Google+
2

Teletransporte

Posted by Thais Roland on terça-feira, junho 16, 2009 in ,
Aproveitando a minha onda de coisas antigas e o meu brinquedo novo (uma miniatura do Spock que comprei junto com o meu lanche do Burger King)...

Gostaria de, em primeiro lugar, pedir desculpas para as pessoas com as quais eu já conversei sobre teletransporte, pois passei uma informação errada... A IBM nunca conseguiu descontruir um cubo e reconstruir meio cubo do outro lado... Eu sei que li isso num artigo, há muitos anos, mas agora, pesquisando melhor sobre o assunto, descobri que aquele era um texto apenas especulando sobre algumas possibilidades...

Bem... agora sim, posso começar a falar sobre a coisa toda.

Teletransportar alguma coisa significa desmaterializar essa coisa, enviar as configurações atômicas dessa coisa para outro ponto e reconstruir a coisa com estas informações.

A gente já viu acontecer... bom... pelo menos com a ajuda de efeitos especiais... :)

Mas o assunto é sério. É estudado há muitos anos e a IBM é mesmo pioneira neste tipo de pesquisa. A equipe da IBM é liderada pelo físico Charles Bennett, que provou teoricamente a possibilidade do teletransporte quântico, desde que o objeto original teletransportado fosse destruido.

Em 1998, alguns físicos do California Institute of Technology e mais dois grupos europeus, testaram a pesquisa da IBM e teletransportaram com sucesso um fóton (uma partícula de energia que carrega luz). O grupo Caltech conseguiu ler a estrutura atômica de um fóton e enviou esta informação em 1 m de cabo coaxial para criar uma réplica deste fóton. Como previsto, o fóton original não existia mais depois que a réplica foi feita.

Para os curiosos, o HowStuffWorks tem mais detalhes sobre a parte técnica e física do processo neste link.

De qualquer forma, é muito legal pensar que a gente está relativamente perto de alcançar uma solução para o problema do teletransporte. O fato de o objeto original ser destruido no processo desagrada muitos. Tem gente que fica apreensiva com a idéia de "deixar de ser" de um lado e "voltar a ser" do outro... Eu não me importo... Adoraria testar um treco desses! Só não gostaria de virar uma mosca... <:-(

Beijos!

2 Comments


Pelo que entendi, o que esse grupo de pesquisa faz é captar as caracteristicas atômicas, destruir o objeto e reconstrui-lo em outro local, correto??


Hum... sendo bem genérico... sim...
O que acontece, na prática, é que eles usam o princípio de entrelaçamento. Os caras usam 3 fótons (pelo menos). Um para ser teletransportado mesmo, outro para fazer o teletransporte e mais um entrelaçado com o que vai fazer o teletransporte. Isso para não correr o risco de o primeiro fóton colidir e perder as características. Desse jeito........ vixe maria... não posso torturar os outros leitores com coisas de ciência pesadas assim.. hehehe.. dá uma olhadinha no site do link do post... lá eles continuam a explicação... :)

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.