e pessoal há simplesmente 15 anos, quando qualquer Patriot da vida custava U$ 5 mil! Hoje com os preços tão mais baixos e as máquinas tão melhores não dá para pensar em outra coisa. Acho que notebook virou celular. Cada pessoa tem o seu. E a tendência é tê-los vendidos em lojas de celular, com os chips 3G integrados. Maravilha!


Mas tem que ter alguns cuidados com o note. Quanto a segurança, não vai me andar na rua com uma malinha escrito Itautec!! E fazer backup sempre, pq o hd do note é sensivel e qualquer queda seu HD vai para o beleléu!!! Estou correto Profª Thais??


Só não fazer igual a Thais que tá tudo certo. Andar com um Cisco 2600 em baixo do braço, a mochila com o desenho da maçã e para ajudar, no ziper da mochila tem dois pen-drives pendurados.

Obs1.: Ela faz isso no metro ...

Obs2.: Tudo que falei é mentira :P Mas eu já ví isso sem o Cisco hehe.

Obs3.: Comprei recentemente um PC, Torre, 3 Baias, 100% Off-board. Advinha para que ?

DINAMIPS + PEMU + Virtualização eeeeee Vários Jogos :D:D:D:D:D

O Notebook é uma ótima pedida, mas sem dúvida, ainda deixa a desejar em alguns pontos, a maioria dos usuários ficariam extremamente satisfeitos com um notebook, devido a todos os aspectos citados no tópico. Mas para pessoas com um pouco mais de interesse em Jogos, Emuladores, virtualização (eu sei que os notes aguentam e tudo mais :D) e por ai vai, sem dúvida o PC ainda trás suas facilidades, tais como, adicionar um novo disco, colocar mais memória, fazer um upgrade, trocar um placa de video por uma mais potente. Em fim, na minha opinião, o PC ainda é melhor opção para "funcionalidades" que fogem do dia a dia.


Bom... algumas observações:

- Sim... quem faz home office trabalha mais, mas aproveita muito melhor o dia.. O que o Flávio disse é verdade, mas é pura questão de disciplina. Vc tbm pode parar de trabalhar às 18h em casa.. é só desligar tudo e pronto. É como estudar sozinho.. só consegue quem tem a disciplina pra isso... Eu conseguiria fazer fácil. ;)

- Quanto à segurança que o Anderson e o Victor comentaram... bem... é só ter cuidado... atualmente os meus notes, particular e da empresa, ficam, respectivamente, em casa e na empresa quase o tempo todo... mas eu trabalho no Paraíso e moro em Santana, o percurso é bem seguro e quando preciso transportá-los é bem tranquilo, mesmo eu usando uma mochila da Targus.. hahaha... De qualquer forma, esse é o preço por querer ter coisas... se vc não tem um celular, ele nunca vai ser roubado de vc, mas vc nunca vai fazer as coisas que vc tem vontade de fazer nele... enfim... causa e efeito... muito natural... Eu prefiro ter do que nao ter só por medo de perder...

- Com relação ao comentário do Victor.. bem... acho que a única justificativa ainda pra torre são os jogos mesmo, porque pra virtualização e pra emulação de equipamentos cisco os notes têm todos os recursos necessários.. hehehe ;)


apesar de ser um pouco antigo tenho que fazer algumas observações com relação ao desktop / notebook.

Performance: O desktop é muito mais veloz que o note. Mesmo que não seja para jogos.

Manutenção / Upgrade: O desktop tem nos dias de hoje praticamente custo zero com relação a manutenção; fora a facilidade de upgrade... Ja o notebook ainda tem uma manutenção cara.

bateria: Na minha opinião o maior vilão do notebook. São caras; não duram muito; degradam a performance do equipamento; Apresentam defeito com facilidade; em alguns casos são até perigosas...

Eu tenho um notebook, porem ainda tenho tambem o meu desktop; e digo mais: vou ficar com ele (desktop) ainda por muito e muito tempo.


Olá, Sr. Anônimo,

Eu concordo com vc em partes... com toda a certeza, Desktops podem ser muito mais rápidos do que os notebooks e a manutenção é realmente mais barata.

Mas...

Com relação ao desempenho, dificilmente vai acontecer alguma coisa que vai fazer os notes superarem os Desks, já com relação à manutenção... bem... notebooks quase nunca apresentam problemas se usados corretamente. Este MacBook que estou usando pra te responder neste exato momento é o nosso quinto notebook em casa os únicos que apresentaram problema aconteceu por erro nosso.

Tivemos dois HPs que superaqueceram e queimaram. Mas isso só pq compramos equipamentos que a HP nem vende no Brasil. Eles não foram feitos pro nosso clima e a gente usava aqui mesmo assim.. ou seja, deram problema por causa de mau uso.

Isso sem contar os DELLs que são valentes toda vida! Já vi técnico usando notebooks da DELL como se fossem cadernos, jogando pra lá e pra cá e o bicho aguentando firme e forte...

Então, se o problema é fragilidade, não concordo não.

Mas é aquela coisa, né... eu já me adaptei completamente aos notes, nem uso mais mouse e essas coisas. Não sinto mais falta, mas muita gente ainda prefere o Desktop mesmo. Eu entendo bem o seu ponto de vista e achei muito legal os seus comentários.

Só exagerou um pouco chamando as baterias de perigosas.. hehehe.. a gente sabe que elas podem pegar fogo, explodir e talz, mas eu nunca vi acontecer.. hehehe.. Se vc viu, por favor! Conte a história que eu coloco aqui no blog! Vai ser muito legal!

Obrigada pela visita e pelo comentário e seja sempre muito bem vindo! :)

Bjs

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.