Google+
3

Inspeção veicular

Posted by Thais Roland on sexta-feira, abril 03, 2009 in
Opa... tô de volta... Desculpem pelo período de limbo, mas a vida de trabalhador assalariado não é fácil... sobra pouco tempo pra blogar... ;)

Para os moradores da nossa querida Sampa... aí vão algumas dicas para passar tranquilo pela inspeção veicular e conseguir a sua graninha de volta.

Fumaça!

Fumaça saindo do escapamento do seu carro é normal... não é normal você conseguir ver a fumaça... Se você consegue, então alguma coisa está errada.

Fumaça preta significa que uma parte do combustível do seu carro está queimando no escapamento (e não deveria...). Isso acontece porque seu carro está com problemas de regulagem nos bicos de injeção de combustível (ou no carburador... mas se seu carro tiver carburador você não precisa passar ele na inspeção... não é ótimo? se seu carro é novo, precisa mandar pra inspeção, se ele for pré-histórico, não...).


Bom... se a fumaça for azul... significa que seu carro está queimando óleo indevidamente. Também não é bacana e você precisa resolver o problema antes de passar pela inspeção. Na verdade, queimar óleo desse jeito é um problema um pouquinho mais sério e mais chato de resolver. Vai precisar de uma manutenção mais bem feita, pois nesse caso, geralmente o problema está nos anéis dos pistões ou nas paredes dos cilindros que não são peças assim tão simples de serem substituidas (aqui no Coisa tem um post sobre cilindros e pistões com uma fotinho mostrando onde eles ficam dentro do motor... sei lá qual é... depois vocês procuram aí no histórico...).


E... se a fumaça que sai do seu escapamento é branca também é problema... Mais uma vez, a fumaça que sai deve ser imperceptível... se você vê, mesmo que seja branca, é ruim... Fumaça branca significa que você está com problemas no sistema de refrigeração do carro. Geralmente, quando sai fumaça branca é porque tem fluido refrigerante escapando que pode estar entrando no reservatório de combustível. Isso significa: Oficina!!! :)


Só pra terminar... não vai ajudar muito só olhar pelo retrovisor pra ver se consegue enxergar fumaça, ok? Não se esqueçam das aulas de física, please! Pra verificar o problema o mais ideal é você pedir pra alguém ficar atrás do carro na hora que você liga ele e observar. Quando ligamos o carro, geralmente é o melhor instante para observar a fumaça que sai do escapamento.

É isso aí... se seu carro não estiver parecendo uma chaminé já vai passar em pelo menos um dos testes da inspeção veicular... ;)

Até a próxima, povo!

3 Comments


hello...voce está de volta ...legal
...porem esse assunto não me afeta...boa sorte pra voce...


Tenho um ford KA 99, saio poucas vezes com ele e em espaços curtos, quando o carro está em movimento nunca percebi nenhuma fumaça, mas hoje com o carro estacionado acelerei forte e fiquei triste com o que vi - muita fumaça acinzentada clara -, tenho que fazer inspeção no próximo mês, tem alguma dica do que pode ser ou o como devo proceder?


Oi, Silvana!

A melhor coisa é passar o carro por uma revisão antes de ir pra inspeção. Principalmente se ele tá apresentando problemas.

O mais indicado é levar na própria Ford, mas se você quiser dar só uma olhadinha no que está acontecendo, qq oficina serve. Até alguns postos de gasolina podem dar uma olhadinha pra você.

Mas não deixe de verificar. Não é só pela inspeção! É pela sua segurança tbm!

Bjo bjo

Copyright © 2009 Coisa de Meninos Nada All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.